Qual é o conjunto de fatores que aumentam a densidade de uma população?

Perguntado por: Mafalda Raquel de Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Os nascimentos e as imigrações (a chegada de novos indivíduos) são fatores que aumentam uma população. Por outro lado, a densidade populacional diminui quando ocorrem mortes ou emigrações (a saída dos indivíduos daquela população).

Quais são os fatores que influenciam a densidade da população?

Fatores da densidade de uma população

A densidade populacional pode ser influenciada por diversos fatores, sendo os principais a natalidade e a imigração (fatores de acréscimo) e a mortalidade e a emigração (fatores de decréscimo).

Quais são os fatores que aumentam ou diminuem a densidade das populações?

Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade.

Quais os fatores que alteram o tamanho da população?

Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).

Quais são os fatores independentes da densidade?

Os fatores independente da densidade influenciam a taxa de crescimento per capita de uma população independente da densidade populacional. Alguns exemplos incluem catástrofes naturais como incêndios florestais.

Dinâmica Populacional - Aula 02 - Módulo VIII: Ecologia | Prof. Gui

24 questões relacionadas encontradas

O que são fatores independentes?

As taxas de mortalidade e natalidade podem também variar sem provocar alterações no tamanho ou na densidade da população. Os fatores com estas características denominam-se independentes da densidade das populações e muitas vezes implicam interrelações com as condições meteorológicas.

Quais são os fatores dependentes da densidade?

Os chamados fatores dependentes da densidade são aqueles que impedem o crescimento populacional excessivo, devido ao grande número de indivíduos existentes em uma dada população: as disputas por espaço, alimento, parceiro sexual, acabam levando à diminuição da taxa reprodutiva e ao aumento da taxa de mortalidade.

Quais são os fatores que influenciam o tamanho de uma população?

Fatores que regulam o crescimento populacional

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

Quais são os fatores reguladores do tamanho de uma população?

A competição, a predação e o parasitismo são alguns dos principais fatores bióticos dependentes de densidade que regulam o tamanho das populações, uma vez que interferem diretamente, por exemplo, nas taxas de natalidade e mortalidade. À medida que a população cresce, a demanda por recursos também aumenta.

Como a população aumenta e diminui?

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Porque o crescimento populacional está diminuindo?

Outros fatores dessa desaceleração é a redução do número de filhos por mulher decorrente do uso de métodos contraceptivos; o tratamento de água; a incidência dos surtos de fome que vêm diminuindo em muitos países graças à revolução tecnológica no setor agrícola; e o maior acesso aos serviços de educação e saúde.

Quais são os quatro fatores que determinam o tamanho de uma população?

Determinantes do tamanho populacional
  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

O que é regulação populacional?

Regulação Populacional versus Limitação Populacional A regulação populacional: processo pelo qual uma população retorna a sua densidade de equilíbrio (ou amplitude de densidades).

Que fatores influenciam o crescimento das populações diferencie potencial biótico resistência ambiental e capacidade de suporte?

Potencial biótico é a possibilidade que a população encontra de sobrevivência em um ambiente propício. A resistência ambiental é o que impede que as populações cresçam conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.

Quais as três formas possíveis de distribuição dos indivíduos nas populações?

Os indivíduos em uma população podem apresentar três padrões básicos de distribuição espacial: aleatório, agrupado e uniforme (Ludwig & Reynolds 1988, Krebs 1999).

O que são fatores limitantes dê exemplos?

Descrição. Dependendo da situação concreta, o fator limitante pode ser o espaço, a temperatura, a disponibilidade de abrigo, de água, de luz ou de um qualquer nutriente ou ainda a presença de tóxicos ou inibidores.

O que é o potencial biótico?

Potencial biótico e resistência ambiental

O potencial biótico ou reprodutivo é a capacidade inata de uma população aumentar o número de componentes, em condições ambientais ótimas. O potencial biótico é bastante variável de uma espécie para outra, podendo ser muito elevado para algumas e bastante baixa para outras.

O que é o efeito Allee?

O Efeito Allee demográfico (de aqui em diante Efeito Allee) é definido como uma relaç˜ao positiva entre a aptid˜ao reprodutiva dos individuos de uma espécie e a densidade ou frequência de conespecıficos (Taylor e Hastings, 2005) (Stephens e Sutherland, 1999).

Quais são os mecanismos de regulação populacional?

Os mecanismos de regulação extrínsecos são externos e dependem do disparo de algum fator fora da própria população. Entre eles temos a competição interespecífica, restrições de alimento e espaço, variações climáticas muito fortes, intemperismo e as relações desarmônicas com outras populações (parasitismo e predatismo).

O que é flutuações populacionais?

As flutuações das populações acontecem por diversos fatores, que dependem ou não da densidade apresentada. A competição intra ou interespecíficas é pela alimentação e pelo território, podendo acarretar a morte do indivíduo.

Quais fatores que controlam a abundância de espécies nas comunidades?

Dentre eles, podemos citar os nascimentos e mortes, além dos movimentos realizados pelos organismos. O número de indivíduos de uma população irá variar em função da disponibilidade de alimento, predadores, locais para a reprodução, além de vários fatores ecológicos dentro do habitat.

Quais são as quatro taxas que determinam o tamanho e dinâmica de uma população?

  • taxa de natalidade. Número de indivíduos que nascem em um determinado intervalo de tempo.
  • taxa de mortalidade. ...
  • taxa de imigração. ...
  • taxa de emigração. ...
  • densidade populacional é a relação entre o número de indivíduos que compõem determinada população e o espaço ocupado por eles.

O que é a taxa de natalidade?

Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.

Qual a diferença entre a população e comunidade?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Como a população diminui?

Matematicamente, a quantidade de habitantes no planeta permaneceria estável, já que cada casal teria dois filhos. Na prática, porém, o que se observa é um declínio porque a quantidade de mortes – em decorrência de doenças ou causas externas – costuma superar a quantidade de nascimentos.

Artigo anterior
Como se escreve quilo com k ou q?
Artigo seguinte
Quantas toneladas de silagem de milho por hectare irrigado?