Qual é o nome da larva do sapo?

Perguntado por: Catarina Vitória Barbosa  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.

Qual o nome das larvas desse animal?

Girino é a larva de anuros (como as rãs e sapos), caudados e ápodes. O anfíbio tem forma de peixe, com uma longa e musculosa cauda, sem membros e com brânquias externas, nas primeiras fases. Os girinos normalmente se desenvolvem na água e sofrem metamorfoses antes de chegar ao estado adulto.

Como é a metamorfose do sapo?

A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas. Gradualmente, ele perde a cauda e desenvolve quatro patas, tornando-se um sapo adulto.

Como as larvas respiram?

Quando a larva nasce, ela se alimenta da polpa e vai cavando túneis que também se enchem de ar. O animal respira por dois orifícios, chamados espiráculos, localizados na extremidade oposta à da boca.

Como as larvas de anfíbios respiram?

No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar. ... A pele dos anfíbios é bem vascularizada, isto é, com muitos vasos sanguíneos.

APRENDENDO SOBRE OS SAPOS

45 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de respiração dos répteis?

A respiração dos répteis é pulmonar, mesmo naquelas espécies que vivem no ambiente aquático, como as tartarugas marinhas. Apresentam rins como órgãos responsáveis pela excreção, e o principal produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico.

Como ocorre o desenvolvimento dos sapos?

A reprodução é sexuada e externa. Os ovos são postos na água, onde nascem os jovens girinos, que possuem cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, depois as anteriores, e a cauda encolhe.

Como é o desenvolvimento dos anfíbios?

No desenvolvimento direto o animal nasce com aparência semelhante à do adulto, enquanto no desenvolvimento indireto eclode um organismo sob a forma de uma larva aquática com respiração branquial que, na metamorfose transforma-se em um adulto de hábito terrestre e com respiração pulmonar.

Como são chamadas as larvas das Rãs?

As larvas de sapos, pererecas e rãs são chamadas de girinos. Na água, a larva respira por meio de brânquias, como os peixes. ... A fase de girino é uma etapa no desenvolvimento de muitos anfíbios.

Qual é a classe da larva?

A larva pode ser primária, quando o plano do corpo é sensivelmente diferente da forma adulta e é morfologicamente distinta do adulto, como o caso do ouriço-do-mar, que no estado larval é simetricamente bilateral, enquanto que adulto é pentarradial, ou é secundária, quando larva e adulto possuem o mesmo plano básico do ...

Qual a classe da larva?

Desenvolvimento indireto de Artrópodes da Classe dos insetos, mostrando as metamorfoses presentes, onde: a) é a larva, chamada nesse caso, de lagarta; b) pupa, chamada de casulo; c) organismo adulto, neste caso, uma borboleta. A fase larval das borboletas é chamada de lagarta.

Qual o tipo de desenvolvimento dos répteis?

O desenvolvimento embrionário é direto (sem fase larval) e, geralmente, o ovo é depositado no ambiente externo para ser eclodido, fazendo dos répteis organismos ovíparos. ... Além da casca espessa, o ovo dos répteis conta com anexos embrionários, que irão auxiliar no desenvolvimento do embrião.

Qual é o tipo de desenvolvimento dos répteis?

Nos répteis o desenvolvimento é direto, não havendo estágios larvais e a maioria é ovípara, mas existem alguns lagartos e cobras que podem apresentar ovoviviparidade ou viviparidade. A ectotermia foi outra importante evolução deste grupo de animais que permitiu a independência em relação à temperatura.

Como é a excreção dos anfíbios?

Sistema excretor

A excreção dos anfíbios ocorre através dos rins que são ligados a ureteres e a bexiga ligada a cloaca. O material excretado se diferencia a depender da fase da vida do animal: quando girinos excretam amônia, já quando adultos excretam ureia em água.

Como é a reprodução de um sapo?

Na natureza, a reprodução nos anfíbios Anura (rãs, sapos e pererecas) é precedida por uma vocalização do macho para atrair a fêmea. O acasalamento ocorre na água, com fecundação externa. ... “O macho abraça o dorso da fêmea, e simultaneamente ocorre a liberação dos gametas e, em consequência, a fecundação.

Quais as características de um sapo?

Os sapos são fisicamente mais troncudos, possuem glândulas paratoides, têm pele mais rugosa e seca e são mais terrestres do que as rãs e as pererecas. ... Os sapos não têm dentes fortes, apenas um serrilhado frágil e, portanto, não mordem ou mastigam os animais que constituem sua dieta.

Onde vivem os sapos?

Os sapos podem ser encontrados em todas as partes do mundo, exceto em lugares muito frios. Em geral, os sapos habitam locais úmidos, como próximo de riachos, lagoas, igarapés e brejos. Isso porque o seu modo de vida é fortemente relacionado com a água.

Como nascem os girinos?

Do ovo nasce o girino, a forma larval dos anuros. Eles vivem em ambiente aquático, apresentam brânquias e uma cauda bastante desenvolvida, além de não possuírem pernas. ... Durante o processo de metamorfose dos anuros, os girinos ganham seus membros.

Como se criar um sapo?

Sapos costumam viver bem com a temperatura e a luz ambientes, sendo dispensável equipar o aquário com lâmpadas ou aquecedores. Não deixe o viveiro diretamente exposto à luz solar, que, em excesso, pode ser prejudicial a anfíbios. Para criar dois sapos ou mais juntos, será necessário um aquário maior.

Qual órgão é utilizado pelos répteis para a respiração?

Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões. Uma exceção a essa afirmação são as tartarugas, que possuem uma respiração acessória. Nesses animais observa-se trocas gasosas ocorrendo em órgãos como a cloaca e a faringe.

Qual o tipo de excreção dos répteis?

A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. ... Os répteis eliminam seus resíduos na forma de ácido úrico, uma substância pouco solúvel em água e menos tóxica que a amônia.

Qual o órgão responsável pela respiração dos répteis?

Sistema Respiratório

Os répteis apresentam uma respiração completamente pulmonar, sendo que estes contém alvéolos pulmonares, tornando as trocas gasosas eficientes.

Qual é o sistema nervoso dos répteis?

Além disso, possuem um sistema nervoso constituído por encéfalo e nervos que saem da medula espinhal. Apresentam um sistema sensorial com grandes adaptações, como os órgãos de Jacobson, que possuem função olfativa, e as fossetas loreais, que conseguem captar o calor, ajudando, assim, na localização das presas.

Artigo anterior
Como descrever um roteiro?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora a portabilidade?