Qual é o nome científico da acerola?

Perguntado por: Rúben Matias Castro de Garcia  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas é um arbusto da família das malpighiáceas. O fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.

Qual o nome científico do pé de acerola?

Nome científico: Malpighia punicifolia L.

Qual o nome popular da acerola?

Nome Científico: Malpighia glabra L. Nomes Comuns: ACEROLA, CEREJA-DAS-ANTILHAS. Família: Malpighiaceae.

Quais são os benefícios da acerola?

A seguir, veja os principais benefícios da acerola e se há contraindicações.
  • Fortalece o sistema imunológico. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Previne problemas gastrointestinais. ...
  • É benéfica para o coração. ...
  • Faz bem para a tireoide. ...
  • Contribui com a absorção do ferro. ...
  • Melhora a função cerebral. ...
  • É benéfica para a visão.

Qual é a origem da acerola?

O cultivo de acerola teve um forte crescimento a partir do final do século XX, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.

Nome científico é Malpighia emarginata. Acerola veja que maravilha.

37 questões relacionadas encontradas

Quem criou a acerola?

Foram os imigrantes japoneses que trouxeram a acerola para o Brasil, cultivando-a inicialmente na região amazônica. A partir do latim “ficus” surge o figo, fruto da figueira, que está no idioma português desde o século 13. Curiosamente, há uma ligação dessa fruta na origem da palavra fígado.

Quem descobriu acerola?

Terceira mulher a concluir o curso de engenharia agrônomica no estado, no ano de 1948, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeida trouxe as primeiras sementes da fruta ao território nacional. O nome acerola sequer existia – as sementes eram de “cereja das antilhas”.

Pode tomar suco de acerola todos os dias?

O suco de acerola pode ser consumido todos os dias, mas o ideal é que a bebida tenha pouco ou nenhum açúcar, tendo em vista que a fruta já tem um açúcar natural.

Qual fruta tem mais vitamina C acerola ou laranja?

Rica em fitoativos anti-inflamatórios, a acerola possui cerca de 23 vezes mais vitamina C do que a laranja, com 1677 mg contra 65mg.

Quais são as vitaminas que tem na acerola?

Além, de vitamina C, a acerola é rica em vitamina A, ácido fólico, riboflavina B2, niacina, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre. Suas As fibras alimentares ajudam no bom funcionamento do sistema digestório, ajudando a eliminar aquilo que não é bom para o organismo.

Qual a diferença de acerola e pitanga?

Não se deixe enganar pela aparência: ambas as frutas fazem uma grande diferença na dieta. Antes de tudo, cabe ressaltar que a acerola é a fruta à esquerda da imagem, enquanto a pitanga está à sua direita. À medida que passamos os olhos pela tabela nutricional abaixo, fica claro que elas têm bastante coisa em comum.

Qual a diferença de acerola e cereja?

Quando madura, a Acerola é vermelho brilhante, por fora, parecido com uma cereja. Mas, ao contrário da sua sósia, A polpa é alaranjado leve, quando maduras, e possui um sabor que vai do azedo ao ácido adocicado, a fruta contém cerca de 80 por cento de suco e 3 sementes.

Para que serve chá de folha de acerola?

Efeito antioxidante

Classificada como um antioxidante, a vitamina C também é importante para o tecido conjuntivo e atua na formação de uma proteína empregada na construção da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Quantos tipos de pé de acerola existe?

Existem mais de 40 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil e as principais são Apodi, Cabocla, Cereja, Okinawa, Rubra e Sertaneja. A aceroleira é uma planta rústica que se desenvolve bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente à temperatura próxima a zero grau Celsius.

Como é a árvore de acerola?

Características físicas do pé de acerola. O pé de acerola é uma árvore que pode alcançar até 4 metros de altura, quando plantados no solo. Para o plantio em vasos, a sua altura também é satisfatória, crescendo entre 2 e 3 metros em vasos grandes. Além disso, os seus galhos são finos, mas muito rígidos.

Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Camu-camu. De origem amazonense, é a fruta com maior índice de vitamina C: cerca de 2880 mg 100 g de polpa, contra 40 mg para a mesma quantidade de laranja.

Qual é a fruta que tem mais vitamina C?

A fruta com o mais alto teor já descoberto dessa vitamina é o camu-camu, originário das regiões alagadiças da Amazônia chamadas de igapós. De cor vinho e do tamanho de uma jabuticaba, o camu-camu apresenta concentração média de 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa.

Quais são as frutas mais ricas em vitamina C?

Alimentos ricos em vitamina C
  • Acerola - 1.800 mg;
  • Kiwi - 91 mg;
  • Laranja - 55 mg;
  • Suco de limão puro - 79 mg em 100 ml;
  • Morango - 60 mg;
  • Abacaxi - 50 mg;
  • Salsa - 183 mg;
  • Tangerina - 45 mg.

Quais os malefícios da acerola?

Como há poucos estudos a respeito das propriedades da acerola, não há registros oficiais de contraindicações exatas quando se trata de seu consumo. Recomenda-se apenas o seu consumo moderado (não mais do que 6-8 acerolas por dia), principalmente para aqueles que têm sensibilidade e irritação gástrica.

Quem tem problema nos rins pode tomar suco de acerola?

Consuma mais frutas cítricas

Abacaxi, acerola, laranja, limão e maracujá possuem citrato, que é um colaborador natural preventivo na formação de pedras.

Quem tá com pressão alta pode tomar suco de acerola?

Por ser uma fonte de potássio, a acerola ajuda a regular a pressão arterial diminuindo os riscos das pessoas que sofrem com hipertensão.

Quem trouxe a acerola para o Brasil?

A acerola chegou ao Brasil em 1958. Adaptou-se e disseminou-se pelo território brasileiro através do empenho pessoal da engenheira agrônoma e professora, Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que a trouxe da Costa Rica, na bagagem pessoal.

Quando surgiu acerola?

Além disso, contém as vitaminas A, B1, B2 e B3 e cálcio, ferro e fósforo. No Brasil, a acerola começou a ser cultivada no início do século XX, no estado de Pernambuco. Hoje, é um produto muito importante da região Nordeste, típico das pequenas propriedades.

Artigo anterior
Como acontecem as relações interpessoais em sala de aula?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a válvula biológica?