Qual é o objetivo da educação física inclusiva?

Perguntado por: Yasmin Tatiana Campos Barros Brito  |  Última atualização: 31. März 2022
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A Educação Física Inclusiva pode ser explicada como “educação física para todos”, a qual tem como objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas todos os alunos.

Qual o objetivo da educação física inclusiva?

Você já ouviu falar em educação física inclusiva? A prática nada mais é do que o direito à atividade física para todos. Isso significa dizer que o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor deve ser garantido, também, para os alunos com algum tipo de deficiência.

Qual é o principal objetivo da educação física?

[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...

Quais são os benefícios da educação inclusiva?

A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.

Quais são os benefícios da inclusão?

Ela aumenta a tolerância, auxilia a convivência em sociedade, traz mais bagagem cultural e proporciona a empatia.

Educação Física Inclusiva: Inclusão nas Aulas de Educação Física

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Quais os benefícios que a inclusão traz aos alunos e professores?

Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores? ... A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

Quais são as atividades físicas inclusivas?

Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016 , um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão .

Qual é a importância da inclusão social na educação física?

Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.

Como podemos trabalhar a inclusão social na educação física?

Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...

Como a inclusão pode ser inserida nas aulas de educação física?

A Educação Física Inclusiva resulta do convívio social de todos os alunos, independente do seu talento, deficiência, origem sócio-econômica, étnica ou cultural, cujo objetivo é trabalhar corpo e movimento, sendo consideradas todas as características dos educandos em todas as suas dimensões, tais como: cognitivas, ...

Como a educação física pode trabalhar com a inclusão?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

São exemplos de atividades inclusivas Cite alguns?

Atividades físicas inclusivas

O estudante que conseguir pegar a bola troca de lugar com aquele que a jogou. Essa é mais uma atividade de Educação Física Inclusiva e tem como objetivo fazer a bola cruzar a rede, assim como no vôlei tradicional, mas com regras flexíveis.

O que é uma atividade inclusiva?

Atividades inclusivas são estratégias pedagógicas, que objetivam construir oportunidades reais de aprendizagem para todos os alunos. Permitem a interação de todas as crianças em sala de aula, levam em consideração as peculiaridades dos alunos e suas diversas maneiras de aprender.

Quais características do esporte inclusivo?

Nessa atividade, as principais alterações são: o uso de bola com guizo e a participação de goleiros e chamadores sem deficiência visual, que têm o papel de orientar os outros jogadores. Como outro exemplo, podemos citar o basquete em cadeira de rodas, praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora.

Por que a inclusão é importante?

Qual a importância da inclusão social? ... Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.

Qual a importância da inclusão na educação infantil?

Como mencionado no tópico anterior, a inclusão na Educação Infantil é uma ação social e cidadã muito importante, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e também promove um aprendizado valiosíssimo para todos os alunos, que é o respeito às diferenças.

Quais são os benefícios da inclusão digital?

Abrir as janelas do conhecimento é o primeiro benefício da inclusão digital. O acesso a diferentes culturas, saberes locais dos mais remotos cantos do planeta e todo tipo de informação que se desejar a um clique precisa ser possível a muito mais pessoas. O conhecimento existe para ser compartilhado e multiplicado.

Como elaborar atividades inclusivas?

Como desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas

O ponto de partida deve ser o próprio estudante. É preciso empenhar-se em conhecê-lo bem. Partir do seu repertório e dos seus eixos de interesse torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais espontâneo, prazeroso e significativo.

Como criar uma atividade inclusiva?

Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.

O que é um jogo inclusivo?

Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.

Quais são as atividades adaptadas?

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. ... A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.

Quais as atividades podem ser usadas para alunos com deficiência?

12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual
  • Vôlei sentado. ...
  • Jogo de passes. ...
  • Montar o robô com formas geométricas. ...
  • Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  • Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  • Canção nos palitos de picolé ...
  • Memorização de letra e imagem. ...
  • Contar os palitos.

São exemplos de esportes adaptados?

5 tipos de esportes adaptados mais praticados no Brasil
  1. Basquete. No basquete, a altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ...
  2. Natação. ...
  3. Tênis de mesa. ...
  4. Atletismo. ...
  5. Bocha.

Quais os conteúdos da educação física podem ser trabalhados na educação especial?

Seu foco é o desenvolvimento da cultura corporal de movimento. Atividades como ginástica, dança, jogos e esportes, conteúdos de qualquer programa de atividade física, devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si).

Qual a importância da educação física na Educação Especial?

Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

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