Qual é o objetivo da Política da Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva para sua clientela na educação básica?

Perguntado por: Mia Luísa Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Quais são objetivos da Política Nacional de Educação Especial equitativa inclusiva e com aprendizado ao longo da vida?

Em resposta a esse clamor, nasce a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, voltada para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva exceto Escolha uma?

(REIS & REIS) São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Pers- pectiva da Educação Inclusiva, exceto: a) Segregação social. b) Atendimento educacional especializado. c) Participação da família e da comunidade. d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Qual o papel das políticas públicas voltadas para a inclusão?

As políticas públicas, ao estabelecer suas ações e metas, têm como diretriz atuar no combate a qualquer desigualdade, exclusão ou restrição feita com o propósito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, desfrute ou exercício dos direitos, em igualdade de condições, valorizando e estimulando o protagonismo e as ...

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

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O que são políticas públicas para a inclusão?

As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino.

Qual a importância das políticas de inclusão?

As políticas de inclusão social existem para garantir a proteção aos cidadãos, fazendo com que tenham acesso aos serviços públicos de transporte, educação, saúde etc. Elas garantem a segurança e a defesa dos direitos, que estão em risco, ao não serem garantidos para toda a população.

São objetivos da educação inclusiva exceto?

7 – São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, exceto: a) Segregação social; b) Atendimento educacional especializado; c) Participação da família e da comunidade; d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Qual o objetivo da educação inclusiva na escola?

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional exceto?

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO: a) Valorização da experiência extraescolar. b) Incentivo à educação inclusiva e tecnológica. c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

O que determina a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva de 2008 em relação a inclusão e ao atendimento dos alunos surdos?

O Decreto nº 6.094/2007 estabelece dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.

Quais são as diretrizes do AEE?

A oferta do atendimento educacional especializado - AEE deve constar no Projeto Pedagógico da escola de ensino regular, prevendo na sua organização: a. Sala de recursos multifuncional: espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos; b.

O que é Aprendizado ao longo da Vida?

A aprendizagem ao longo da vida também pode ser chamada educação continuada ou lifelong learning, e trata da aquisição contínua de conhecimento e aperfeiçoamento no decorrer de toda a vida.

Quais são as três categorias da Educação Especial?

Existem três categorias de necessidades especiais, dependentes, treináveis e educáveis.

O que abrange a Educação Especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

Quais são as Educação Especial?

Dentro de tal conceituação, no Brasil, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, passando pelo ensino de jovens e adultos, alunos do campo, quilombolas e indígenas, até mesmo o ensino de competências profissionais.

Qual é o benefício da educação inclusiva para a escola?

A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.

Qual é a importância da inclusão escolar?

A inclusão na escola tem como principal objetivo acolher e dar a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles garantido, que é a educação desde o ensino base até o ensino médio, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.

São práticas inclusivas em sala de aula exceto?

QUESTÃO 25 São práticas inclusivas em sala de aula, EXCETO: a) Planejamento, desenvolvimento e revisão do ensino, realizados de forma colaborativa. b) Atividades diversas, em sala e em casa, contribuem para a aprendizagem de todos os alunos e alunas.

O que podemos afirmar sobre a educação inclusiva?

Conceito de Educação Inclusiva:

Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.

Como é a educação inclusiva?

A educação inclusiva é um modelo de ensino contemporâneo que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização. Com essa visão, o objetivo é que todos os estudantes — crianças, adolescentes e até alunos do ensino superior — tenham direito à educação em um só ambiente.

Qual é a importância da inclusão?

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

Qual a importância das políticas públicas na educação inclusiva?

As políticas públicas são fundamentais para a implantação de um sistema educacional inclusivo no país, pois através delas são definidas e implementadas normas, diretrizes, programas e ações que irão chegar às escolas de todo o país.

Quais são as políticas inclusivas?

As políticas inclusivas, assim, podem ser entendidas como estratégias voltadas para a universalização de direitos civis, políticos e sociais. Elas buscam, pela presença interventora do Estado, aproximar os valores formais proclamados no ordenamento jurídico dos valores reais existentes em situações de desigualdade.

Quais as políticas públicas de inclusão do nosso país?

Na Proteção Básica, há o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ambos cofinanciados pelo Ministério da Cidadania. Há ainda o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Pessoa Idosa.

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