Qual é o conceito de Estado?

Perguntado por: Teresa Luciana Rodrigues de Machado  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

Qual o conceito de Estado e nação?

O conceito de Estado-nação pode ser definido como a forma de organização política dos governos somados às organizações sociais ao seu redor. Nele, sociedade (Nação) e política (Estado) estão unidos. Eles apresentam seu próprio território, têm soberania e autonomia para escolher a forma de governo.

Quanto ao conceito de Estado é correto afirmar que?

Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:

É uma organização civil para administrar dado território e a sua população. Refere-se à não existência da divisão territorial determinada pelos limites geográficos. Trata-se da eleição realizada pelo povo que garante a legitimidade para pessoas governarem.

O que é o Estado para a filosofia?

Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.

Quando surgiu o conceito de Estado?

CONTEXTO HISTÓRICO: QUANDO SURGE O ESTADO? O conceito de Estado vem evoluindo desde a Antiguidade, a partir da Polis Grega e das Civitas Romana. A Itália foi o primeiro país a empregar a palavra Stato, embora tenha um significado vago.

O Conceito de Estado - Geobrasil

39 questões relacionadas encontradas

Qual foi a origem do Estado?

O Estado pode ser definido como um poder político centralizado e exercido sobre um povo localizado em um território delimitado. Temos então o chamado Estado moderno, surgido na Europa renascentista, sob forma de monarquias absolutistas, em que as propriedades do reino eram do rei, ou seja, não existia o espaço público.

Qual a origem do termo Estado?

O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

O que é o Estado Para Weber?

58, 1974). Assim, “o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem; fundada no instrumento da violência legítima” (WEBER, p. 60, 19740, de modo que o Estado só existe sobre a condição de que “os homens dominados se submetam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores” (WEBER, p.

Como surgiu o Estado para a filosofia?

surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). ... Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão.

Como Max Weber compreende o conceito de Estado?

A definição que Max Weber traz é que ¹“o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território.” Em outras palavras, o Estado é a única entidade que possui o poder genuíno de lançar mão do uso da força como forma de intervenção, caso se ...

Quais são os elementos que compõem o Estado?

A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.

Quais são os elementos constituintes do Estado?

“A doutrina distingue três elementos constitutivos do Estado: territó- rio, população e governo.

O que é correto afirmar sobre o conceito de cultura?

Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar: a) a cultura é universal e definida pela política, economia e educação das sociedades em que se desenvolve. b) a cultura é sinônimo de educação e envolve o saber sobre a arte, as leis e a moral.

Qual é o conceito de nação?

Uma nação é definida pelo conjunto de características culturais, tradições, língua, costumes, entre outros fatores, que formam uma identidade pela qual os indivíduos se identificam e se sentem partes de um grupo. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano.

Qual a diferença entre Estado e nação Brainly?

Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. Trata-se do conjunto de poderes políticos e administrativos de uma nação.

Qual a diferença entre nação território e Estado?

Diferença entre Estado e País

Enquanto o primeiro é uma instituição formada por povo, território e governo, o segundo é um conceito genérico referente a tudo o que se encontra no território dominado por um Estado e apresenta características físicas, naturais, econômicas, sociais, culturais e outras.

Como surgiu o Estado segundo Thomas Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Porque criamos o Estado?

O Estado teria surgido da necessidade de se estabelecer um acordo entre os indivíduos que viviam em comunidade, com o objetivo de dirimir os conflitos que porventura se apre- sentavam. Desde a Antiguidade os grupos sociais se organizam para atender as demandas de seus membros.

O que representa o Estado para Max Weber e Karl Marx?

O Estado é, para Weber, dotado de legitimidade e dominação legal (condições que possibilita sua manutenção). O Estado Moderno é resultado do desenvolvimento da sociedade capitalista que por sua complexidade exige uma administração racional e burocrática.

Qual é a concepção do Estado?

Podem ser distinguidas três concepções fundamentais: 1 - A concepção organicista, segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles; 2 - A concepção atomista ou contratualista, segundo a qual o Estado é criação dos indivíduos; 3 - A concepção formalista, segundo a qual o Estado é uma formação ...

O que é o Estado para Durkheim?

A definição de Estado em Durkheim é relativamente simples, embora rica em conseqüências. Órgão da justiça social, organizador da vida social, defensor das liberdades individuais e promotor da justiça social. Em sua atividade prática, o Estado mantém relações com a organização social, mas ultrapassa-a.

Qual a origem do Estado o que vem a ser política?

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Qual a origem do Estado para a sociologia?

Aí surgiu o Estado. Esse fenômeno ocorreu ao mesmo tempo em que as desigualdades de classe e os conflitos entre explorados e exploradores surgiram. O Estado surge então como um apaziguador dos conflitos, evitando a dissolução da sociedade.

O que é Estado resposta?

O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

Qual a origem do Estado na antiguidade?

O Estado na antiguidade clássica

Houve monarquias onde o poder era baseado na religião do rei e do seu controle de um exército centralizado. Houve também grandes impérios, como o Império Romano, que não dependia muito da função religiosa, era mais centralizado sobre militares.

Artigo anterior
Qual o significado da vela branca?
Artigo seguinte
O que é considerado um bom salário?