Qual é o hospedeiro definitivo da cólera?

Perguntado por: Luna Bianca Fonseca  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

O ser humano é o único hospedeiro natural do agente causador, cuja infecção determina imunidade permanente contra a enfermidade.

Quais são os tipos de hospedeiros?

H
  • Hospedeiro: é o organismo que alberga o parasito.
  • Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada. ...
  • Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada.

O que é hospedeiro definitivo intermediário é temporário?

Intermediário abriga um parasita na fase de larva. Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta. Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário. Se o parasita se reproduz sexuadamente, o hospedeiro é definitivo.

Quais são respectivamente os hospedeiros definitivo e intermediário do parasita?

e) O homem e o porco são os hospedeiros intermediários e definitivos, respectivamente. Alternativa “d”. O homem é hospedeiro definitivo da Taenia solium. Quando ingerimos carne crua ou mal passada contendo cisticercos, desenvolvemos a teníase.

Qual a função do parasita do hospedeiro definitivo?

Hospedeiro definitivo é o que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que aloja o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada. ... O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para a parasita.)

Conheça detalhes sobre a cólera

15 questões relacionadas encontradas

Qual a função do hospedeiro?

Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.

Quais são as ações dos parasitos sobre o hospedeiro?

- Ação mecânica: podem interferir no fluxo alimentar e na absorção dos alimentos; - Ação tóxica: produzem substancias que podem ser toxicas para o hospedeiro; - Ação traumática: produzem lesões nos tecidos dos hospedeiros; - Anóxia: podem consumir oxigênio presente nas hemoglobinas e causar anemias.

Quais são respectivamente os hospedeiros definitivo e intermediário do parasita esquistossomose?

A esquistossomose é uma doença infecto-parasitária provocada pelo platelminto Schistosoma mansoni. O homem é o hospedeiro definitivo de maior importância epidemiológica desse platelminto, enquanto caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, são os hospedeiros intermediários.

Quem é o hospedeiro definitivo desse verme?

O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente. Os ovos são eliminados por meio das fezes no ambiente, ocasionando a contaminação das coleções hídricas naturais(córregos, riachos, lagoas) ou artificiais (valetas de irrigação, açudes e outros).

Quais são os hospedeiros intermediários e definitivos da Taenia solium e Taenia saginata?

saginata é o homem. O hospedeiro intermediário da T. solium é o porco ou o javali, e da T. saginata, o boi.

O que define um hospedeiro como definitivo intermediário e Paratênico dê exemplos?

Como exemplo, o caramujo é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Hospedeiro paratênico ou de transporte – é um ser vivo que serve de refúgio temporário e de veículo até que o parasita atinja o hospedeiro definitivo. O parasita não evolui neste hospedeiro.

Qual é o hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica?

Os Limneídeos podem atuar como hospedeiros intermediários da Fasciola hepatica (Trematoda: Fasciolidae), trematódeo de grande importância econômica em áreas de criação de bovinos e ovinos.

Qual o hospedeiro intermediário da Doença de Chagas?

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro.

Quais são os fatores do hospedeiro?

Os fatores do hospedeiro são os que determinam a exposição de um indivíduo, sua suscetibilidade e capacidade de resposta e suas características de idade, grupo étnico, constituição genética, gênero, situação socioeconômica e estilo de vida.

Quem é o hospedeiro e quais são os parasitas?

Chamamos de parasita o organismo que retira seu alimento do outro indivíduo e de hospedeiro o indivíduo que está sendo parasitado.

O que é hospedeiro primário e secundário?

O hospedeiro primário ou definitivo é aquele em que o agente chega à maturidade ou passa por sua fase sexuada. O secundário ou intermediário é aquele que se encontra em fase larvária ou assexuada.

Quem é o transmissor da esquistossomose?

O que é Esquistossomose? É uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.

Qual o nome do verme causador da barriga d'água?

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

Qual a função dos vermes?

Muitos também são parasitas, como a tênia e a lombriga, e podem ser também predadores, herbívoros, detritívoros, filtradores. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel ecológico muito importante.

Qual o hospedeiro intermediário da esquistossomose Brainly?

O hospedeiro intermediário da esquistossomose é um molusco da água doce - planorbídeo -, conhecido popularmente por caramujo ou caracol.

Quais são os fatores que podem influenciar na relação do parasito com o hospedeiro?

A estrutura de comunidades em associações hospedeiro-parasita é determinada por uma variedade de fatores tais como idade e estrutura genética da população de hospedeiros, hábitos de alimentação e habitat utilizado pelo hospedeiro, bem como por interações entre as espécies de parasitas15.

Como os parasitas agem?

Os parasitas podem passar de um hospedeiro para outro através do ar, da água, de alimentos contaminados e de fezes. Alguns parasitas dependem de um terceiro organismo para contaminar seu hospedeiro. Os protozoários plasmódios, por exemplo, se disseminam por meio da picada de certos mosquitos.

O que é ação compressiva?

❖ Ação compressiva – Com o desenvolvimento e crescimento, o parasito comprime os órgãos próximos e provoca modificações nos mesmos. ❖ Ação destrutiva – É comum nas parasitoses, os parasitas destruírem os tecidos. Ex.: A ação dos ancilostomídeos arrancam pedaços da mucosa intestinal com seus aparelhos bucais.

Qual a função do hospedeiro intermediário?

De acordo com a biologia, hospedeiro intermediário (palavra derivada do latim hospitator, que significa hóspede) é um organismo que abriga outro, tanto no seu interior, quanto no exterior, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.

O que é hospedeiro em epidemiologia?

Hospedeiro. Trata-se de um ser vivo de qualquer espécie que ofereça, em condições naturais, subsistência ou alojamento a um agente infeccioso.

Artigo anterior
Quanto custa ginecologista?
Artigo seguinte
Quais os benefícios de restaurar o ecossistema?