Qual é o conceito atual de epidemiologia?

Perguntado por: Alexandra Paiva  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol.

Qual o conceito atual de epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Como conceituar epidemiologia?

O significado etimológico do termo epidemiologia deriva do grego (PEREIRA, 2013): Portanto, de forma simplificada, o termo “epidemiologia” significa o estudo sobre a população, que direcionado para o campo da saúde pode ser compreen- dido como o estudo sobre o que afeta a população.

O que é epidemiologia e qual o seu principal objetivo?

A epidemiologia estuda os aspectos e as dimensões relativos ao comportamento e à evolução de problemas de saúde coletiva, com destaque para sua incidência, distribuição, e possível controle dos determinantes das próprias doenças e de seus fatores. Portanto, significa estudo sobre população.

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Epidemiologia - Conceito Geral e História - Agente de Saúde e Agente de Endemias

22 questões relacionadas encontradas

Como classificar a epidemiologia?

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

O que é epidemiologia exemplos?

A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações específicas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.

Qual o conceito atual de epidemiologia e o antigo?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Quais os 5 principais objetivos da epidemiologia?

Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação. Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.

Quais são as funções da epidemiologia?

A Vigilância Epidemiológica é definida por um conjunto de ações que promovem a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, tendo como objetivo principal fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde.

Quais são os pilares da epidemiologia?

Pilares da epidemiologia

Ciências Sociais: buscando entender e compreender questões sociais, impactos na população e efeitos da doença no cotidiano; Estatística: para analisar e lidar com dados quantitativos, taxas e índices numéricos relacionados a saúde pública, contaminação e controle social.

Qual é o conceito de vigilância epidemiológica?

Vigilância Epidemiológica (VE) é processo sistemático e contínuo de coleta, de análise, de interpretação e de disseminação de informação com a finalidade de recomendar e de adotar medidas de prevenção e de controle de problemas de saúde, em síntese, “informação para ação”.

Quem é o pai da epidemiologia?

Início da Epidemiologia

No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.

Quais as aplicações da epidemiologia na atualidade?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Qual a diferença de epidemiologia?

“Enquanto a clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas.”

O que é epidemiologia e saúde pública?

A epidemiologia em saúde pública proporciona uma compreensão abrangente da saúde da população, permitindo que os estudantes compreendam a: Distribuição de doenças. Fatores de risco. Determinantes sociais que afetam a saúde em nível populacional.

Quais os 4 determinantes primordiais da epidemiologia?

Saúde, Trabalho e Ambiente.

Quais são os principais indicadores epidemiológicos?

Indicadores epidemiológicos adotados
  • Mortalidade. ...
  • Morbidade.

Quais os tipos de doenças epidemiológicas?

  • Mpox (Varíola dos Macacos)
  • Aids.
  • Hanseníase.
  • Hepatites virais.
  • IST.
  • Tuberculose.
  • Tracoma.
  • Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – DTHA.

Qual é a origem da epidemiologia?

A epidemiologia tem suas raízes em comum com a história da medicina: Hipócrates já relacionava o aparecimento das doenças à interação entre o indivíduo e o meio ambiente, mas com o tempo suas teorias foram abandonadas, dando lugar à teoria dos miasmas, a partir da qual acreditava-se que as epidemias surgiam através da ...

Qual é o conceito de saúde pública?

A Saúde Pública toma como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças.

Qual o principal objetivo da epidemiologia descritiva?

Epidemiologia: Objetivo: A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais são as etapas da Vigilância epidemiológica?

Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?
  • Coleta e Processamento de Dados. ...
  • Análise de dados. ...
  • Recomendações de Prevenção e Controle. ...
  • Promoção de Ações de Prevenção. ...
  • Avaliação da Eficácia das Medidas Adotadas. ...
  • Divulgação de Informações Pertinentes.

O que é epidemiologia em enfermagem?

A Epidemiologia aplica-se ao estudo de todas as condições que afetam ou se relacionam com a situação de saúde de uma população, incluindo-se aí, entre outras: a ocorrência de doenças de um modo geral (morbidade, mortalidade, incapacidade); o estudo de relações causais; a distribuição, qualidade e adequação dos serviços ...

Artigo anterior
Qual garrafa de água levar pro Enem?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora a análise de documentos do PicPay?