Qual é o período mínimo que um funcionário tem de descanso?

Perguntado por: Rodrigo Rafael Vicente de Gaspar  |  Última atualização: 24. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

A legislação trabalhista, por meio do artigo 66 da CLT, determina que “entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso”. Esse é um período que não deve ser negociado ou fracionado e que, caso seja desrespeitado, implica no pagamento de indenização ao trabalhador.

Qual o período mínimo de descanso?

O que diz a lei sobre o intervalo interjornada? O intervalo interjornada é definido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o artigo 66 da CLT, esse intervalo compreende o período de descanso entre duas jornadas de trabalho e deve ter a duração de, no mínimo, 11 horas consecutivas.

Qual o tempo mínimo de intervalo?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Quem trabalha até 4 horas tem direito a intervalo?

71 da CLT, em jornadas de trabalho com duração de até seis horas, os colaboradores têm direito a 15 minutos de descanso. Já nas jornadas com menos de 4 horas de duração, não há direito ao intervalo.

Quanto tempo o funcionário pode trabalhar sem descanso?

A legislação trabalhista estabelece que o empregado tem direito a, no mínimo, 24 horas consecutivas de folga no trabalhoa cada sete dias. Isso significa que um funcionário não deve trabalhar mais de seis dias seguidos sem um dia de descanso.

Intervalo Entre Jornadas: Qual o Tempo Mínimo do Intervalo e Quais as Consequências Se Descumprido?

45 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo mínimo para horário de almoço?

De acordo com o que está previsto na CLT, o horário de almoço para quem tem jornada de trabalho com duração de mais de 6 horas deve ser de, no mínimo, 1 hora e no máximo de 2 horas. Para quem trabalha 6 horas ou menos por dia, a pausa para refeições estabelecida pela CLT é de 15 minutos.

Quantas pausas o trabalhador tem direito?

Conclusão. Para trabalhadores com carga horária entre 4 a 6 horas, a CLT estabelece que o período de intervalo a ser usufruído é de 15 minutos. Já para funcionários com carga horária acima de 6 horas diárias, a lei estabelece que o período de descanso deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

Quanto tempo o funcionário tem para tomar café?

Um trabalhador com jornada das 8h às 12h tem direito a um intervalo de 15 minutos. Para um colaborador cuja jornada se estende das 8h às 18h, o intervalo a ser concedido é de 1 hora. Um trabalhador com expediente das 10h às 22h tem direito a um intervalo intrajornada de 2 horas.

Quem trabalha 4 horas tem direito a 15 minutos de intervalo?

Terá direito a intervalo de, no mínimo, 15 minutos pra aquele que trabalhar de 4 a 6 horas diárias e; de, no mínimo, 1 hora pra quem trabalha mais de 6 horas.

Como funciona o horário de descanso no trabalho?

O chamado intervalo intrajornada, período destinado ao repouso e à alimentação, não é computado na jornada de trabalho. De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

Quando o funcionário não tira hora de almoço?

Sendo assim, se o empregador não conceder o tempo de descanso determinado pela lei, deverá pagar esta hora como extra. Em relação ao empregado por tempo parcial (até 25 horas de trabalho semanal), o critério legal adotado está no artigo 19 da Lei Complementar 150 que diz: Art. 19.

Pode fazer 30 minutos de almoço?

A Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) trouxe uma novidade quanto ao tempo mínimo de intervalo ao dispor, no inciso III do art. 611-A da CLT, que o intervalo mínimo para jornada acima de 6 horas, pode ser reduzido por meio de acordo ou convenção, desde que respeitado o limite mínimo de 30 minutos.

Quando a empresa é obrigada a dar almoço?

71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quem trabalha em pé tem direito a sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

Quantas horas de trabalho é permitido por lei?

A jornada de trabalho é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. Isso está definido no Direito do Trabalho. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.

O que acontece se não for respeitado o intervalo interjornada?

Vale lembrar: o descumprimento do intervalo interjornada leva ao pagamento de indenização. Já o acréscimo pela realização de horas extras tem impacto em outras verbas.

É lei 15 minutos de café?

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

É obrigatório ter 15 minutos de lanche?

224 , § 1º , da CLT , para lanche ou descanso, é intervalo obrigatório para todos os empregados que tenham jornada de 6 horas (art. 71 da CLT ).

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a 15 minutos de café?

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a 15 minutos de descanso? A jornada de trabalho 12×36 tem direito a folga mensal. Entretanto, não se esqueça que esse período de descanso ocorre de maneira intercalada. Como citamos, são 15 ou 16 dias que o profissional atua na empresa, sendo que as folgas ocorrem entre eles.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de café?

Acima de 6h de trabalho: mínimo de 1h de intervalo

Apenas esses intervalos são de direito do empregado. Os chamados "intervalinhos" para o cafezinho (lanche da tarde) não é obrigatório.

Quem trabalha 8 horas tem direito a quantas pausas?

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Sou obrigado a fazer café no trabalho?

A legislação trabalhista não exige o fornecimento de alimentação para os empregados. Porém, pode ser que o instrumento coletivo de trabalho realizado pelo sindicato considere esse benefício como uma obrigação.

Pode sentar no horário de trabalho?

Todo trabalhador tem direito de sentar-se nas pausas que o serviço permitir.

Pode trabalhar 8 horas seguidas sem pausa?

É permitido trabalhar 8 horas seguidas? Portanto, o intervalo não precisará ser exatamente na metade da jornada mas não poderá ser concedido no início ou fim da jornada. Por exemplo, o empregado que trabalha 7 horas seguidas sem intervalo pra poder sair 1 hora mais cedo.

Quantos minutos posso sair mais cedo do trabalho?

Quantos minutos pode sair antes do trabalho? De acordo com a CLT, existe uma tolerância de 10 minutos diariamente para marcação de ponto em casos de atrasos. Acima de 10 minutos, será considerado atraso e a justificativa deve ser feita aos responsáveis determinados pela empresa.

Artigo anterior
O que diz o artigo 206 da Constituição Federal de 1988?
Artigo seguinte
Qual é o material do All-star?