Qual é o conceito de intertextualidade?

Perguntado por: Kelly Soraia Baptista Abreu Neves  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso.

O que é o conceito de intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que é intertextualidade e quais os tipos?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

Quais são os recursos de intertextualidade?

Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.
  • ALUSÃO. ...
  • CITAÇÃO. ...
  • EPÍGRAFE. ...
  • METÁFRASE E PARÁFRASE. ...
  • PARÓDIA. ...
  • PASTICHE. ...
  • PLÁGIO. ...
  • TRADUÇÃO.

O que é o conceito de um texto?

Do latim textus, um texto é um conjunto coerente de enunciados, podendo estes ser escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma de um sistema e que forma uma unidade de sentido.

INTERTEXTUALIDADE: CONCEITO E TIPOS | Resumo de Literatura para o Enem

43 questões relacionadas encontradas

Como identificar o conceito de um texto?

6 – Conceitos mais importantes

Geralmente, os termos principais são seguidos de definição. Identificá-los é útil também para que quando formos construir nossos textos sabermos quais conceitos vamos articular e onde podemos encontrá-los, ou seja, que autores ou autoras os discutem e os definem.

Como definir o conceito?

Em contrapartida, conceituar é dizer sobre algo o que você conhece, sente, imagina e/ou percebe. Enquanto definir é “dizer o que é”, os conceitos podem ser quantas experiências existirem de algo. Conceito não exige uma precisão absoluta.

Quais os objetivos da intertextualidade?

Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos. Desse modo, ela pode ser utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica, propor uma nova perspectiva, produzir humor etc.

São categorias de intertextualidade exceto?

Resposta Marcada : V-V-V-V PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 0 · SÃO CATEGORIAS DA INTERTEXTUALIDADE, EXCETO: Resposta Marcada : Comunicação interna.

Quais são os tipos de paródia?

Paródia
  • Verbal: Altera uma palavra ou outra do texto original;
  • Formal: O estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados como forma de zombaria;
  • Temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.

Quais são os tipos de intertextualidade 8 tipos?

Os 8 tipos de intertextualidade
  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
  • Citação. ...
  • Epígrafe. ...
  • Paráfrase. ...
  • Paródia. ...
  • Pastiche. ...
  • Tradução.

O que é intertextualidade 2 exemplos?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

Quando ocorre a intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Qual o conceito de informatividade?

a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade ou expectabilidade da informação presente no texto..

O que é intertextualidade como fazer?

Intertextualidade implícita

É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.

Por que a intertextualidade é importante?

A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos.

Quais são os três tipos principais de textos acadêmicos?

Conheça 6 tipos de trabalho acadêmico
  1. Resumo. O resumo nada mais é do que uma síntese das ideias de um determinado material. ...
  2. Relatório. O relatório é um trabalho exclusivamente descritivo. ...
  3. Fichamento. ...
  4. Artigo científico. ...
  5. Resenha. ...
  6. Monografia ou TCC.

Onde a intertextualidade está presente?

Onde a intertextualidade pode ser feita? A intertextualidade pode ser verificada em textos, livros, trabalhos acadêmicos, músicas, propagandas publicitárias, artes plásticas, dança, entre outras manifestações.

São característica da leitura?

O leitor é também, autor do texto lido, num processo de constante construção de sentidos. Leitura é preciso salientar que ler é construir significados. Na leitura, o texto se realiza enquanto significado, é na interação com o leitor que o texto existe, coexiste ou inexiste.

Qual a importância da intertextualidade na sala de aula?

A intertextualidade pode ser um recurso muito importante para a prática de leitura do aluno, pois faz com que este leia pelo menos dois textos e faça a comparação e encontre semelhanças não só no texto verbal (escrito), como vimos nos exemplos acima, mas também não verbal (imagens) e no texto sincrético (que é a fusão ...

Como podemos trabalhar a intertextualidade em sala de aula?

Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.

Como se faz um conceito?

No desenvolvimento de um conceito para seu projeto toda a ideia é válida. Não restrinja sua criatividade pela existência de limitações técnicas ou financeiras, por exemplo. Anote e desenhe todas as ideias que vierem à cabeça. Se você acha que as pessoas devem andar por cima de seu edifício, registre isso.

O que é o conceito da filosofia?

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.

O que é um conceito em filosofia?

Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento, movido pela curiosidade, pelo questionamento do mundo e sobre os fundamentos da realidade.

Artigo anterior
Por que se chama 4K?
Artigo seguinte
Como calcular o fator diário do CDI?