Qual é o radical do menino?

Perguntado por: Daniel Álvaro Antunes Mota  |  Última atualização: 29. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

menino: menina, meninice, menininho – O radical é menin. 2) Vogal Temática: A- Nos verbos, são as vogais A, E e I, presentes à terminação verbal.

Qual é o radical de menino?

Resposta verificada por especialistas. O radical da palavra "meninos" é menin-.

Como saber qual é o radical de uma palavra?

O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.

Qual é o radical da palavra planeta?

O radical da palavra planeta (πλανήτης) vem do grego e significa grosso modo “viajante”. Um planeta é um corpo celeste que viaja, mas dentro de um padrão: se movimenta de acordo com um sistema de corpos celestes em harmonia, em formato esférico.

Qual é o radical da palavra amor?

A palavra amor apresenta o radical “am-” e, como verbo infinitivo, é reconhecida como amar. Para encontrar a vogal temática, retiramos o -r de amar e encontra-se que o tema é: ama = radical “am” + vogal temática “a”.

Kick Buttowski: Click ´n´ Clipe - Confusão na Piscina

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o radical de casa?

O radical da palavra "casa" é "cas".

Qual é o radical da palavra podemos?

A palavra "podemos" vem do verbo "poder". Radical: O radical é a parte da palavra que contém o significado básico e que se mantém quando conjugamos o verbo em diferentes tempos, modos ou pessoas. No caso do verbo "poder", o radical é "pod-".

O que quer dizer a palavra radical?

1 Relativo ou pertencente à raiz. 2 Que parte ou provém da raiz. 3 Relativo à base, ao fundamento, à origem de qualquer coisa; básico, fundamental: A característica radical daquela cidade era ser rural. 4 Que é tão completo quanto possível: Fez um tratamento radical contra a doença.

Qual é o radical de mesa?

Exemplo 3: Na palavra MESA, a letra A não é desinência nominal, já que a palavra MESA não tem a sua versão masculina (não existe “MESO”). A vogal A é apenas uma vogal que se junta ao radical MES. Portanto, a vogal A é uma vogal temática (como visto no artigo anterior).

Qual é o radical de sorrir?

Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.

Qual o radical de linda?

Exemplo 2: O radical de LINDA é LIND, assim como em LINDÍSSIMA e LINDO.

Qual é o radical de casarão?

O radical das palavras casinha, casarão, casota, caseiro é [cas].

Qual é o prefixo de feliz?

Palavra inicial: feliz. Prefixo: in. Radical: feliz. Sufixo: mente.

Qual é o radical da palavra medo?

no caso medo, deriva-se a palavra medroso. amedrontado, medonho.. todas conservam o radical med, so mudam o prefixo ou sufixo. o mesmo para palavra sofrem, palavras derivadas como sofrimento, sofrer, sofro, sofreu, vão conservar o radical sofr..

Qual é o radical de floricultura?

Resposta verificada por especialistas

Radical é o morfema básico, ou seja, a parte da palavra da qual as outras se derivam. Sabendo disso, já podemos resolver o exercício: a) Flor = flor, uma vez que a palavra é irredutível. b) Floricultura = flor.

Qual é o radical da palavra tristeza?

Resposta. O radical da palavra triste é "trist".

Qual é o radical da palavra natureza?

«natura + -eza; contra os substantivos portugueses em -eza (radical adjetival + -eza, tipo beleza, certeza, firmeza, pobreza, riqueza, tristeza etc.), natureza tem formação não canônica, tal como o português naturança "o mesmo que natura ou naturalidade em Mosteiro", segundo Morais Silva, já que não se pode presumir ...

Qual é o radical de dentista?

faz assim, você pega uma palavra da mesma família (dente, dentadura, dentista) e o radical vai ser as partes da palavra que sempre se repete, que não muda (dent, dent, dent).

Qual o radical de alterou?

a) O radical de cada verbo é: "alter-", "passa-" e "represent-"

Artigo anterior
O que os filósofos sofistas afirmavam acerca dos valores morais?
Artigo seguinte
Por que nem todas as soluções são padrão?