Qual é o aplicativo de parcelamento do MEI?

Perguntado por: Marcos Correia Andrade  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

O aplicativoParcelamento – Microempreendedor Individual” é um sistema que permite ao MEI solicitar o parcelamento de todos os débitos apurados no Simei em cobrança na RFB (INSS, ISS e ICMS), em no máximo 60 (sessenta) parcelas.

Como fazer parcelamento do MEI pelo aplicativo?

Como parcelar o pagamento do MEI atrasado
  1. Acesse o portal do Simples Nacional em seu navegador clicando aqui. ...
  2. Na próxima tela, clique no ícone de chave ao lado da opção "Parcelamento - Microempreendedor individual"; ...
  3. Informe o número do CNPJ, do CPF da pessoa responsável e o Código de Acesso para acessar a plataforma.

Como emitir o das de parcelamento do MEI?

Estes serviços estão disponíveis no Centro de Atendimento Virtual do sítio da Receita Federal do Brasil, e seu acesso é feito por meio de Certificado Digital. Caso você não disponha de Certificado Digital, veja as orientações no sítio da RFB, em Certificados Digitais.

Como ver o parcelamento do MEI?

  1. Solicitar parcelamento. Acesse o sistema e selecione os débitos para parcelar. Em seguida, preencha as informações solicitadas e emita o DAS para pagar a primeira parcela. ...
  2. Acompanhar o parcelamento. Consulte o extrato do parcelamento e emita parcelas que não tenham sido debitadas em conta corrente, pelo próprio sistema.

Como regularizar meu MEI atrasado?

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

Parcelamento MEI: o que é e como acessar os boletos DAS parcelados? | MEI Fácil

29 questões relacionadas encontradas

Quantos meses posso atrasar o MEI?

Sim, e ele pode ser feito de duas formas: O Parcelamento Simples Nacional: É uma opção disponível para o MEI atrasado que pode ser feita a qualquer momento. Ele tem limite de 60 parcelas, sem desconto de multas e parcelas, com valor mínimo de R$ 50.

O que acontece se eu não pagar o microempreendedor?

O que acontece se não pagar o DAS? ... Pagar de multas e juros pela inadimplência. Correr o risco de ter o CNPJ cancelado (depois de dois anos sem pagamento do DAS MEI) Ser inscrito na Dívida Ativa da União (depois de dois anos sem pagamento)

Como saber a situação do meu MEI?

Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:
  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar.
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

Como consultar DAS em atraso?

Faça login com o código de acesso da sua empresa ou utilize um certificado digital; Selecione a opção “Pagamentos e Parcelamentos”; Logo em seguida, clique na opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”; Por fim, escolha a opção “DAS” e confira na lista apresentada os valores em atraso.

Como consultar débitos no CNPJ MEI?

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Como gerar o das parcelado 2021?

O PGDAS foi alterado para gerar um único DAS por período de apuração, ou seja, será gerado o valor integral com data de vencimento da primeira quota. Para gerar o valor proporcional da primeira quota, você pode utilizar a opção de 'Emissão da DAS Avulso'. E você deve gerar o DAS Avulso diretamente pelo site do PGDAS.

Como gerar guia de parcelamento do Simples Nacional?

O acesso se dá por meio de certificado digital ou código de acesso, no endereço eletrônico www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional, opções Simples Serviços > Parcelamento > Parcelamento - Simples Nacional.

Como emitir o das?

Como emitir DAS?
  1. Acesse o site da Receita Federal. No site da Receita Federal existe uma página destinada apenas para a emissão do DAS. Quando ela abrir, preencha com seu CNPJ e com o texto da imagem. ...
  2. Situação dos seus impostos. Clique onde diz “Consultas” e escolha a opção “Extrato”. Você verá a tela abaixo.

Como fazer o parcelamento do MEI pela internet?

  1. Acesse a área de “Simei Serviços” Do lado esquerdo da tela, na parte superior, clique em “Simei Serviços”;
  2. Selecione “Parcelamento – Microempreendedor Individual” ...
  3. Insira seus dados. ...
  4. Solicite o parcelamento. ...
  5. Confirme o acordo.

Como ver meu Das?

Como consultar se paguei meu DAS corretamente?
  1. Acesse o e-CAC;
  2. Faça login utilizando o código de acesso e senha ou utilizando certificado digital;
  3. Selecione a alternativa “Pagamentos e Parcelamentos”;
  4. Clique na opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”;

Como consultar das emitidos?

Para isso, basta acessar o portal, fazer o login com o código de acesso e senha, ou certificado digital, e selecionar a alternativa “Pagamentos e Parcelamentos”. Em seguida, clique na opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”.

Como saber se devo das?

2 - Para identificar os débitos do Simples Nacional que continuam em cobrança na RFB, para fins de regularização, o contribuinte deverá utilizar a opção “Consultar Débitos" no aplicativo PGDAS-D e DEFIS ou a opção "Consulta Pendências - Situação Fiscal > Débitos Pendências > Emitir DAS" no portal e-CAC .

Como saber se meu MEI está atrasado?

Como consultar os débitos? Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Como saber se seu MEI foi cancelado?

Para identificar se um CNPJ está suspenso ou cancelado dessa maneira, basta acessar o site da Receita Federal, especificamente na página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”.

Como saber se o meu MEI foi desenquadrado?

Quando o MEI é desenquadrado automaticamente, basta acessar o Portal do Simples Nacional para fazer a confirmação do processo. Nas outras situações, o procedimento deve ser feito manualmente, inclusive nos casos em que o limite de faturamento é ultrapassado.

Quem tem MEI e nunca pagou?

Para cancelar o MEI, você precisa se dirigir ao “Portal do Empreendedor” e informar o CNPJ, CPF e o Código de Acesso do Simples Nacional, que foi gerado durante o cadastro como MEI. ... Depois de realizar a baixa no Portal do Empreendedor, o MEI precisa preencher o DASN-SIMEI de Extinção – Encerramento.

Pode atrasar o MEI?

Se atrasar ou não pagar a DAS, vai acumular uma dívida, com multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor. ... Entre as principais vantagens de ser MEI está o valor da contribuição mensal, que é de 5% sobre o salário mínimo, mais uma taxa conforme o tipo de atividade, se é comércio, serviço ou indústria.

Como gerar Darf de parcelamento?

Emissão de Darf
  1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Emitir Guia de Pagamento > Emitir DARF/DAS parcial ou integral.
  2. Informar o CPF/CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Em seguida, clicar em Emitir Darf/DAS integral ou Emitir Darf/DAS parcial. Atenção! ...
  4. Pronto!

Como Gerar DAS em quotas?

Como emitir o DAS

Para o pagamento da primeira quota ou cota única, o contribuinte deve acessar o PGDAS-D e o PGMEI, e fazer a emissão do DAS. Basta selecionar os meses dos boletos a imprimir, depois, clicar em “Continuar” para acessar o documento que pode ser pago online ou impresso.

Como emitir a DAS do MEI 2021?

Para emitir o DAS, o MEI deve ser optante pelo SIMEI. Para acessar o PGMEI completo no e-CAC, você precisará acessar utilizando certificado digital. Clique aqui para saber mais sobre certificados digitais. Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI) para gerar o DAS.

Artigo anterior
O que é bom tomar para evitar o AVC?
Artigo seguinte
O que pode deslocar a prótese de silicone?