Qual é o CID da licença amamentação?

Perguntado por: Artur Cristiano Domingues Castro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

CID 10 P92 Problemas de alimentação do recém-nascido – Doenças CID-10.

O que significa o Cid P92?

CID10 - P92 - Problemas de Alimentação do Recém-nascido.

Como deve ser o atestado de licença-amamentação?

Conforme dispõe o artigo 396 da CLT, para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um.

Qual médico dá atestado de amamentação?

Qualquer médico pode fornecer o atestado de amamentação. O mais comum é que o próprio pediatra que acompanha o bebê forneça o atestado à mãe, para que ela possa dar entrada na licença-amamentação junto ao RH da empresa.

O que é atestado de amamentação?

Atualmente é prática recorrente de empregada, após o retorno da licença-maternidade, apresentar atestado médico ao empregador visando permanecer afastada de suas atividades laborais para amentar o filho. Este documento é comumente conhecido como atestado de amamentação e possui, geralmente, duração de duas semanas.

Licença Amamentação | Legislação Trabalhista | Soluzione Contabilidade

24 questões relacionadas encontradas

Quem amamenta tem direito a sair mais cedo do trabalho?

Resumidamente, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de ½ hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias (4 meses mais ou menos).

Quem amamenta tem direito de sair uma hora mais cedo do trabalho?

O artigo 396 da CLT estabelece que, durante a jornada de trabalho, a empregada mãe tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade.

Como solicitar licença amamentação?

Através do presente, venho requerer licença-amamentação, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poderá ser parcelado em dois períodos de meia hora, para amamentar o(a) próprio(a) filho(a), até a idade de seis meses, conforme art. 209 da Lei nº. 8.112/90. Santa Maria, ______/______/________.

Quantos dias tem direito a licença amamentação?

O art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que para amamentar o próprio filho a mulher terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um durante a jornada de trabalho até que seu filho complete seis meses de idade.

Como funciona o atestado de licença maternidade?

A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28 o dia antes do parto e a ocorrência deste. Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.

Como funciona o atestado antes da licença maternidade?

Na verdade, o afastamento começa quando a futura mamãe decidir -- pode ser até 28 dias antes do parto, ou então a partir da data de nascimento do bebê. Se tiver algum problema médico, é possível ampliar o repouso duas semanas antes e duas semanas depois do parto (com apresentação de atestado médico).

Como fica a licença maternidade na pandemia?

Senado Aprova: salário-maternidade para gestantes na pandemia é destaque na semana. O Plenário aprovou na quinta-feira (16) projeto que garante o pagamento de salário-maternidade às trabalhadoras grávidas que não puderem fazer trabalho a distância durante a pandemia.

Qual o número do CID de enxaqueca?

CID10 - G43 - Enxaqueca.

Qual o CID da obesidade?

CID10 - E66 - Obesidade.

O que é preciso para dar entrada na licença maternidade?

Para pedir basta seguir o passo a passo:
  1. Acesse o site “Meus INSS”;
  2. Selecione a opção “salário maternidade”;
  3. clique em “solicitar” e depois “agendamento”;
  4. Digite seu CPF;
  5. Preencha o formulário;
  6. Feito isso, a solicitação será enviada ao INSS.

Qual o momento exato para pedir a licença maternidade?

Parto: trabalhadoras formais

Se a profissional tiver carteira assinada pode pedir o benefício diretamente na sua empresa a partir de 28 dias antes do parto. Se o afastamento ocorrer antes do parto, é preciso apresentar atestado médico. Se for a partir do parto, apenas a certidão de nascimento do bebê.

Como conciliar o trabalho e amamentação?

Sempre amamente antes de sair de casa e logo que chegar do trabalho. Se o trabalho for perto de casa e for viável usar os dois períodos de 30 minutos para amamentar, amamente o bebê diretamente no seio. Se a hora de almoço permitir ir em casa, aproveite também essa hora para amamentação.

Quem escolhe o horário de amamentação?

Com a Reforma Trabalhista, os intervalos de amamentação deverão ser acordados entre as partes (empregada e o empregador) por meio de acordo individual (art. 396, § 2° da CLT). O artigo 396 da CLT estabelece que, deverão ser concedido dois intervalos de 30 minutos cada um para amamentação.

Quanto tempo dura o período de amamentação?

Acima, citamos que o período para a amamentação exclusiva (só com leite materno) deve durar até os seis meses. Esse tempo foi determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois, é possível introduzir outros alimentos. A mãe pode continuar amamentando até 2 anos ou mais.

Quais os direitos da mãe que trabalha?

Saiba os direitos das mães que trabalham com carteira assinada
  1. 1- Vedação à discriminação de gênero. ...
  2. 2- Direito à licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário. ...
  3. 3- Direito à amamentação. ...
  4. 4- Dispensa para consultas médicas. ...
  5. 5- Repouso em caso de aborto espontâneo.

O que é CID G43 0?

CID 10 G43. 0 Enxaqueca sem aura (enxaqueca comum) – Doenças CID-10.

Quais as Doenças que dão atestado?

As pessoas passam grande parte de seus dias no trabalho.
...
Veja 6 doenças que mais causam afastamento do trabalho
  • Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Dorsalgia. ...
  • LER. ...
  • Hérnia de disco. ...
  • Varizes.

Como funciona o afastamento de gestante na pandemia 2021?

O texto modifica a Lei 14.151, de 2021, que prevê o afastamento de empregadas gestantes das atividades presenciais durante a pandemia. E determina que elas deverão ficar à disposição do empregador por meio de teletrabalho, recebendo normalmente o salário.

Como funciona o afastamento de gestante na pandemia 2022?

Gestantes com esquema vacinal completo contra o coronavírus devem retornar ao trabalho presencial. É o que determina a Lei 14.311, de 2022, publicada com vetos, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União.

Artigo anterior
Pode acender vela para o anjo da guarda Sexta-feira?
Artigo seguinte
Quais são os números de quadrado perfeito?