Qual é o curativo que fecha totalmente a ferida quando a pele precisa ficar totalmente isolada do ambiente externo e do possível contato com bactérias e fungos?

Perguntado por: Hélder Morais  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Já o curativo oclusivo é aquele que fecha totalmente a ferida, quando a pele precisa ficar totalmente isolada do ambiente externo e do possível contato com bactérias e fungos. Precisa absorver totalmente os líquidos (sangue, secreções, pus) e manter o isolamento térmico da pele.

Qual o tipo de curativo para ferida infectada?

Curativos com Carvão Ativado

A prata exerce ação bactericida. Indicação: feridas fétidas, infectadas e exsudativas.

Quando fazer curativo oclusivo?

CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo.

Como fazer um curativo contaminado?

Um curativo que pode ter aderido à ferida pode ser embebido em água ou solução salina por alguns minutos e então removido com tração suave; isso minimizará a remoção do tecido de granulação com o curativo.

O que é um curativo compressivo?

Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão. Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos.

Feridas que não cicatrizam - Dr. Paulo Müller Dermatologista

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de curativos?

5 tipos de curativos
  • Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
  • Hidrogel. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Antissépticos. ...
  • Hidrocolóide.

Quais são os 4 tipos de curativos?

Existem muitos tipos de machucados e consequentemente várias soluções possíveis, fique atento para os tipos de curativos mais comuns no tratamento de feridas abertas:
  • Compressas. ...
  • Curativos adesivos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

Para que serve o curativo de Hidrocoloide?

É um curativo que promove o desenvolvimento de um meio úmido, acelerando o processo de cicatrização. Oferece um alto poder de absorção e durabilidade, reduzindo o número de trocas. Indicado para o tratamento de feridas com leve e moderada exsudação.

Quais os tipos de curativos e suas finalidades?

Curativos oclusivos ou semi-oclusivos

É usado em caso de pequenos sangramentos ou secreções, que são absorvidos pelo curativo. Já o tipo oclusivo é utilizado quando não se deve ter contato entre a ferida e o ar, evitando a possibilidade de infecção por bactérias e fungos.

O que é um curativo asséptico?

O curativo é uma técnica asséptica que visa a restauração tecidual e a aceleração do processo cicatricial. Favorece também a: I. Proteção contra traumas mecânicos.

Como é feito o curativo oclusivo?

Oclusivo. Além dos curativos simples, também temos o oclusivo. Nesse tipo de curativo é feita a completa cobertura do ferimento por meio de gaze estéril ou chumaço para impedir o contato com bactérias e fungos, com total fixação.

Qual o melhor curativo para cicatrização?

No caso de feridas maiores, não infectadas, queimaduras de 2º grau, feridas secas ou moderadamente úmidas, ou feridas de decúbito, escaras ou úlceras nas pernas, o médico pode recomendar um curativo de hidrogel, que permite trocas gasosas, e é impermeável a líquidos ou bactérias, e acelera a cicatrização da pele.

O que são feridas limpas contaminadas e infectadas?

Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.

Qual tipo de curativo que é rápido para curar ferida aberta?

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos.

O que passar na ferida para não infeccionar?

Ferida inflamada: o que fazer? As recomendações do que fazer para cuidar de feridas inflamadas consistem em manter o local limpo, preferencialmente com um curativo para evitar que partículas invadam a lesão, e aplicar pomadas para prevenir infecções.

Como limpar a ferida infectada?

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Quais os curativos mais utilizados?

Os tipos de curativos mais utilizados são: gazes, filme transparente, hidrocolóide, hidrogel, espuma de poliuretano, alginatos, carvão ativado com prata, colágeno e fatores de crescimento.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.

Quais os curativos que o técnico de enfermagem pode fazer?

Aos técnicos de enfermagem cabem a realização dos curativos nas lesões de pressão de grau 1/1 e 2/11, e quando prescrito e capacitado pelo enfermeiro as de grau 3/111, assim como assistir o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência (COFEN, 2015).

Qual ferida usar hidrocoloide?

O hidrocolóide em placa é indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, como escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele, mas também para prevenção ou tratamento de úlceras por pressão não infectadas(1,2).

Pode colocar curativo hidrocoloide em ferida aberta?

Além disso, o curativo hidrocoloide NÃO é recomendado em alguns casos, como: Em queimaduras de terceiro grau; Em feridas com tecido desvitalizado ou com necrose; Em feridas criticamente colonizadas ou infectadas.

Quando não usar hidrocoloide?

Importante: esse tipo de curativo não é recomendado para tratamento de: Queimaduras de 3ºgrau; Feridas com tecido desvitalizado ou necrosados; Feridas criticamente colonizadas ou infectadas por bactérias.

Quais são os tipos de feridas e curativos?

As classificações de feridas são:
  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Quais são os tipos de cicatrização?

3.3- Tipos de cicatrização de feridas

Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar, que dependem da quantidade de teci- do lesado ou danificado e da presença ou não de in- fecção: primeira intenção, segunda intenção e tercei- ra intenção (fechamento primário retardado).

Quais são os tipos de coberturas para feridas?

As coberturas podem ser classificadas quanto ao desempenho (GOMES; BORGES, 2008) como:
  • Passivas: protegem e cobrem as feridas;
  • Interativas: mantêm um microclima úmido, facilitando a cicatrização;
  • Bioativas: fornecem elementos necessários à cicatrização, estimulando a cura das feridas.

Artigo anterior
Quanto tempo de vida tem uma pessoa obesa?
Artigo seguinte
Como responder não a uma vaga de emprego?