Qual é o objeto de estudo da história?

Perguntado por: Érika Ribeiro Fonseca  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

2. Objeto de estudo da História. A História, num sentido mais amplo, estuda a vida humana através do tempo. ... Através do conhecimento histórico é possível se chegar à compreensão de que o homem é um agente construtor e não um ser passivo a mercê dos fatos.

Qual é objeto de estudo da história?

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

Qual o objeto de estudo do historiador *?

O objeto de estudo do historiador é o desenvolvimento das sociedades humanas no espaço e no tempo. ... Enquanto a sociologia procura formular as leis que regem a existência social considerada em si ou, se preferirmos, in abstracto, o historiador almeja adquirir um conhecimento concreto dessa existência.

Quais são os materiais utilizados pelo historiador para pesquisar?

  • Os historiadores utilizam uma gama de materiais para embasar suas pesquisas.
  • Manuscritos, artefatos, mapas, ossadas, pinturas, livros, desenhos, diários, roupas, objetos domésticos, documentos oficiais e relatos orais são alguns exemplos dos recursos de que historiadores lançam mão.

Quais são os principais tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Afinal qual objeto de Estudo da Historia..

41 questões relacionadas encontradas

O que são fontes históricas Cite 3 exemplos?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são as fontes históricas escritas e não escritas?

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são as seis fontes históricas?

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual ...

Quais são os exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são: Lendas. Mitos. Relatos.

Quais são os exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

São exemplos de fontes materiais?

fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.

Artigo anterior
O que faz a enfermeira neonatal?
Artigo seguinte
Quantos acres tem o maior fungo do mundo?