Qual é o nome desse traço?

Perguntado por: Bruna Erica Sousa Fernandes  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.

Qual é o nome desse traço _?

Underline ( _ ), também conhecido por underscore ou subtraço, é um símbolo gráfico usado como sinal de separação de palavras, principalmente em comunicações informáticas onde o espaço não é interpretado como uma informação válida.

Qual é o nome dos sinal?

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Quando usar traço no texto?

Usos do travessão
  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Quando se usa a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Sinais de pontuação | exclamação, interrogação, vírgula, dois pontos, travessão, aspas, reticências

15 questões relacionadas encontradas

Porque por quê ou porquê?

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Quando se usar o traço em uma redação?

Como usar travessão na redação
  1. Substituir os dois-pontos;
  2. Destacar termos;
  3. Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;
  4. Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).

Quando usar meia risca no texto?

Pode ser usada em intervalos ou sequências, ou seja, quando se quer considerar números ou letras que pertencem a um intervalo sem ter a necessidade de escrever todos os caracteres (“O apostador da Mega-Sena marcou apenas os números 01–06 e ganhou o prêmio sozinho.”).

Quando se usa traço na redação?

Prefixos terminados com a mesma vogal que inicia o segundo elemento. Quando uma palavra possui um prefixo que termina com a mesma vogal que se inicia a próxima palavra/elemento você deve usar hífen.

O que é tecla de Cerquilha?

A principal função dos botões cerquilha (#) e asterisco (*) nos teclados é a de acionar recursos adicionais, geralmente oferecidos pelas companhias telefônicas, em telefones fixos ou móveis.

O que significa os três pontos?

Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento.

Qual é a função do apóstrofo?

d) Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e da preposição de, em combinação com substantivos: borda-d'água, cobra-d'água, copo-d'água, estrela-d'alva, galinha-d'água, mãe-d'água, pau-d'água, pau-d'alho, pau-d'arco, pau-d'óleo.

Qual nome da _?

O traço inferior, muito empregado em endereços de e-mail (seu_nome@exemplo.com), é chamado por grande parte das pessoas de underline. No entanto, conforme a língua inglesa sugere, o termo mais apropriado para se referir ao caractere é underscore.

Como usar o meio traço?

Muito confundido com o hífen e com o travessão, a meia-risca ou meio-traço [ – ] é um sinal gráfico usado para unir elementos enumerados em série, como letras ou números, separando as extremidades de um intervalo e indicando ausência.
...
Exemplos de uso da meia-risca
  1. 1983–2013;
  2. J–M;
  3. a ponte aérea São Paulo–Manaus.

Quando usar hífen e meia-risca?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

O que é meio-traço?

A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul. Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”.

Pode usar vírgula antes de travessão?

Assim como ocorre com parênteses, não se utiliza vírgula antes do travessão, embora seja permitido utilizá-la após o segundo travessão, caso a vírgula seja necessária para a oração.

Quando se usa a barra?

Tradicionalmente, a barra tem sido utilizada para substituir o sinal horizontal nos números fraccionários (barra de fracção, ex.: ½), ou para abreviaturas (barra de abreviatura, ex.: a/c [aos cuidados de], s/ [sem], etc.) Além disso, a barra passou também a ser usada com função disjuntiva (ou).

Para que serve o travessão exemplo?

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?

Por que se usa travessão?

Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Por que porque Por quê ou porquê são os quatro tipos?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Artigo anterior
Como fazer um cupom fiscal no Word?
Artigo seguinte
Estou com diarreia pode ser Covid?