Qual é o órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito?

Perguntado por: Teresa Doriana Antunes  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Compõe o Sistema Nacional de Trânsito (Art. 7 do Código de Trânsito Brasileiro): O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo. É responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.

Qual o órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito?

O Sistema Nacional de Trânsito, cuja composição consta do artigo 7º do CTB, tem como órgão coordenador máximo o Conselho Nacional de Trânsito (órgão colegiado composto nos termos do artigo 10).

Qual é o órgão máximo normativo?

CONTRAN é o coordenador do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e órgão máximo normativo e consultivo federal, conforme disposto no artigo 7º da Lei 9.503/97.

Quais os órgão normativos?

Os órgãos normativos são as instituições responsáveis pela normatização e direcionamento do sistema financeiro, fazendo isso por meio de normas legais que desenvolvem e que regulamentam o funcionamento e controle de suas instituições.

O que é um órgão normativo?

I) ÓRGÃOS NORMATIVOS – são os Conselhos de Trânsito, que possuem como atribuição principal a elaboração de normas, de forma complementar ao estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. Por elaborarem as normas, também respondem as consultas relativas à aplicação e compreensão da legislação de trânsito em vigor.

QUADRO DE ORGÃOS DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO #01

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do CONTRAN para o DENATRAN?

Enquanto o Contran cria as normas, cabe ao Detran coloca-las em prática, desenvolvendo atividades tendo como foco a aplicação das leis, buscando a ordem em vias públicas, garantindo a segurança dos condutores de automóveis e pedestres. É o Detran que analisa em primeira instância os recursos de autuações.

Qual é o papel do CONTRAN?

Compete ao CONTRAN: I - estabelecer as normas regulamentares referidas neste Código e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito; II - coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito,objetivando a integração de suas atividades; III - (VETADO).

Qual é a função do DENATRAN?

O DENATRAN é o órgão executivo de trânsito da União, ele é o responsável por executar a Política Nacional de Trânsito e por em prática (seja diretamente ou por delegação) as normativas estabelecidas pelo CONTRAN.

Para que serve o CONTRAN?

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito. Com sede em Brasília, o orgão deve estabelecer normas regulamentares para leis de trânsito, bem como elaborar diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

Qual é a função da Junta Administrativa de Recursos de Infrações?

Criada em 1973, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da Cidade de São Paulo tem como objetivo decidir, em primeira instância, com autonomia de convicção e decisão, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de Trânsito.

Qual é o dever de todo condutor de veículo?

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Penalidade: Grupo 4. II - Conservar o veículo na mão de direção e na faixa própria.

Quem compõe o CONTRAN?

a) Frederico de Moura Carneiro. II - representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: a) titular: Marcos Cesar Pontes; b) suplente: Elifas Chaves Gurgel do Amaral.

O que é CONTRAN e Detran?

O CONTRAN, ou Conselho Nacional de Trânsito, é o coordenador do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e órgão máximo normativo e consultivo, conforme disposto no artigo 7º da Lei 9.503/97.

Onde fica o CONTRAN?

O CONTRAN é responsável pela regulamentação do CTB e pela elaboração de resoluções. Criado em 1997, sua sede fica no Distrito Federal e tem como objetivo zelar pela uniformidade e pelo cumprimento das regras estabelecidas no código.

Quais são os três órgãos normativos?

Órgão Normativos:

São eles: Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

Quais são os órgãos normativos do sistema financeiro?

  • do Brasil.
  • CVM. Comissão de Valores Mobiliários.
  • Susep. Superintendência de Seguros Privados.
  • Previc. Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

O que é um subsistema normativo?

O Subsistema Normativo é a parte do SFN que regula, estabelece normas de funcionamento e fiscaliza as instituições e os agentes que atuam nos mercados financeiro e de capitais.

Artigo anterior
Quantas gotas tem 1 ml de minoxidil?
Artigo seguinte
Como funciona uma usina termoelétrica?