Qual é o principal objeto da hermenêutica jurídica?

Perguntado por: Jéssica Teresa Gonçalves Marques  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Carlos Maximiliano, na introdução ao seu magnífico Hermenêutica e Aplicação do Direito, doutrina, de início: “A hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis do direito, para determinar o sentido e o alcance das expressões de direito”1.

Qual o objetivo da hermenêutica jurídica?

Dito isto, a hermenêutica jurídica é o ramo que se ocupa com a interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal. Utilizando-se de diversas técnicas, o jurista coteja elementos textuais e extratextuais para chegar a uma conclusão.

Qual é o objetivo da hermenêutica?

A hermenêutica é uma palavra de origem grega que significa arte ou técnica de interpretar, esclarecer, revelar o sentido dos livros e textos sagrados.

Qual é o princípio da hermenêutica?

A hermenêutica é a ciência que, abstratamente, apresenta à ação interpretativa os métodos e processos que devem ser observados pelo intérprete. A interpretação, assim, opera-se no caso concreto, conferindo ao sujeito a tarefa de extrair o real alcance, o significado da norma jurídica.

Quais são os elementos da hermenêutica jurídica?

As regras para o uso da hermenêutica podem ser divididas em três: a lei, a jurisprudência e a ciência jurídica, que nada mais é que a expressão doutrinária das normas.

Introdução à Hermenêutica Jurídica - Objeto de Estudo

41 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

O que é hermenêutica jurídica exemplos?

A Hermenêutica Jurídica passou a ser importante quando o Direito passou a ser escrito. Que leva em consideração todo o sistema das normas. Exemplo: A Lei da Licença Maternidade pode ser aplicada para adoção, para o homem… Preconceito, opinião formada por cada pessoa baseada em seu convívio social, estilo de vida, etc.

Quais são os tipos de hermenêutica?

Porém, apesar da visão clássica exposta acima, existem também outros tipos de estudo da interpretação, tais quais a Hermenêutica Analítica, a Hermenêutica Filosófica e a Hermenêutica do Desejo.

Quais são os 4 principais métodos interpretativos utilizados na hermenêutica?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico.

Quais são as técnicas de hermenêutica?

Os métodos tradicionais de hermenêutica jurídica (Escola de Exegese de Savigny – método gramatical/literal, sistemático, teleológico e histórico) seriam perfeitamente aplicáveis às normas constitucionais. Sendo assim, a Constituição poderia ser interpretada pelos mesmos métodos utilizados na interpretação de leis.

O que é interpretação hermenêutica jurídica?

A Hermenêutica Jurídica seria "a teoria científica da arte de interpretar, aplicar e integrar o direito". Interpretar é fixar o sentido e o alcance de uma norma jurídica, ou seja, revelar seu conteúdo e alcance.

Quais são os tipos de interpretação jurídica?

A classificação da interpretação jurídica se dá de acordo com o seu intérprete: existe a interpretação autêntica, a judicial e a doutrinária (pode-se falar também de interpretação administrativa, feita pelo Poder Executivo).

Qual a importância da hermenêutica jurídica para o direito?

A utilização da hermenêutica é instrumento fundamental em toda análise jurídica, principalmente por ser ela oriunda das ciências sociais. O direito tem como elemento central a linguagem. E a linguagem tem como elemento central a argumentação.

Quais as características da hermenêutica jurídica?

A hermenêutica jurídica é baseada na argumentação e pode ser considerada um sistema humanístico de pesquisa. O advogado, utilizando o círculo hermenêutico, compara elementos que estão contidos no texto e elementos extratextuais para chegar a um entendimento completo da questão.

Qual a origem da hermenêutica jurídica?

Segundo alguns estudiosos, sua origem está no nome do deus da mitologia grega Hermes, a quem era atribuído o dom de interpretar a linguagem dos deuses. A hermenêutica teve sua origem na teologia pagã, depois migrou para a teologia cristã, de onde transferiu-se para a filosofia e só depois para o direito.

O que a hermenêutica busca interpretar?

A hermenêutica é filosofia, ou, em sentido reduzido, ciência, enquanto a interpretação é técnica, que se vale das regras que a primeira elabora. A hermenêutica vai muito mais fundo, no seu papel de buscar soluções para os contraditórios, para os opostos, que se erguem sobre o mesmo arquétipo.

Quais são as três fases da hermenêutica?

Essa proposta teórico-metodológica de Thompson (1995) se apresenta sob a forma de três fases ou dimensões, denominadas de análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação.

Qual é o método mais importante de interpretação jurídica?

Interpretação teleológica: podemos dizer que esse é o instrumento interpretativo mais prestigiado pelos tribunais brasileiros na atualidade. Esse método dá relevante valor à finalidade, ao objetivo que a norma tem.

Quais os métodos de interpretação da hermenêutica jurídica?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico. As técnicas de interpretação jurídica são: Analogia, Costume, Princípios Gerais do Direito e a Equidade.

Qual a diferença entre interpretação e hermenêutica?

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

Hermenêutica tem por objetivo a interpretação das mensagens contidas nos símbolos, sejam linguísticos, sejam pictóricos (como as placas de trânsito), mas ela não é a interpretação. A hermenêutica é o processo pelo qual a interpretação vem a acontecer.

Quem é o pai da hermenêutica?

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher, o chamado "pai da hermenêutica moderna", conviveu muito proximamente com os membros do grupo de Jena, principalmente com Friedrich Schlegel, em defesa do qual saiu quando das acusações de obscenidade feitas ao autor de Lucinde (1799), o romance-ensaio de Schlegel.

Quais são os 4 métodos clássicos de interpretação para a hermenêutica jurídica?

Pretende-se demonstrar neste trabalho que os tradicionais métodos de interpretação jurídica (literal, sistemático, histórico e teleológico) continuam sendo imprescindíveis pontos de referência na aplicação diária do Direito (Civil, Penal, Administrativo etc.), inclusive o Constitucional.

Quem deve interpretar a lei?

O magistrado faz atuar a lei, aplicando-a ao caso concreto trazido pelas partes, exercendo a jurisdição. Aplica, portanto, o conjunto de regras e normas positivadas.

O que é visão hermenêutica?

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. Quem pratica a hermenêutica é chamado de hermeneuta.

Artigo anterior
Quanto tempo apos cesarea pode engravidar?
Artigo seguinte
Qual é o conceito da sociedade?