Qual é o principal objetivo do mercado de derivativos?

Perguntado por: Mauro Vieira Mota  |  Última atualização: 10. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Tem como objetivo proteger o valor de uma posição ativa (carteira de investimentos) ou de uma posição passiva (dívidas) contra possíveis variações futuras de um determinado ativo ou passivo.

Quais as principais características dos derivativos?

Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor depende do valor de outro ativo, conhecido como ativo subjacente. Eles são utilizados para ajudar a gerenciar o risco financeiro ou para especular sobre as mudanças no preço do ativo subjacente.

Qual o conceito de derivativos?

O nome já indica: derivativos são um instrumento financeiro que tem o preço “derivado” do preço de um ativo, de uma taxa de referência ou até de um índice de mercado. Existem derivativos de ativos físicos, como soja, café ou outro, mas também de ativos financeiros, como ações, taxas de juros ou moedas.

Por que os investidores procuram os derivativos?

Proteção contra a volatilidade do mercado

Por isso, é possível procurar produtos no mercado de derivativos que o ajudarão a se proteger contra uma redução no preço das ações que você possui. Além disso, você pode comprar produtos para se proteger contra o aumento de preço no caso de ações que planeja comprar.

São segmentos do mercado de derivativos?

O mercado de derivativos é segmentado em: mercado a termo, mercado futuro, mercado de opções e mercado de swaps. Cada um desses possui regramento e funcionamento próprios.

VAI FAZER MUITOS MILIONÁRIOS ESSE TOKEN TOKENIZAÇÃO #rwa

27 questões relacionadas encontradas

O que é o mercado de derivativos?

Os derivativos são ativos cujos valores dependem de outros tipos de ativos, como as commodities , por exemplo. Neste caso, o valor dos contratos de boi gordo, um exemplo de commodity, deriva do valor do boi gordo negociado à vista. Os derivativos são negociados na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Quais são os 4 tipos de mercados derivativos?

Tipos de derivativos. Ao todo, existem quatro tipos de derivativos: o mercado futuro, mercado a termo, mercado de opções e swaps.

Quais são os investimentos derivativos?

Como o próprio nome diz, os derivativos são produtos de investimento que derivam de outros ativos – sejam eles físicos, como café e soja, por exemplo, ou financeiros, como dólar, índices e ações. O valor final de uma operação com esses produtos vai, então, derivar do valor do produto original.

Quais os riscos dos derivativos?

A operação com derivativos incorre, também, no risco de distorção do preço entre o derivativo e seu ativo objeto, o que pode ocasionar aumento da volatilidade da carteira, limitar as possibilidades de retornos adicionais nas operações, frustrar os efeitos pretendidos, bem como provocar perdas ao investidor.

Quais fundos podem aplicar no mercado de derivativos?

Somente os fundos alavancados podem aplicar em derivativos.

Quem emite derivativos?

No Brasil, os derivativos são negociados por meio da bolsa de valores brasileira e funcionam sob a tutela de contratos padronizados.

Quem fiscaliza os derivativos?

Missão da CVM

Desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

Como operar em derivativos?

Como investir no mercado de derivativos?
  1. Abrir uma conta em corretora de valores;
  2. Transferir valores da sua conta bancária para a conta de investimentos através de uma TED de mesma titularidade;
  3. Acessar o home broker, analisar os ativos e começar a operar;

Quando surgiu o mercado de derivativos?

Desde 1992, quando surgiram as primeiras operações, o mercado brasileiro experimentou um enorme crescimento nas operações de derivativos de balcão, especialmente de swaps, que, conforme mencionado antes, são trocas de fluxos de caixa e de opções flexíveis (com mais de um exercício).

O que é mercado de futuros e derivativos?

O que é mercado futuro e como funciona? Mercado futuro engloba contratos derivativos, que usam o preço atual como base para uma liquidação futura. Mercado futuro é um tipo de derivativo que negocia contratos para liquidação em data futura, com base no preço presente.

Qual é o principal uso que empresas não financeiras podem fazer de derivativos?

Fundamentalmente, acredita-se que, de acordo com as práticas prescritas pela teoria, e seguindo os padrões obser- vados internacionalmente, o principal propósito dos gestores brasileiros de empresas não-financeiras, ao usar derivativos, é gerenciar riscos e não fazer especulação.

O que é hedge de derivativos?

Podemos usar os termos “derivativos” e “hedge” como sinônimos? Os derivativos servem para fazer hedge (proteção), mas servem também para especular. Então, nem todo derivativo consiste em um hedge. Por outro lado, é possível fazer hedge sem o uso de derivativos, com os chamados hedges naturais.

O que é derivativos swap?

Os Swaps são instrumentos financeiros derivativos que permitem a troca de fluxos de caixa em relação a índices pré-determinados. Em outras palavras, as partes acordam em trocar fluxos de caixa futuros no decorrer de um período pré acordado em contrato.

São exemplos de derivativos?

Os tipos de derivativos mais comuns são:
  • Mercado de opções;
  • Mercado a termo;
  • Mercado futuro;
  • Swaps.

Quem regula o mercado de derivativos?

Na última quinta-feira (20), o Banco Central publicou a nova regra para participação em derivativos de crédito no Brasil. A Resolução CMN 5.070 chega 21 anos depois do último marco regulatório (Resolução 2.933) para esse tipo de contrato.

Como contabilizar um derivativo?

Todos os derivativos devem ser reportados no balanço patrimonial. Os instrumentos derivativos devem ser mensurados inicialmente pelo seu custo, que corresponde ao fair value no momento inicial. Todos os ativos financeiros devem ser mensurados pelo fair value subseqüentemente ao seu reconhecimento inicial.

Quem são os participantes do mercado de derivativos?

Existem 3 participantes no Mercado de Derivativos: Hedger; Especulador; Arbitrador.

Como funciona o swap?

Swap de taxas de juros

Basicamente, é um contrato em que as partes trocam a variação de um determinado juro, sendo que uma parte assumirá o resultado da taxa pré-fixada, enquanto a outra assumirá o resultado desse mesmo juro exposto a uma variação pós-fixada.

O que é uma operação de hedge?

Hedge em ações

Para o investimento em ações, a estratégia de hedge é a forma de proteger seu dinheiro e evitar que um possível movimento negativo do mercado afete totalmente seus rendimentos. Por isso é tão importante manter o foco e realizar investimentos dentro de um planejamento que se encaixe aos seus objetivos.

Quem controla o mercado financeiro?

CVM. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 1976 com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Ou seja, a entidade é responsável por criar regras para o funcionamento do mercado e fiscalizar seu funcionamento.

Artigo anterior
Como ler uma trena em MM?
Artigo seguinte
Como se dirigir ao juiz na petição?