Qual é o conceito de zeugma?
Perguntado por: Iara Vicente | Última atualização: 13. April 2025Pontuação: 5/5 (71 avaliações)
Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.
O que é elipse e zeugma?
Zeugma, assim como a elipse, também é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo. Porém, na elipse, o elemento omitido fica subentendido pelo contexto. No zeugma, essa omissão se dá especificamente com um elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado.
O que é zeugma verbal?
A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.
Como explicar elipse?
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
São exemplos de elipse?
- “Seu pai cruzou o mar, [com] duas filhas na canoa. Coco pra beber e leite de leoa.
- Enjôo de vertigem, [como] viagem de avião” (Skank)
- Isto é [o] que eu espero” (Tim Maia)
- [Eu] Tremi até o chão como um terremoto no Japão. Um vento, um tufão.
- [Eu] Me vi na sua mão” (Marcelo Jeneci)
Figura de linguagem Zeugma - conceito e exemplos
Como usar a zeugma?
O zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente na frase: O bebê aprendeu a andar. E depois, a falar.
O que é Sinestesia de 5 Exemplos?
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)
O que é anáfora é um exemplo?
No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas.
São exemplos de catacrese :*?
- O dente de alho;
- A batata da perna;
- O salto de pico fino;
- A pele do tomate;
- O fio de azeite;
- A boca da garrafa;
- O braço do sofá;
- As maçãs do rosto;
Que palavras ou expressões foram omitidas por elipse ou zeugma?
Resposta: a) quantas estrelas no céu! Nessa frase há omissão por elipse, apresentando ausência da palavra Há ( sentido haver ). Quantas estrelas no céu!
O que é uma elipse verbal?
A elipse é uma figura de linguagem que consiste na omissão de algum termo que pode ser compreendido pelo contexto.
Como identificar o anacoluto?
De acordo com esses escritores, só é caracterizado anacoluto quando a frase é truncada e um pedaço do seu enunciado fica suspenso. Eu, acho que não estou passando muito bem. Nora, lembro dela toda vez que faço esse pudim. A vida, não sei como será sem saúde.
O que é figura de sintaxe exemplos?
As figuras de sintaxe estão associadas à estrutura da frase. Elipse, hipérbato, silepse, polissíndeto, anáfora e pleonasmo são exemplos desse tipo de figura de linguagem. Figuras de sintaxe atuam na estrutura da frase.
O que é metonímia é um exemplo?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que é antítese de um exemplo?
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
Quando usar prosopopéia?
Prosopopeia (termo que passou por recente reforma ortográfica e não mais recebe acento agudo), de acordo com o Houaiss, é a figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação; metagoge.
O que é Anafora por elipse?
Elipse é a ocultação de uma palavra ou expressão na estrutura do enunciado. Zeugma é um tipo de elipse em que ocorre a ocultação de um termo já mencionado na frase. Anáfora é a repetição de um ou mais termos no início de versos ou frases.
O que é Polissíndeto é um exemplo?
O que é polissíndeto? Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
Como saber se é elipse?
Dados dois pontos, F1 e F2, com distância entre eles igual a 2c, definimos como elipse o conjunto de pontos Pn, cuja soma da distância entre os pontos Pn e F1 com a distância entre os pontos Pn e F2 é sempre constante e igual a 2a.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
Qual a causa da gordura visceral?
Qual banco recebe DARE SC?