Qual é o artigo 302 do Código Penal?

Perguntado por: Martinho Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Art. 302 - Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso: Pena - detenção, de um mês a um ano. Parágrafo único - Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.

O que é o artigo 304 do Código Penal?

Art. 304 – Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena – a cominada à falsificação ou à alteração.

Qual o artigo 301 do Código Penal?

Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autorida- des policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Quando é considerado flagrante delito?

302 - Considera-se em flagrante delito quem: I - está cometendo a infração penal; II - acaba de cometê-la; III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; IV - É encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis ...

Quais são os tipos de flagrante delito?

Os tipos de flagrantes:
  • Flagrante próprio, perfeito, real ou verdadeiro: ...
  • Flagrante impróprio, imperfeito, irreal ou quase flagrante: ...
  • Flagrante presumido, ficto ou assimilado: ...
  • Flagrante preparado ou provocado, crime de ensaio, delito de experiência ou delito putativo por obra do agente provocador:

Falsidade de Atestado Médico - Art 302 do CP

30 questões relacionadas encontradas

O que é um flagrante presumido?

3) Presumido - previsto no inciso IV: nessa hipótese a pessoa é encontrada logo depois do crime, portando instrumentos, armas ou ferramentas que demonstrem ser a possível autora da infração penal.

O que é o flagrante Ficto?

O flagrante se classifica em três modalidades: flagrante próprio, flagrante impróprio e flagrante presumido. ... Flagrante presumido ou ficto: está em flagrante presumido a pessoa encontrada “logo depois”, com instrumentos, armas, objetos, ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração.

O que é crime de flagrante esperado?

Trata-se de uma forma de flagrante válido e regular, em que agentes da autoridade, cientes, por qualquer razão, de que um crime poderá ser cometido em determinado local e horário, sem que tenha havido qualquer preparação ou induzimento, deixam que o suspeito aja, ficando à espreita para prendê-lo em flagrante no ...

Quando se pode prender alguém?

Segundo o art. 301 do CPP, qualquer do povo pode prender quem quer que seja encontrado em situação de flagrante, razão pela qual a alegação de ilegalidade da prisão – pois realizada por agentes que não tinham competência para tanto – não se sustenta.” (STJ, HC 244.016-ES, Rel. Min.

Qual o sentido do termo autoridade no texto do art 301 CPP?

“Autoridade” significa poder, comando, direito e jurisdição, largamente aplicada na terminologia jurídica a expressão como o “poder de comando de uma pessoa”. O “poder de Jurisdição” ou “o direito que se assegura a outrem para praticar determinados atos relativos a pessoas, coisas ou atos”.

Qual a pena para o artigo 304 do Código Penal?

A pena cominada, isoladamente, é a detenção, de um mês a um ano, e a ação penal é pública incondicionada. A forma qualificada (parágrafo único) se da quando o agente comete o crime com o intuito de obter qualquer vantagem ou ganho de natureza econômica.

O que abordam os arts 303 e 304 do novo Código de Processo Civil?

303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.

Como se configura o crime de uso de documento falso?

Trata-se de conduta comissiva, inexistindo emprego mediante omissão. É necessário que seja documento falso, não constituindo delito o emprego da fotocópia ou cópia. O elemento subjetivo do tipo é o dolo, consistente na vontade livre e consciente de fazer uso dos documentos referidos no tipo.

Em que condições pode se prender um indivíduo?

AUTORIZAÇÃO LEGAL DE PRISÃO - A pessoa só pode ser presa se houver ordem judicial (mandado de prisão pendente) ou se houver flagrante (alguém cometendo um crime, acabando de cometer, perseguido por qualquer pessoa após o crime ou estando com objeto de crime).

O que é preciso para prender alguém?

Sobre a concretização da prisão, a Constituição Federal exige que a prisão somente se efetivará pela ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente: mandado de prisão. Porém há exceções: prisão em flagrante, transgressão militar ou crime militar propriamente dito.

O que precisa para prender alguém?

A resposta é simples: qualquer pessoa. Pode ser um adulto, uma criança, um estrangeiro, um imigrante ilegal etc. Até um condenado pode prender um outro criminoso (ou um policial que esteja cometendo um delito!). O único requisito é que quem foi preso estivesse cometendo um crime e tenha sido preso em flagrante.

O que é flagrante esperado e se o mesmo é regular ou irregular?

Isso chama-se flagrante esperado e é totalmente legal, ou seja, pode ser usado contra o suspeito. Flagrante esperado é aquele que ocorre quando, sabendo que um delito irá ou poderá acontecer, a polícia se prepara para prender o criminoso em flagrante (no caso da matéria acima, filmando-o, para servir como prova).

Qual a diferença entre flagrante preparado e flagrante esperado?

Em uma definição simplista pode-se dizer que o flagrante preparado é aquele que a autoridade instiga ou de alguma forma auxilia a prática de um crime. No flagrante esperado a autoridade sabendo que a conduta criminosa irá ocorrer apenas aguarda a possível pratica delituosa.

Qual a diferença entre o flagrante preparado e flagrante esperado?

O flagrante preparado, quando a polícia provoca a pessoa a praticar um crime e, simultaneamente, impede que o delito seja cometido, é ilegal, mas o esperado é regular.

Qual a diferença de flagrante próprio é impróprio?

Flagrante próprio ou real: é aquele em que o agente é surpreendido no instante em que está praticando a infração ou, então, quando acaba de cometê-la. Flagrante impróprio ou quase flagrante: ocorre quando o agente é perseguido, logo após cometer o ilícito, em situação que faça presumir ser o autor da infração.

Qual o prazo para o flagrante presumido?

Destaca-se, de fato existe um prazo de 24 horas em nosso Código de Processo Penal, entretanto, este prazo diz respeito ao lapso temporal que o infrator deve ser encaminhando ao juiz após sua prisão, entre outras palavras, após ser preso em flagrante o infrator deve ser apresentado junto ao fórum em até 24 horas.

É ilegal o flagrante presumido?

O flagrante denominado “ficto” é ilegal e provoca o imediato relaxamento da prisão. No flagrante ficto (ou presumido), considera-se em flagrante quem é encontrado, logo depois do crime, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ter sido ele o autor.

Qual a principal diferença entre flagrante impróprio e flagrante presumido?

Flagrante próprio ou real: é aquele em que o agente é surpreendido no instante em que está praticando a infração ou, então, quando acaba de cometê-la. Flagrante impróprio ou quase flagrante: ocorre quando o agente é perseguido, logo após cometer o ilícito, em situação que faça presumir ser o autor da infração.

É possível o flagrante presumido?

Ocorre quando o sujeito é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração. Nota-se que o suspeito não é perseguido, mas localizado, ainda que casualmente.

O que caracteriza o uso de documento falso?

A conduta incriminada é fazer uso, que significa empregar, utilizar, qualquer dos papéis falsificados ou alterados referidos nos arts. 297 a 302 do CP, como se fossem autênticos ou verdadeiros. É necessário que seja utilizado o documento falso em sua destinação específica.

Artigo anterior
Quais são as bruxas da Disney?
Artigo seguinte
Como sacar o Seguro Desemprego 2022?