Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário?

Perguntado por: Renata Neto de Marques  |  Última atualização: 7. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário? O contrato temporário tem o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não. A lei permite uma única prorrogação pelo prazo de 90 dias quando mantidas as condições que ensejaram esse tipo de contrato.

Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?

O contrato de trabalho temporário tem um limite estabelecido de no máximo 180 dias, podendo se estender por mais 90. Já na terceirização, o contrato não precisa ter prazo, o contratante e a terceirizada decidem juntos o tempo de permanência.

Quantas vezes o contrato temporário pode ser renovado?

O contrato de trabalho temporário pode ser prorrogado? Caso seja necessário, a empresa pode prolongar a vigência da contratação temporária por mais 90 dias, no máximo. Nesse caso, o contrato somará 270 dias.

O que diz a lei sobre contrato temporário?

Art. 9º - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço ou cliente deverá ser obrigatoriamente escrito e dele deverá constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporário, assim como as modalidades de remuneração da prestação de serviço.

Como funciona o término de contrato temporário?

Uma das cláusulas estipula que a duração do contrato temporário não pode exceder 180 dias, com a possibilidade de extensão por mais 90 dias. Uma vez concluído esse período, a empresa deve esperar um intervalo de 90 dias antes de recontratar o mesmo profissional.

CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO

23 questões relacionadas encontradas

O que mudou com a nova lei do contrato de trabalho temporário?

O trabalhador temporário pode ser contratado por um período máximo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Além disso, a lei estabelece que o trabalhador temporário deve receber os mesmos direitos trabalhistas dos trabalhadores efetivos da empresa, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, entre outros.

O que recebo no fim do contrato temporário?

A partir do momento que se dá a rescisão de contrato temporário, o profissional terá direito a receber:
  • Valor do saldo-salário;
  • Férias;
  • 13° salário;
  • PIS;
  • 8% do FGTS;
  • Pagamento do INSS.

Qual o prazo máximo previsto na lei n 8.745 93 para a duração da contratação temporária?

Vejamos um exemplo concreto: João, servidor público temporário do IBGE, teve seu contrato encerrado em março de 2025. Dessa forma, durante o período de 24 meses, ou seja, até março de 2025, de acordo com a lei 8.745/93, João estará impedido de realizar qualquer outro contrato temporário com a Administração Pública.

Pode quebrar contrato temporário?

Então respondendo a pergunta de forma mais clara: Sim! A quebra de contrato temporário pelo empregado é uma possibilidade válida se essa for a sua vontade. Com isso, o trabalhador poderá requerer a rescisão do contrato de trabalho antes do seu período de finalização.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?

Isso mesmo, você que trabalha por contrato também tem direito ao seguro desemprego! Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.

Quais as principais regras do trabalho temporário?

O trabalhador temporário deve ter os mesmos direitos que os colaboradores definitivos, sendo eles:
  • preenchimento da carteira de trabalho;
  • pagamento do salário propício a cada setor ocupado;
  • direito a vale-transporte, entre outros.

Pode efetivar temporário?

Além disso, a empresa pode realizar a efetivação do trabalhador durante a vigência do contrato temporário. Dados apontam que o maior número das efetivações ocorreu no segundo semestre do ano, motivado pela pandemia da Covid-19.

Qual a diferença entre contrato por prazo determinado e temporário?

Na contratação temporária a empresa necessita do auxílio de uma empresa especializada que faz a negociação com o empregado, já no contrato por prazo determinado não há a necessidade de intermediação e a empresa mesmo pode realizar a contratação.

Quais os tipos de contrato temporário?

Trabalho temporário: conheça quais tipos de contrato podem ser...
  • Contrato por tempo determinado. É realizado diretamente entre o trabalhador e a empresa, podendo variar de 90 dias a, no máximo, dois anos. ...
  • Contrato intermitente. ...
  • Contrato temporário.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

Para os trabalhadores temporários, o décimo terceiro salário é calculado proporcionalmente ao período trabalhado durante o ano. Por exemplo, se um trabalhador temporário foi contratado por 6 meses, ele terá direito a receber metade do décimo terceiro salário.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40 do FGTS?

De outro lado, o empregado temporário não tem direito à indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso prévio e ao seguro desemprego. Também não é garantida, para as gestantes, estabilidade provisória no emprego.

Pode renovar contrato temporário?

1. A renovação de contrato temporário está condicionada à existência dos requisitos do artigo 37 , inciso IX , da Constituição Federal , isto é, para atender necessidade temporária e de excepcional interesse público, bem como ao juízo de conveniência e oportunidade da Administração.

Pode mandar embora antes de acabar o contrato?

O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias. Porém, o Departamento Pessoal deve ter atenção a qual tipo de rescisão deve aplicar, pois, dependendo da escolha, a empresa poderá arcar com uma indenização.

O que acontece se o empregador demitir o empregado antes do término do contrato por tempo determinado?

Se, caso o empregador encerre o contrato de experiência antes da validade e sem justa causa, a empresa é obrigada a pagar uma indenização ao empregado.

Quais são os direitos do servidor temporário?

Porém, quais direitos tem os servidores públicos temporários? Há direito de receber FGTS, férias, décimo terceiro salário, seguro desemprego.

Como calcular a rescisão de contrato de trabalho temporário?

Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.

Pode efetivar sem concurso?

Servidores não concursados, mas com estabilidade excepcional, podem ser efetivados no cargo público que ocupam via concurso interno. A decisão, que partiu do Supremo Tribunal Federal (STF), garante que esses trabalhadores tenham acesso aos direitos e benefícios da carreira após a efetivação.

Quais as vantagens do contrato temporário?

No contrato temporário, os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. Outro ponto relevante é a economia de tempo e esforços por parte da equipe de Gente e Gestão.

Quanto devo receber por 5 anos de trabalho salário 1500?

O décimo terceiro salário é calculado proporcionalmente aos meses trabalhados. Portanto, para os 5 anos de trabalho, teríamos 60 meses. Valor do décimo terceiro = (salário / 12) * meses trabalhados. Décimo terceiro salário proporcional: (1500/12) * 60 = R$7500.

Quais direitos que o efetivo tem que o temporário não tem direito?

Em comparação com o trabalho efetivo, o trabalhador temporário não tem direito a seguro-desemprego, indenização de 40% sobre o FGTS e aviso-prévio. Em caso de gestantes, também não tem direito à estabilidade provisória no emprego.

Artigo anterior
Quanto tempo demora um processo depois que vai para a Contadoria?
Artigo seguinte
Qual a relação entre a arte impressionista e o simbolismo?