Qual é o principal combustível utilizado no alto forno no Brasil?

Perguntado por: João Rui Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO).

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de ferro-gusa?

Os combustíveis são muito importantes na fabricação do ferro- gusa, pois precisam ter um alto poder calorífico. Isso quer dizer que têm de gerar muito calor e não podem contaminar o metal obtido. Dois tipos de combustíveis são usados: o carvão vegetal e o carvão mineral.

Quais são as matérias primas do alto forno?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Qual é a função do calcário no alto forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

Petrobras reajusta preço da gasolina em 18% | NOVO DIA

34 questões relacionadas encontradas

Qual a função do calcário no processo de redução do minério de ferro?

O calcário atua como fundente, ou seja, reage pela sua natureza básicacom as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão (geralmente de natureza ácida) diminuindo seu ponto de fusão e formando a escória, que é um sub-produto, por assim dizer, do processo clássico do alto-forno.

Quais os produtos finais do alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

Quais os insumos para o alto forno o que acontece no interior do alto forno qual o produto?

O alto forno

Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Qual a função do carvão coque no alto forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Qual a temperatura de queima do coque no alto forno?

Nesta região ocorre a destilação do carvão que assim se transforma em coque. Forma-se um gradiente de temperaturas entre a parede e o centro da câmara de combustão, variando entre 500 e 550ºC. O tempo de coqueificação varia de 15 a 20 horas, pois a frente de coqueificação se desloca lentamente.

Quais são as matérias-primas carregadas no alto forno e como se dá posicionamento desta carga?

Para isso, o alto-forno utiliza como matérias-primas básicas a carga metálica (sínter, pelotas e minério granulado) e o combustível sólido (coque ou carvão vegetal), além de fundentes e injeções auxiliares de gás natural e carvão pulverizado (MOURÃO, 2007).

Qual é o combustível do alto forno?

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO). A câmara de combustão tem grande altura e diâmetro, para evitar o impacto da chama no domo e para alargar mais a chama.

Qual a matéria prima do minério de ferro?

O ferro pode ser obtido por pelo menos duas rotas, (i) a partir do minério de ferro e (ii) a partir da reciclagem de sucatas ferrosas. (i) O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da matéria prima para obtenção do ferro, ou seja, minério de ferro.

Como é feito o ferro gusa?

A obtenção de ferro gusa geralmente ocorre no chamado alto forno, embora um material quimicamente semelhante, porém com aspecto esponjoso possa ser obtido pelo processo de redução direta, e depois utilizado de modo semelhante ao ferro gusa sólido obtido no alto forno.

Qual a matéria-prima melhor para o alto forno carvão vegetal ou coque?

Devido ao fato da menor temperatura da zona de reserva térmica e do tempo de residência do minério nesta zona (nas mesmas condições) ser inferior, a alto-forno a carvão vegetal exige que o minério seja mais redutível do que para alto-forno a coque.

Quais são os principais produtos siderúrgicos derivados do minério de ferro?

Por meio dele, obtém-se o aço – liga metálica formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio. É usado em peças metálicas que sofrem elevada tração, pois é mais resistente à tração do que o ferro puro.

Para que serve o carvão coque?

O carvão mineral para siderurgia a coque é denominado carvão coqueificável, que forma uma massa sólida ao ser aquecido. Utilizado na redução do minério de ferro a ferro metálico, este combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória.

Para que serve carvão coque?

O carvão em forma de coque precisa desempenhar as seguintes funções básicas: 1 – Suprir o calor necessário para os requisitos endotérmicos das reações químicas e fundir as escórias e produtos metálicos dessas reações; 2 – Produzir e regenerar os gases para a redução de vários óxidos (principalmente CO);

Por que o carvão vegetal ou o coque faz parte da carga do alto-forno?

O contato do oxigênio do ar com o carbono do coque aquecido a 1500°C, provoca inicialmente a reação de formação do dióxido de carbono (CO2). Essa reação, altamente exotérmica, produz grande quantidade de calor para o processo.

Qual o revestimento interno e utilizados nos altos fornos?

Para os altos-fornos existe uma vasta gama de produtos: dos blocos de carbono utilizados nas regiões dos cadinhos aos tijolos sílico-aluminosos, aluminosos e de alumina- carbeto de silício-carbono.

Como é feita a distribuição de carga no interior do alto forno?

A carga para abastecimento do Alto-Forno chega até o topo por meio de um transportador contínuo, sendo daí despejada em uma caçamba rotativa (12 a 17 rpm), localizada na tremonha superior.

O que acontece na rampa do alto forno?

Rampa:- Região na qual as paredes do tronco de cone, tem inclinação de aproximadamente 80o com a horizontal. Possui, altura de aprox. 4 metros , sendo revestida com refratário de resistência a altas temperaturas, a ação corrosiva do metal fundido e da escória, e ao pêso da carga do forno.

Quais produtos e coprodutos do alto forno?

Catálogos
  • Alcatrão de Hulha.
  • Alienáveis.
  • Borra de ALSI.
  • Borra de Galvalume.
  • Borra de Zinco.
  • Escória de Alto-Forno.
  • Lama de Alto Forno.
  • Óxido de Ferro.

Qual o principal produto obtido no forno Cubilô?

Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa.

O que são produtos siderúrgicos?

✓ PROCESSOS SIDERÚRGICOS: Conjunto de processos pirometalúrgicos utilizados na extração do ferro e na fabricação de suas ligas.

Artigo anterior
Quantas horas trabalha um executivo?
Artigo seguinte
Que sistema nervoso anelídeos artrópodes e moluscos têm em comum?