Qual é o papel do inventariante?

Perguntado por: Gaspar Esteves de Sá  |  Última atualização: 29. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)

Em síntese, a função de um inventariante é a de assumir as obrigações resultantes do patrimônio, organizar todos os bens e dívidas da pessoa falecida, representar o falecido em processos judiciais, prestar contas, providenciar documentos pertinentes ao inventário, pagar as dívidas do falecido, conservar os bens ...

Quais são os poderes de um inventariante?

Essa pessoa tem como função principal administrar a herança e representar o espólio em todas as questões relacionadas ao inventário, como a avaliação dos bens, pagamento de dívidas e partilha entre os herdeiros.

Quais os atos que o inventariante não pode praticar?

IV – se não defender o espólio nas ações em que for citado, se deixar de cobrar dívidas ativas ou se não promover as medidas necessárias para evitar o perecimento de direitos; V – se não prestar contas ou se as que prestar não forem julgadas boas; VI – se sonegar, ocultar ou desviar bens do espólio.

Qual é a vantagem de ser inventariante?

Por isso, a nomeação de um inventariante é muito importante para o deslinde do inventário, já que será praticamente ele o responsável, junto com o Juiz, por auxiliar e facilitar o andamento do procedimento.

Qual a função do inventariante no processo de inventário?

Ao inventariante atribui-se, resumidamente, a função de listar e descrever os bens do espólio, declarar os nomes de todos os herdeiros e legatários, usar dos meios judiciais para proteger os bens do espólio, em caso de turbação ou esbulho, trazer ao acervo hereditário os frutos percebidos desde a abertura da sucessão, ...

Inventariante: significado, obrigações e importância para o inventário

21 questões relacionadas encontradas

Quando o inventariante tem que prestar contas aos herdeiros?

O inventariante é obrigado a prestar contas ao herdeiro que a requerer, se assim entender o juiz.

Quem decide quem é o inventariante?

617 do CPC para nomeação do inventariante deve, em regra, ser observada pelo magistrado.

Qual a desvantagem de ser inventariante?

Isso se dá pelo fato do desconhecimento das responsabilidades que recairão sobre os ombros daquele que assim for nomeado. Muito diferente do que muitos imaginam, ser inventariante em um processo de inventário e partilha há muito mais ônus (obrigações, deveres e responsabilidades) do que bônus (vantagens).

Qual o salário do inventariante?

Hoje quem trabalha como Inventariante ganha em média um salário de R$ 1.370,00.

Quais os limites do inventariante?

Primeiramente, vale lembrar que o inventariante não pode contratar, renunciar, assumir dívidas ou até mesmo promover mudanças drásticas na estrutura de empresa. Em casos muito específicos, prevê o artigo 619 do CPC que o inventariante poderá transigir, desde que com autorização do Juiz que cuida do inventário.

Qual a ordem de preferência para o inventariante?

A nomeação do inventariante deve recair preferencialmente na ordem das pessoas indicadas no art. 617 , do CPC , portanto, havendo herdeiros aptos à exercer a inventariança, não se afigura razoável a nomeação de inventariante dativo.

É obrigatório inventariante?

É obrigatória a nomeação de interessado, na escritura pública de inventário e partilha, para representar o espólio, com poderes de inventariante, no cumprimento de obrigações ativas ou passivas pendentes, sem necessidade de seguir a ordem prevista no art. 617 do Código de Processo Civil.

É obrigatório ter inventariante?

Sim, o Termo de Inventariante é obrigatório no processo de inventário. Ele é um documento fundamental para formalizar a nomeação da pessoa que será responsável por administrar o patrimônio deixado pelo falecido durante o processo de inventário.

Precisa da assinatura de todos os herdeiros?

Sim, todos os herdeiros precisam assinar o inventário. Essa etapa é fundamental para assegurar a legalidade e a transparência na transferência dos bens do falecido.

Quando o inventariante pode vender bens?

Parte da doutrina e da jurisprudência entendem que a venda de bens do espólio por inventariante extrajudicial é legal, mediante: (i) a autorização dos herdeiros; (ii) a atenção ao princípio da igualdade na divisão do patrimônio; e (iii) a homologação judicial.

Qual a diferença entre herdeiro e inventariante?

No processo de inventário, o inventariante é responsável por representar o espólio e, em alguns casos, garantir a proteção dos interesses do meeiro (a), quando aplicável. Os herdeiros, por sua vez, têm direito à herança deixada pelo falecido.

Qual dos filhos deve ser o inventariante?

1 – O cônjuge ou companheiro do falecido; 2 – O herdeiro que se achar na posse e na administração dos bens (se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou se estes não puderem ser nomeados); 3 – Qualquer herdeiro (quando nenhum deles estiver na posse e na administração dos bens);

Quanto custa uma Escritura de inventariante?

A Escritura autônoma de declaração de herdeiros e nomeação de inventariante tem valor fixado na Tabela de Emolumentos como escritura sem valor declarado, sendo que neste ano de 2020, para a Capital, esse valor está fixado em R$442,17 (quatrocentos e quarenta e dois reais e dezessete centavos).

Quanto tempo dura em média um processo de inventário?

Em média, um inventário extrajudicial demora um mês para ficar pronto, isso, desde que toda documentação fique pronta. Entretanto, é comum que esse processo chegue a durar até seis meses.

Quanto tempo dura o processo de inventário?

O inventário judicial pode demorar, levando geralmente de 6 meses a vários anos, dependendo da complexidade do caso e da carga de trabalho do tribunal.

Qual o tempo médio de um processo de inventário?

Para esses casos, o prazo de finalização gira em torno de 30 a 45 dias. Isto é, as partes entram com a demanda no cartório e com aproximadamente 45 dias conseguem resolver o inventário, partilhando os bens.

É possível ter dois inventariantes?

Hoje, o que se faz é nomear um inventariante e quando aberto o testamento, se houver a nomeação de alguém da preferência do testador, é só fazer a substituição com nova nomeação, explicou. Luiz Carlos Weizenmann enfatiza que no seu entendimento, não é possível nomear mais de um inventariante.

O que é herdeiro inventariante?

Inventariante é aquele que é incumbido de administrar os bens deixados pelo falecido enquanto não se julga a partilha para que sejam atribuídas as partes pertinentes aos herdeiros ou legatários.

Como o juiz nomeia o inventariante?

O juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal. Recebida a petição inicial, o juiz irá nomear o inventariante judicial, cujas obrigações estão elencadas no artigo Art. 991 e 992 do Código de Processo Civil .

Quando um herdeiro não concorda com o inventariante?

O que fazer quando um dos herdeiros não quer assinar o inventário? Se algum dos herdeiros for contra a assinatura do inventário, é possível entrar com uma ação judicial. O juiz vai citar o herdeiro para que possa se manifestar judicialmente, com advogado próprio.

Artigo anterior
O que é resenha de uma leitura?
Artigo seguinte
Quem faz o diagnóstico de déficit de atenção?