Qual é o significado da palavra metecos?

Perguntado por: Mara Ângela Andrade de Barros  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

me·te·co |é|
1. Nome dado em Atenas aos estrangeiros que haviam fixado residência nesta cidade. 2. [Por extensão] Estrangeiro domiciliado num país.

Qual a origem dos metecos?

Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. ... Tinham também de pagar uma taxa (imposto de residência) para viverem em Atenas, como também tinham de pagar para poder trabalhar. Também cumpriam serviço militar tal como os cidadãos e eram considerados homens livres.

Quais os direitos e deveres dos metecos?

a) A cidadania era exercida por homens livres, descendentes de cidadãos, e que tivessem alcançado a maioridade. b) Cabia aos metecos o dever de cumprir as leis e de pagar os tributos. Entre seus direitos, destacava-se exercer atividades ligadas ao comércio e ao artesanato.

Qual o nome dos estrangeiros em Atenas?

Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era a) fratrias.

O que significa eu mereço?

Ser digno ou passível de alguma coisa. Apresentar as condições requeridas para alcançar uma coisa.

Significado da palavra Mito

24 questões relacionadas encontradas

O que eu Mereco em um relacionamento?

Então, a resposta mais simples, direta, justa e óbvia para essa pergunta, seria: "Eu mereço um amor com a mesma qualidade, maturidade, intensidade, comprometimento e disponibilidade que o amor que tenho a oferecer". Isso, sim, seria um relacionamento que vale a pena ser vivido!

Como se escreve eu Mereco?

Conjugação do verbo merecer
  1. Presente do indicativo: eu mereço.
  2. Presente do subjuntivo: que eu mereça, que tu mereças, que ele mereça, que nós mereçamos, que vós mereçais, que eles mereçam.
  3. Imperativo: mereça ele, mereçamos nós, mereçam eles.

Como eram chamados os estrangeiros na Grécia Antiga?

Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. ... Depois de 330 anos a.C., um dialeto comum chamado coiné desenvolveu-se a partir do primitivo dialeto falado em Atenas. Vários invasores penetraram na Grécia Antiga, mudando a língua e os costumes gregos. Na Grécia, a pobreza é sempre uma hóspede; (Heródoto).

Qual era o nome dado aos estrangeiros na Grécia Antiga?

Apenas os homens livres nascidos em Atenas eram considerados cidadãos. Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos e os estrangeiros, chamados de metecos.

O que significa a palavra polis?

Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.

Qual é a diferença entre Esparciatas e metecos?

Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. ... Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos.

Quem eram os cidadãos metecos e escravos?

Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos. Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam. ... Os escravos, na sociedade ateniense, constituíam a terceira camada social.

O que eram os Georgóis?

Georgóis: pequenos proprietários, também livres e considerados cidadãos; Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; ... Não possuíam direito à participação política.

Quem eram os metecos na Grécia?

Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. ... Os metecos estavam excluídos dos direitos políticos, não sendo considerados cidadãos, e estavam proibidos de casarem com mulheres atenienses.

O que é metecos na Grécia Antiga?

Os metecos, conforme eram conhecidos os estrangeiros, atingiram no século V a. C. o número de 20 000 em Atenas e não possuíam os mesmos direitos que eram inerentes aos cidadãos.

Qual a origem dos hilotas?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται, "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Qual era a função da Acrópole?

Era um complexo arquitetônico que, por mil anos, serviu como fortificação militar, centro político e santuário religioso em Atenas.

O que é Theta?

THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS: comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.

Como eram chamados os estrangeiros que não podiam participar das decisões políticas da polis?

Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio.

O que são os hilotas?

Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.

Como eram chamados os indivíduos que tinham terra própria e eram livres?

A sociedade ateniense era dominada pelos eupátridas, que eram grandes proprietários de terras. Contudo, o poder dos eupátridas era constantemente desafiado pelas camadas menos favorecidas e pelos comerciantes, que exigiam maior igualdade de direitos.

Quem era o demos e os eupátridas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".

Qual é a diferença entre poço e posso?

Enquanto posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder — no presente do indicativo —, poço é o substantivo que se refere a um buraco no chão. E como dos poços eu posso extrair algo é comum fazer frases com as duas palavras: Ex: Eu posso cavar um poço na minha fazenda.

Porque eu mereço frases?

Eu mereço o melhor e aceito o melhor! Pode até soar meio arrogante, mas tenho plena certeza de que mereço o melhor que a vida tem a oferecer. E, mais importante que merecer, eu aceito o melhor que vier até mim, pois além de aprender a ser melhor eu também mereço ser feliz!

Como se escreve merece no plural?

Merecem - Dicio, Dicionário Online de Português.

Artigo anterior
O que é um bolsista de iniciação científica?
Artigo seguinte
Quem está em liberdade condicional pode viajar?