Qual é o conceito de contabilidade de custos?

Perguntado por: Igor Vítor Macedo Melo Alves  |  Última atualização: 19. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

É o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio.

Qual o conceito de custo?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.

Qual a origem e os conceitos da contabilidade de custos?

A contabilidade de custos surgiu com a necessidade de uma melhor forma de calcular os gastos voltados para a produção industrial focando diretamente nos custos de transformação dos produtos durante a Revolução Industrial.

O que é e qual a finalidade da contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é uma parte da contabilidade, especializada em gerenciar os custos dos produtos e dos serviços que são oferecidos por uma empresa. Assim, determina os melhores preços de venda e obtém um lucro representativo a partir dos valores gerados pela sua produção.

Quais são os objetivos da contabilidade de custo?

A contabilidade de custo como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos bens produzidos, assim como o controle financeiro dos ativos relacionados com a produção e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques.

RESUMÃO CONTABILIDADE DE CUSTOS: Principais conceitos em 20 minutos

24 questões relacionadas encontradas

Como é feita a contabilidade de custos?

Como fazer a contabilidade de custos?
  1. Custos x despesas. As despesas são classificadas como os gastos que a empresa teve fora da linha de produção. ...
  2. Classificando os custos. ...
  3. Comparativo de custos diretos e valor de venda. ...
  4. Rateio de custos indiretos. ...
  5. Ponto de equilíbrio. ...
  6. Análise estratégica sobre os dados. ...
  7. Monitorar os custos.

Quais são os principais tipos de custos?

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos.

Qual a importância da contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é uma ferramenta que informa sobre a saúde financeira para definir preços, controlar custos e muito mais. Entenda. Qualquer empresa precisa ter certeza de que ganha o suficiente para pagar as despesas e posteriormente, lucrar.

Quais são as três funções da contabilidade de custos?

Funções da contabilidade de custo

Racionalizar os custos; Ajuda na definição da venda de um serviço ou produto; Auxilia no controle de despesas da produção; É possível ter mais controle do que é produzido.

Qual a necessidade de contabilidade de custos?

Ela permite identificar e mensurar os diferentes elementos de despesas associados à produção de bens e serviços. Com base nesses dados, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas para melhorar sua eficiência operacional e maximizar seus lucros.

Quais são os princípios da contabilidade de custos?

Os princípios contábeis observados pela contabilidade de custos são: Entidade, Continuidade, Realização, Competência e confrontação, Custo como base de valor, Denominador comum monetário, Uniformidade ou consistência, Relevância ou materialidade, Objetividade eConservadorismo.

Qual a importância da contabilidade de custos para a tomada de decisão?

Ela é extremamente eficiente para ajudar você a tomar decisões gerenciais mais precisas, aumentando a rentabilidade e a lucratividade da empresa. A moderna contabilidade de custos fornece aos administradores as informações de que necessitam ao tomar decisão.

Qual é o campo de aplicação da contabilidade de custos?

Aplicação da contabilidade de custos nos negócios

No produto ou serviço: para encontrar o custo de venda e para se conhecer o lucro bruto, que é o valor das vendas menos o custo, sem precisar esperar pela demonstração de resultados no final do período.

Quais são os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Qual é a função de custo?

Em especial, a função custo pode ser expressa como C(x) = Cf + Cv, onde a função custo é a soma entre o custo fixo e o custo variável. Além disso podemos calcular a função lucro como F(x) = R(x) – C(x), ou seja, lucro é a diferença entre receita e custo.

Quais são os principais custos de uma empresa?

As principais despesas que todo tipo de negócio possui são: Despesas com pessoal: Incluem os salários e encargos sociais dos funcionários, como INSS, FGTS, férias e décimo terceiro salário. Despesas com fornecedores: Englobam os pagamentos feitos a fornecedores de produtos ou serviços utilizados na operação da empresa.

Quais são os cinco objetivos da contabilidade de custos mais importantes?

Quais são as principais funções da contabilidade de custos?
  • controla as despesas de produção;
  • racionaliza os custos;
  • controla a relação de produção por meio do cálculo dos custos médio;
  • faz estimativa dos custos para determinado período;
  • auxilia na definição de venda do produto;
  • ajuda na tomada de decisões gerenciais;

Quais são as 4 funções da contabilidade?

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Quais são as 2 funções da contabilidade?

Na teoria a contabilidade é uma ciência social que estuda e coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da Economia e da Administração.

Quem utiliza a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos utiliza-se da departamentalização para alocar corretamente os custos indiretos aos produtos. A grande virtude da departamentalização é a correta distribuição dos custos indiretos.

O que é o objeto de custeio?

Objeto de custo é qualquer coisa – como, por exemplo, produtos, linha de produtos, clientes, tarefas e subunidades da organização – para a qual se deseja informação de custo. De acordo com Zimmerman (1997) as organizações devem distribuir e alocar os custos à um objeto de custo.

São exemplos de custos?

Alguns exemplos de custos são:
  • compra de matéria-prima;
  • mão-de-obra;
  • embalagens;
  • energia elétrica;
  • depreciação de máquinas e equipamentos;
  • manutenção;
  • materiais de limpeza para a fábrica.

O que são custos de 3 exemplos de custos?

Eles são fixos porque não variam com o volume de atividade da empresa. Sendo assim, alguns exemplos são: salário dos funcionários, aluguel do estabelecimento, valor dos empréstimos bancários, despesas com assinatura de softwares ou serviços, entre outros.

Quais são os três elementos de custos?

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos.

O que é CPP na contabilidade de custos?

CPP ou Custo da Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica (processo produtivo). CP = MP + MOD + CIF. CPA ou Custo da Produção Acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada do período.

Artigo anterior
Quem nomeia o fiel depositário?
Artigo seguinte
Qual a importância da farmacocinética e farmacodinâmica no processo medicamentoso?