Qual é o Platelminto que pode causar duas doenças no ser humano?

Perguntado por: Diana Constança Lourenço  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

Os platelmintos parasitas são muito conhecidos por provocarem doenças no homem, sendo esse o caso do esquistossomo e da tênia.

Quais os platelmintos causam doenças?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Quais são os tipos de platelmintos?

Classes dos platelmintos

Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).

Qual a importância dos platelmintos para a saúde humana?

Introdução. Os helmintos são vermes de importância médica já que muitos utilizam o organismo humano como hospedeiro, causando algumas das doenças mais debilitantes, principalmente em zonas com baixo índice de desenvolvimento urbano.

O que são as planárias?

Planárias são vermes platelmintos achatados de vida livre da classe Rhabditophora (que inclui seres vivos anteriormente agrupados na classe obsoleta Turbellaria).

7º Ano | Ciências | Aula 74 - Doenças Causadas por Platelmintos

27 questões relacionadas encontradas

O que a planária causa no ser humano?

Alimenta-se de outros invertebrados, podendo, por isso, ser útil na extinção de pragas provocadas por micro-organismos, como fungos, por exemplo. Não causa doença ao homem.

Qual é o grupo da planária?

Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados.

Qual a importância do platelmintos?

Patologias e Importância médica dos Platelmintos

Os Cestoda (tênia) e os Digenea (tremátodes) causam importantes patologias em humanos e em animais domésticos. Os Monogenea, parasitas de peixes, podem causar grandes perdas em instalações de aquacultura.

Qual a importância ecológica dos platelmintos?

A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.

Como prevenir as doenças causadas por platelmintos?

Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais.

Quais as três classes de platelmintos de um exemplo de cada?

Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni; Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.

Quais são as quatro ordens dos platelmintos?

Os platelmintos apresentam quatro ordens: a Turbellaria, com as planárias (que podem ser de ambientes terrestres úmidos ou marinhas e de água doce), os Trematoda, que são os parasitas causadores de muitas doenças como o esquistossomo, e a classe Cestoda, que apresenta as tênias.

Quais são os animais pertencentes ao Filo dos platelmintos?

Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.

Quais são as doenças transmitidas por platelmintos e anelídeos?

  • Ascaridíase.
  • Bicho-geográfico.
  • Cisticercose.
  • Enterobiose.
  • Esquistossomose.
  • Filariose (elefantíase)

Quais as principais doenças causadas por nematelmintos e platelmintos?

As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose. As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.

Quais são as características dos platelmintos e cite as doenças causadas?

Entre seus representantes, podemos citar a Taenia. Como já salientado, algumas espécies de platelmintos são parasitas e responsáveis por doenças em vários animais, inclusive nos humanos. Entre as principais doenças causadas por platelmintos, podemos citar a esquistossomose, a teníase e a cisticercose.

Qual a importância ecológica econômica e veterinária dos platelmintos?

Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica

Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.

Qual a importância ecológica dos moluscos?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Em que ambiente vivem os platelmintos?

Há platelmintos que vivem livremente, em ambientes aquáticos ou em ambientes terrestres úmidos. Um exemplo de animal de vida livre é a planária. A tênia e o esquistossoma são vermes parasitas, ou seja, dependem de um outro ser vivo, denominado hospedeiro, para sobreviver.

Quais são as principais características dos platelmintos?

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

Qual a importância do estudo dos platelmintos e Nematelmintos?

Possuem grande importância na saúde, pois algumas espécies atuam como parasitas de plantas e animais, inclusive o homem. São triblásticos, com endoderme, mesoderme , ectoderme. A mesoderme forma uma cavidade que não é totalmente revestida por esse folheto embrionário, sendo pseudocelomados.

Qual a importância dos cnidários?

Cnidários são animais que têm grande importância ecológica e econômica. Dentre os representantes desse grupo temos as águas-vivas (por exemplo, de importância médica), corais, hidrozoários, gorgônias e anêmonas.

Como as planárias se dividem?

Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição – um indivíduo divide-se em dois semelhantes, que vão crescendo até atingirem o tamanho do progenitor – ou por fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.

Qual das características abaixo pertence planárias?

As planárias possuem corpo triploblástico, coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme se subdivide em músculos circulares e longitudinais, que torcem e viram o corpo.

Qual é o tipo de alimentação dos platelmintos?

Sistema digestivo

Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.

Artigo anterior
Quantas vezes por dia devo passar minoxidil?
Artigo seguinte
Como calcular reajuste de contrato pelo IPCA?