Qual é o objetivo das normas gerais de circulação e conduta?

Perguntado por: Marco António Magalhães Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

As Normas Gerais de Circulação e Conduta estão descritas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em mais de quarenta artigos. São normas as quais prevalecem o bom senso e o respeito, visando sempre evitar ações que possam colocar a sua vida e a de terceiros em perigo.

Qual o objetivo das normas gerais de circulação e conduta?

As normas de circulação e conduta são regras fundamentais que não estão expressas em sinalização. São aplicadas na prática no dia-a-dia dos condutores e usuários das vias. As normas gerais de circulação e conduta são muito importantes para a formação de condutores prudentes e conscientes.

O que é norma de circulação e conduta?

Normas de Circulação e Conduta é um conteúdo obrigatório no curso de formação de condutores. Mais do que isso, essas normas-que estão no Capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)- definem o comportamento correto dos usuários das vias terrestres, principalmente dos condutores de veículos.

Qual a importância das regras de circulação?

A importância da regra de trânsito é, resumidamente, proporcionar segurança aos motoristas, passageiros e pedestres.

Por que é importante que todos Conhecam e apliquem as regras de circulação e conduta?

As Normas Gerais de Circulação e Conduta tem como finalidade disciplinar e uniformizar as condutas que pedestres e condutores devem adotar quando estiverem no trânsito, normatizando ações, comportamentos, deveres e proibições.

Vídeo - Normas Gerais Circulação e Conduta

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as orientações do Código de Trânsito Brasileiro quando as normas gerais de circulação e conduta relacionadas aos usuários das vias?

O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

Quais são as principais regras gerais de estacionamento parada e circulação na via pública?

Vamos ao básico: pare sempre fora da pista. Se, numa emergência, tiver que parar o veículo no leito viário, providencie a imediata sinalização. Em locais de estacionamento proibido, a parada deve ser suficiente apenas para embarque e desembarque de passageiros.

Qual a importância de respeitar as regras em geral?

Assim como a rotina, as regras e os limites são fundamentais, pois saber até onde pode ir, colabora para que as crianças se sintam mais seguras e confiantes, estimulando o autocontrole e ensinando-as a viver em família e em sociedade.

Para que servem as regras?

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Como conseguir uma PPD?

Em primeiro lugar, o candidato deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir RG e CPF. Depois disso ele deve procurar um Centro de Formação de Condutores, credenciado pelo Detran, para dar entrada no processo, junto ao órgão executivo de trânsito do seu Estado.

Qual é a função do Denatran?

O DENATRAN é o órgão executivo de trânsito da União, ele é o responsável por executar a Política Nacional de Trânsito e por em prática (seja diretamente ou por delegação) as normativas estabelecidas pelo CONTRAN.

Quais são as normas de trânsito?

Leis de trânsito: quais são as principais para garantir a...
  1. Cinto de segurança obrigatório. ...
  2. O transporte de crianças deve ser feito em um equipamento de segurança. ...
  3. Nunca dirigir embriagado. ...
  4. Respeito aos limites de velocidade. ...
  5. Prestar socorro. ...
  6. Dirigir sem óculos ou outros acessórios.

Qual é o dever de todo condutor de veículo?

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Penalidade: Grupo 4. II - Conservar o veículo na mão de direção e na faixa própria.

Quanto aos deveres dos pedestres análise e assinale a sentença correta?

Obrigações dos pedestres

– Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare; – Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr; – Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via; – Atravessar sempre andando na faixa de pedestres.

O que são regras e para que serve?

Significado de Regra

substantivo feminino Princípio que serve como padrão; norma, preceito. Expressão de ordem; disciplina: uma casa com ordens. Exemplo que se deve seguir; modelo: usei as regras do seu projeto. Determinação legal; lei: seguia as regras da Constituição.

Porque as regras são importantes para o convívio social?

A cultura da liberdade sem limites tem provocado muitas crises e traumas sociais que seriam facilmente evitados com pequenas regras para o bom convívio social. A ausência de regras faz com que o mais forte sempre vença o mais fraco. Para viver em sociedade, isto não a tornará mais humana e civilizada.

Quais veículos gozam de livre parada estacionamento e circulação?

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme ...

Qual a principal norma que regulamenta o trânsito no Brasil?

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

Qual é a diferença entre parada e estacionamento?

O anexo I do CTB os define da seguinte forma: PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

O que seria prioridade de trânsito livre circulação e estacionamento e parada?

268/08 e conclui que: os veículos que prestam serviços de interesse público, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Como é a ordem da regra de preferência de acordo com o artigo 29 do CTB?

3) preferência em cruzamentos: em cruzamentos não sinalizados, existem 3 regrinhas de preferência: 1º) rodovia; 2º) rotatória; 3º) mão direita.

O que o condutor deve fazer para uma circulação segura?

11 - O condutor para uma circulação segura, deve: Obedecer somente a sinalização luminosa e das placas. Nas vias urbanas, deslocar, com antecedência, o veículo para a faixa mais a direita da via quando for entrar para a esquerda. Ultrapassar outro veículo em movimento pela esquerda.

É dever de todo condutor de veículo guardar distância?

1 – Distância de segurança

O motorista deve manter distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos. Além disto, é dever de todo condutor de veículo considerar, no momento, a sua velocidade, as condições da pista e do clima.

É dever de todo condutor de veículo guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos Essa distância é?

Essa dica é conhecida como regra dos 2 segundos e serve para o condutor ter uma ideia da distância frontal que deve guardar de um veículo que esteja andando à sua frente.

É dever de todo condutor de veículo transitar em velocidade compatível com a segurança?

1- É regra pacífica de trânsito, o dever de todo condutor de veículo guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente, além de transitar com velocidade compatível com a segurança.

Artigo anterior
Qual a vida útil de um cooktop?
Artigo seguinte
Qual a importância da Constituição para o direito penal?