Qual é o conceito de contrato?
Perguntado por: Maria Adriana Machado Pereira | Última atualização: 18. März 2025Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)
Juridicamente, podemos conceituar contrato como o negócio jurídico bilateral através do qual as partes, objetivando atingir determinados interesses patrimoniais, manifestam seu acordo de vontades, estabelecendo prestações e obrigações recíprocas, criando um dever jurídico principal (de dar, fazer ou não fazer) e ...
Qual é a finalidade de um contrato?
O principal objetivo dos contratos, constante em quase todos os documentos, é a criação de direitos e obrigações. O segundo objetivo dos instrumentos contratuais é a possibilidade de modificar direitos e obrigações preexistentes.
Qual é a função de um contrato?
O contrato é um instituto jurídico cuja função – entendida como finalidade – é a de promover a circulação e distribuição dos direitos de propriedade entre os indivíduos de uma sociedade.
O que vem a ser um contrato?
Contrato é um acordo ou convenção, verbal ou não verbal, entre duas partes — podendo essas serem pessoas físicas ou jurídicas — para estabelecer ou regulamentar a execução de algo sob determinadas condições.
Quais são os princípios do contrato?
Os princípios da teoria geral dos contratos são: autonomia da vontade, boa-fé objetiva, equilíbrio contratual, função social do contrato, pacta sunt servanda (cumprimento dos contratos) e segurança jurídica.
Direito Civil - Aula #132 - Conceito de "Contrato" (É isso!)
Quais são os 5 princípios contratuais?
Sendo assim, são princípios contratuais: o princípio da autonomia da vontade, o princípio da obrigatoriedade, o princípio da relatividade dos contratos e o princípio da boa-fé.
Quais são as 7 características do contrato?
- Onerosidade.
- Trato sucessivo.
- Contrato consensual.
- Natureza bilateral.
- Intuitu personae.
- Comutativo.
Quais são os 3 tipos de contratos?
subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.
Quais são as principais características de um contrato?
Atualmente, o contrato, independente de sua espécie, é caracterizado como negócio jurídico com a finalidade de gerar obrigações entre as partes. Além disso, norteia três princípios fundamentais: autonomia das vontades, supremacia da ordem pública e obrigatoriedade.
O que é necessário para um contrato ser válido?
Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.
O que vale mais a lei ou o contrato?
Porém, ao contrário do senso comum, os contratos estão em uma posição hierárquica inferior, ou seja, as leis, em geral, tendem a valer bem mais. Não bastasse essa obediência escalonada, há a previsão de dispositivos legais que favorecem essa ideia, como, por exemplo, o Art.
O que diz o Código Civil sobre contratos?
Art. 421 do Código civil: “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”. A função social do contrato limita a autonomia da vontade quando esta entra em confronto com o interesse social, desafia a concepção clássica de que os contratantes podem fazer tudo.
O que a Constituição fala sobre contrato?
A Constituição Federal promulgada em 1988 enfatizou o princípio da função social do contrato, ao lado de outros importantes princípios, como o da boa-fé objetiva e do equilíbrio contratual. Além disso, o contrato é regido e orientado por princípios. Um dos mais relevantes é o princípio da liberdade de contratar.
Qual é a origem do contrato?
A ideia de contrato se apresenta nas sociedades arcaicas como a ideia de comunidades que trocam e se obrigam mutuamente, não só em relação a riquezas e propriedades, mas também com coisas carregadas de simbolismos, influenciadas pela religião e pelas tradições locais entre os povos.
Quais os 23 tipos de contratos?
O Código Civil prevê 23 contratos: compra e venda, troca, contrato estimatório, doação, locação de coisas, empréstimo, prestação de serviço, empreitada, depósito, mandato, comissão, agência, distribuição, corretagem, transporte, constituição de renda, seguro, jogo, aposta, fiança, sociedade, transação e compromisso.
Quantos tipos contratos existem?
Quais os tipos de contratos mais utilizados? Dentre os tipos de acordos trabalhistas, os mais utilizados são indeterminado, determinado, temporário, home office, de estágio e de experiência. Os contratos de prestação de serviços e os diversos acordos de compra e venda também são frequentes no ambiente corporativo.
Qual é o melhor tipo de contrato?
O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o modelo CLT padrão, no qual o colaborador é admitido em caráter permanente. É o tipo de contrato mais comum entre as empresas brasileiras e o mais favorável ao trabalhador, considerando aspectos como “estabilidade” e “previsibilidade”.
Como se classificam os contratos?
Contratos onerosos são aqueles em que existem vantagens e ônus para am- bas as partes. Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades.
O que é um contrato permanente?
Por outro lado, o contrato permanente é uma forma de emprego na qual você trabalha para uma empresa através de uma agência, assinando um contrato de trabalho sem prazo fixo. A principal diferença entre o contrato "temporário" e "permanente" é a duração do contrato entre a agência e o trabalhador.
Quais são os modelos de contratos?
- Modelo de contrato de aluguel. ...
- Modelo de contrato de compra e venda. ...
- Modelo de contrato de prestação de serviço. ...
- Modelo de contrato de trabalho. ...
- Modelo de contrato de parceria empresarial. ...
- Requisitos objetivos. ...
- Requisitos subjetivos. ...
- Requisitos formais.
O que é a natureza jurídica de um contrato?
Entende-se que a natureza jurídica dos contratos é uma espécie de negócio jurídico, uma vez que quando não há negócio, não há contrato.
Quais são as espécies de contratos?
Os contratos em espécie são um instrumento essencial para a transferência de riqueza. No contrato de compra e venda, uma das partes se compromete a transferir a propriedade de um bem para outra pessoa, recebendo, em troca, valor determinado. Os objetos destes contratos podem ser direitos ou coisas.
O que diz o artigo 421 do Código Civil?
A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
Quais são os três princípios básicos dos contratos?
Assim, considera que os três princípios clássicos da teoria liberal do contrato são: (i) a liberdade das partes (ou autonomia da vontade), (ii) a força obrigatória dos contratos (pacta sunt servanda), e (iii) a relatividade dos efeitos contratuais.
O que diz o artigo 104 do Código Civil?
104. A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.
O que é coação?
Porque chama aço damasco?