Qual é o objetivo do código de ética Profissional?

Perguntado por: Davi Mendes Alves  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

O objetivo central de um código de ética profissional é a formação da consciência sobre padrões de conduta em determinada profissão. ... Esses, para serem resolvidos, requerem do contador os princípios éticos da competência, sigilo, integridade e objetividade.

Qual é o objetivo de um código de ética?

Código de conduta ou de ética é um documento que reúne os princípios e valores adotados por uma organização, classe profissional ou nação. Ele serve como regimento interno, tendo como objetivo central promover uma postura homogênea entre todos os integrantes do grupo que o formou. ... Código de Conduta Moral.

Qual a definição de código de ética profissional?

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

Qual o objetivo do código de ética Profissional Art 1º?

DO OBJETIVO

Art. 1º - O presente Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de procedimento do Estatístico, quando no exercício de sua profissão, regulando-lhe as relações com a própria classe, com os poderes públicos e com a sociedade. Art.

Quais são os códigos de ética?

Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.

O que é Código de Ética Profissional? Um código de ética...

29 questões relacionadas encontradas

Qual o jeito de um código de ética?

O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.

Quais são os exemplos de ética?

Veja alguns exemplos de ética e moral:
  1. Ajudar a quem precisa. Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não. ...
  2. Cometer atos ilícitos. ...
  3. Jogar lixo na rua. ...
  4. Furar fila. ...
  5. Maltratar animais. ...
  6. Prejudicar algum colega de trabalho.

O que é o Código de Ética profissional do Corretor de Imóveis?

O Código de Ética do Corretor de Imóveis, aprovado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis — COFECI, em 1992, é de conhecimento obrigatório dos profissionais de corretagem imobiliária. ... Cada um deles diz respeito ao comportamento ético esperado do profissional de corretagem imobiliária.

O que é código Creci?

O Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis (Resolução-Cofeci 326/92) é o conjunto básico de regras que pautam o exercício profissional. Art. 6° – É vedado ao Corretor de Imóveis: VII – desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis.

O que representa o Código de Ética do Corretor de Imóveis?

O Código de Ética do Corretor de Imóveis determina a conduta que o profissional do ramo imobiliário deve ter, com ética e moral. Dessa forma, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) traz recomendações aos seus filiados para nortear o exercício correto da profissão.

Qual a diferença entre o código de ética Profissional e o código de conduta corporativo?

A principal diferença entre o código de ética e o código de conduta é que o código de ética é um conjunto de princípios que influenciam o julgamento, enquanto o código de conduta é um conjunto de diretrizes que influenciam as ações do funcionário.

É dever do Corretor de Imóveis?

É obrigação do corretor estar atento a detalhes do imóvel, da localização e da negociação que o seu cliente talvez não tenha condições de perceber. É obrigação do corretor de imóveis ser transparente e fornecer toda e qualquer informação que intervenha na realização do negócio, sob pena de responder por perdas e danos.

Quais as infrações éticas por parte do Corretor de Imóveis?

Eles se tornam então, possíveis indicadores do seu trabalho, para amigos e conhecidos. Art. 5° – O Corretor de Imóveis responde civil e penalmente por atos profissionais danosos ao cliente, a que tenha dado causa por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

É permitido ao Corretor de Imóveis?

Art 2º O exercício da profissão de Corretor de Imóveis será permitido ao possuidor de título de Técnico em Transações Imobiliárias. Art 3º Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária. Parágrafo único.

Que órgão estabeleceu o Código de Ética do Corretor de imóveis?

O Código de Ética dos Corretores de Imóveis foi aprovado pela Resolução-Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) n. 326/92 e dita um conjunto de regras no relacionamento dos corretores com outros corretores, com sua classe profissional e, claro, com os seus clientes.

Quais os aspectos éticos que não poderão faltar ao corretor de imóveis?

No artigo 4º do Código de Ética fica bem claro que o corretor deve: inteirar-se de todos os aspectos do negócio antes de oferecê-lo; fornecer apenas dados rigorosamente certos sem omissão de dados que possam depreciá-lo, informando ao cliente todos os riscos e circunstâncias que possam significar comprometimento do ...

Qual é a Resolução Cofeci que estabelece o Código de Ética Profissional?

RESOLUÇÃO - COFECI Nº 326/92 Aprova o Código de Ética Profissional de Corretores de Imóveis. "Ad referendum" O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE CORRETORES DE IMÓVEIS - COFECI, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 10, item VIII do Decreto nº 81.871, de 29 de junho de 1978.

O que é ética exemplifique?

Basicamente, ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral. É chamado de ética o campo da Filosofia que se dedica a entender e a refletir as ações humanas (ações morais) e a classificá-las enquanto certas ou erradas.

Quais são exemplos de moral?

Exemplos de valores morais
  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ...
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ...
  • Igualdade. ...
  • Tolerância. ...
  • Solidariedade.

O que significa moral e de três exemplos?

Existem certos princípios morais que são bem comuns em grande parte das sociedades, como é o caso da honestidade, bondade, respeito e a virtude. Cada um deles determina o sentido moral de cada indivíduo – são valores universais que governam a conduta humano e as suas relações harmoniosas.

Quais são os itens constantes de um código de ética?

I - comprometimento com a preservação da saúde do indivíduo e da coletividade, e com o desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do beneficiário de sua ação; II - atualização técnica e científica, e aperfeiçoamento moral dos profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREFs; III - transparência em suas ...

Como fazer um código de ética e conduta?

4 passos para criar um código de ética e conduta que funciona
  1. Pense na visão de longo prazo do negócio. ...
  2. Estabeleça princípios em vez de regras. ...
  3. Seja simples e direto. ...
  4. Siga boas práticas de Compliance. ...
  5. Crie o ambiente adequado para aplicar o código de ética e conduta. ...
  6. Dê o exemplo a partir das decisões estratégicas do negócio.

O que é ter uma conduta ética?

A conduta ética profissional diz respeito ao conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. Em geral, tratam-se dos mesmos princípios exigidos na convivência em sociedade.

Quais são as infrações disciplinares do Corretor de Imóveis?

Artigo 38 - Constitui infração disciplinar da parte do Corretor de Imóveis: I - transgredir normas de ética profissional; II - prejudicar, por dolo ou culpa, os interesses que lhe forem confiados; III - exercer a profissão quando impedido de fazê-lo ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou ...

Quais são os atos privativos na profissão de um Corretor de imóvel?

Art. 1º Constituem atos privativos da profissão de Corretor de Imóveis os de intermediação nas transações em geral sobre imóveis, inclusive, na compra e venda, promessa de venda, cessão, promessa de cessão, permuta, incorporação, loteamento e locação.

Artigo anterior
Quais fatores de risco são modificáveis e quais são os não modificáveis?
Artigo seguinte
Quais os antibióticos aminoglicosídeos?