Qual é o conceito de toxicologia?

Perguntado por: Jéssica Lara Santos Mota  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Toxicologia: é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo Agente tóxico ou toxicante: substância química capaz de causar dano a um sistema biológico. ... Ação tóxica: maneira de ação do agente tóxico nas estruturas teciduais.

Qual a definição de toxicologia?

A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina.

Quais são os tipos de toxicologia?

Especialidades toxicológicas
  • Toxicologia ocupacional. ...
  • Toxicologia ambiental. ...
  • Toxicologia alimentar. ...
  • Toxicologia Forense. ...
  • Toxicologia de Medicamentos. ...
  • Toxicologia de Medicamentos. ...
  • Toxicologia Analítica.

Quais os princípios básico da toxicologia?

Alguns termos de uso freqüente em toxicologia são importantes e devem ser conhecidos, entre eles: substância perigosa, risco, toxicidade, doses, exposição, absorção, biodisponibilidade, distribuição, acumulação, biotransformação, eliminação e efeito tóxico.

Quais A divisões da toxicologia e seus conceitos?

Áreas da toxicologia

Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia – Estuda os efeitos adversos causados por tóxicos liberados no ambiente. Toxicologia Ocupacional – Estuda os efeitos dos tóxicos presentes nos ambientes de trabalho. ... Toxicologia Social – Estuda os efeitos de drogas e fármacos sem uma indicação médica.

Introdução a Toxicologia Conceitos

31 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 elementos básicos que a toxicologia se apoia?

A toxicologia se apoia, então, em três elementos básicos: 1) o agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) o sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; 3) o efeito resultante que deverá ser adverso (ou tóxico) para o SB.

Quais são as fases de intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Qual a finalidade da toxicologia?

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas sobre seres humanos, animais e plantas.

Quais os principais objetivos da toxicologia ocupacional para o trabalhador?

A Toxicologia Ocupacional é muito importante para manter a saúde e segurança no trabalho. Afinal, o seu principal objetivo é prevenir que trabalhadores expostos a agentes químicos e tóxicos sofram alterações no organismo.

Quem é o pai da toxicologia?

Mateo José Buenaventura Orfila Rotger (conhecido também como Mateu Orfila e Mathieu Orfila), químico e médico espanhol, teve um papel importante na história da toxicologia, papel este que o nomeou como “pai da toxicologia”.

Qual a diferença entre toxicidade aguda e crônica?

A toxicidade crônica é oposta à toxicidade aguda, pois a última ocorre durante um período de tempo mais curto e envolve concentrações tóxicas mais altas. Exames toxicológicos podem ser realizados para avaliar a toxicidade crônica de diferentes contaminantes.

Qual é a diferença entre o veneno droga e fármaco?

Os compostos químicos que atuam de forma benéfica no organismo são chamados de fármacos ou medicamentos. Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas.

Qual o salário de um toxicologista?

Faixa salarial

O salário pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 23.905,00.

Qual a origem da palavra toxicologia?

O nome toxicologia é derivado da palavra grega “TOXIKON”, que significa uma seta. A toxicologia moderna é definida como um estudo sobre os efeitos adversos (tóxicos) de agentes químicos e físicos em sistemas biológicos.

Quando surgiu a toxicologia?

A toxicologia moderna tem suas raízes no conhecimen- to de venenos de plantas e animais, o qual antecede a história escrita, e tem sido usada para promover a paz. d. A toxicologia moderna estuda os mecanismos pelos quais os produtos químicos inorgânicos produzem tanto efeitos desejados quanto deletérios.

O que é toxicologia do trabalho?

Toxicologia Ocupacional: o diagnóstico da exposição a riscos químicos no trabalho. Um dos objetivos da Medicina do Trabalho é a prevenção dos danos à saúde causados pelos agentes químicos no ambiente laboral. ... Um dos objetivos do PCMSO é fazer o diagnóstico precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Qual a principal via de exposição na Toxicologia Ocupacional?

Via de exposição (administração)

As principais vias de introdução de agentes químicos no organismo humano são trato gastrointestinal, pulmões e pele.

Qual a relação da toxicologia com a higiene do trabalho?

A Toxicologia Ocupacional é a área da higiene ocupacional responsável por identificar os efeitos danosos das substâncias químicas, a avaliação do risco que o trabalhador está exposto e determinar as doses com potencial nocivo para os trabalhadores.

Quais são as doenças ocupacionais do trabalho?

Principais doenças ocupacionais
  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

Qual o ramo da toxicologia?

A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo as alterações das funções fisiológicas, isto é, os efeitos nocivos causados por substâncias químicas sobre organismos vivos.

Qual o objetivo da toxicologia ambiental e onde se aplica?

A Toxicologia Ambiental é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas presentes no ambiente nos organismos vivos. ... Na toxicologia ambiental, métodos bioquímicos e fisiológicos são ferramentas indispensáveis, uma vez que servem como alerta antecipado de alterações ambientais induzidas por poluentes.

Qual a importância da toxicologia para a ciência forense?

A Toxicologia Forense consiste em uma ciência de extrema importância, pois através dela é possível detectar toxicantes nocivos ao organismo, pelo qual, engloba as análises do material biológico que levam ao resultado de alterações e danos provocados e até mesmo a causa da morte do indivíduo, que pode acontecer por ...

O que é fase Toxicocinetica?

Fase Toxicocinética: corresponde ao período de “movimentação” do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.

Quais os tipos de intoxicação exógena?

Intoxicações Exógenas

Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

Como os casos de intoxicação podem ser descritos?

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência. Hálito com odor estranho.

Artigo anterior
Quais os locais de aferição de temperatura e quais as variáveis normais de temperatura para cada local?
Artigo seguinte
O que a Bíblia fala sobre os injustos?