Qual é o objetivo da descrição?
Perguntado por: Renato Amorim | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)
A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.
Como é definida a descrição?
A descrição pode ser definida como a ação de detalhar as características e os elementos de certos objetos, lugares e pessoas através de palavras, explicando sua morfologia e suas qualidades. O processo de descrição deve ser precedido pela observação.
O que é descrição e exemplos?
O que significa Descrição:
Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.
Como se faz uma descrição?
Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.
Quais são os tipos de descrição?
Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma: Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada.
❤ Descrição Subjetiva e Descrição Objetiva.
Como fazer a descrição de um texto?
- Há um observador, que pode ser um narrador, personagem, colunista… ...
- Foco no objeto descrito;
- Presença de adjetivos ou frases que qualificam esse objeto e de comparação;
- Uso de verbos de ligação;
- Relato de fatos concretos, sem muita divagação;
Como é organizado um texto descritivo?
Estrutura Descritiva
A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Qual é o significado de descrição e discrição?
Vamos lá: Descrição: substantivo que significa detalhar, representar algo através de palavras, tendo como par o verbo descrever. Discrição: substantivo que significa agir com modéstia e reserva, sem chamar a atenção ou cometer excessos, tendo como par os adjetivos discreto/discreta.
Como fazer uma frase com a palavra descrição?
- Aquela descrição de Eça de Queiroz me arrepiou.
- Devemos fazer uma descrição na prova de redação.
- No LinkedIn inserimos a descrição do nosso perfil profissional.
- Concorri àquela vaga de emprego pela descrição do cargo.
- Na delegacia, Alana fez a descrição do sujeito para o policial.
Qual o sinônimo da palavra descrição?
34 sinônimos de descrição para 3 sentidos da palavra descrição: Exposição oral ou escrita: 1 definição, explicação, exposição, narração, relato, resenha, apresentação, contagem, detalhamento, notícia, relatório.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como se faz um relatório descritivo?
- Introdução – o objeto descrito é apresentado ao leitor;
- Desenvolvimento – caracterização do objeto, sua função, finalidade. Todos os aspectos são apresentados, de forma subjetiva ou objetiva.
- Conclusão – nesse tópico a descrição é finalizada.
O que é texto descritivo e onde eles são encontrados?
A descrição é encontrada em diversos gêneros textuais
Os textos descritivos são uma espécie de apoio ao texto narrativo, injuntivo e a argumentação. Também são encontrados em biografias, reportagens, relatos históricos ou de viagens, lista de compras, anúncios de classificados e até currículos.
O que é um texto descritivo *?
O texto descritivo é aquele que apresenta uma enumeração de características de algum objeto ou fenômeno observado. Essa enumeração pode se basear numa análise objetiva, em que se prioriza aspectos externos e visuais, ou numa análise subjetiva, que enumera sensações e emoções que tais características provocam.
Como se começa um texto?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Como fazer uma auto descrição exemplos?
Podemos começar esta descrição dando nosso nome completo, local de nascimento e idade, bem como local de residência atual. Para continuar com uma descrição de você mesmo, terá que pôr seus diplomas acadêmicos, isto é, sua formação, seus cursos e suas habilidades.
Qual é a diferença entre relato e relatório?
Um relato é uma narrativa em que alguém relata o que aconteceu ou está acontecendo. Pode ser feito por escrito, mas também pode ser um relato oral. Pode ser mais ou menos direto ou objetivo, fiel aos fatos ou vago, claro ou confuso. Um relatório, por outro lado, é sempre um documento.
Como fazer um relatório Descritivo-analítico?
Deve conter as contribuições mais recentes e mais relevantes sobre o assunto. Para isso, vocês devem utilizar citações (diretas, indiretas e/ou mistas) de trechos destacados das obras dos autores que embasam o trabalho apresentado.
Como fazer um relatório de um fato ocorrido?
...
O que deve constar em um relatório de ocorrências?
- Data e local da ocorrência;
- Descrição do sinistro;
- Pessoas envolvidas;
- Prejuízos gerados pela ocorrência.
Como começa um texto descritivo?
- Use adjetivos para detalhar o objeto descrito: ...
- Demonstre o objeto descrito com o uso de verbos de ligação: ...
- Procure usar os verbos no pretérito imperfeito e no presente do indicativo para descrever cenas:
Como iniciar uma redação descritiva?
Para fazer uma boa redação descritiva, é importante não fugir do tema e ter sensibilidade ao falar de objetos, pessoas e lugares. A descrição precisa ser detalhada na medida certa, para não cansar o leitor mas, ao mesmo tempo, fazer com que ele imagine as cenas exatamente como o autor queria.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Qual a importância da diversidade no mercado de trabalho?
O que é força de um exemplo?