Qual é o certo samos ou somos?

Perguntado por: Miguel Xavier Batista de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

O que significa quem somos?

Características pessoais das pessoas, aquilo que elas são, que elas representam, que elas sucedem, que elas vivem. Somos o que há de melhor.

É nós ou somos nós?

O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.

O que quer dizer a palavra correta?

Que respeita regras, normas ou padrões.

E quanto ou quantos?

Significado de Quanto

pronome Qual a quantidade de: quantos anos faltam para você se formar? Qual o valor de: quanto custou seu carro? Cuja quantidade não é determinada; tudo que. Que grau ou proporção de: quanta saudade havia em suas palavras.

O correto é SOMOS. Não existe SAMOS.

29 questões relacionadas encontradas

Como se escreve a palavra possamos?

Significado de Possamos

substantivo deverbal Ação de poder; ato de ter capacidade ou possibilidade de realizar alguma coisa: o dinheiro é necessário para que possamos ter uma boa vida. Ação de estar autorizado a: o diretor deu a permissão para que possamos realizar o projeto.

Onde usar possamos?

A forma correta de escrita da palavra é possamos, com ss. A palavra poçamos, com ç, está errada. Possamos é a forma conjugada do verbo poder na 1. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que nós possamos).

Para que ele possa ou poça?

Possa ou poça

Ambas as palavras estão corretas e existem na língua portuguesa, porém possuem grafia, pronúncia e significados diferentes. Possa, como dito, é referente ao verbo poder, utilizado neste tempo verbal para indicar hipóteses, desejos e suposições.

Como usar o quanto?

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

Como utilizar o quanto?

quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Quanto a quanto a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Como saber se a frase está correta?

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Qual é o sinônimo de correta?

41 sinônimos de correta para 5 sentidos da palavra correta: Sem erros: 1 certa, exata, precisa, direita, justa, clara.

Qual a palavra certo?

Certo pode ser um adjetivo, um advérbio, um pronome indefinido ou um substantivo masculino. Com função de adjetivo, significa aquilo que é correto, verdadeiro, seguro, preciso e exato. Refere-se também a alguma coisa que foi combinada, acertada e ajustada, bem como algo que é adequado, apropriado e conveniente.

É nós ou nos e?

A forma correta de escrita é é-nos no sentido de “é para nós” algo. Ou seja, é-nos e é nos são ambas válidas em termos de existirem numa oração mas presumo que a questão seja no sentido que referimos. É-nos significa que algo é para nós de determinada forma; ou solicitada assim; ou algo.

Quem somos está certo?

A forma correta é somos. A palavra samos não existe na língua portuguesa e não deve ser usada. A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos nos referir à 1ª pessoa do plural (nós). Samos existe e é o plural de samo, mas é uma palavra praticamente em desuso na língua portuguesa.

Qual é o pronome nós?

O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Quem somos sinônimos?

Sinônimo de somos
  • existimos, vivemos. Antônimos: desaparecer, morrer. ...
  • ficamos, viramos, passamos. Referir-se:
  • tocamos, respeitamos, interessamos, competimos, tangemos. ...
  • significamos, consistimos. ...
  • pertencemos. ...
  • estamos. ...
  • equivalemos, correspondemos, representamos. ...
  • acontecemos, ocorremos, sucedemos.

Como escrever somos?

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

Qual o significado da palavra estamos?

Significado de Estamos

Estamos vem do verbo estar. O mesmo que: existimos, permanecemos, ficamos, supomos, havemos, habitamos, residimos, condizemos, custamos.

Quanto Ou guanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Quão ou o quanto?

Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).

Qual é a diferença de quando e quanto?

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int.

Para que eu possa ou pra que eu possa?

Designa uma ação eventual, ou seja, que pode ocorrer ou não. O “posso” traduz a certeza dessa ocorrência; o “possa”, uma confiança menor nela.

Pode e possa?

Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.

Artigo anterior
Quantos pontos precisa para passar na EsPCEx?
Artigo seguinte
Quem pode ajuizar ação de guarda?