Qual E-mail do mte?

Perguntado por: Laura Mota de Guerreiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

São Paulo: trabalho.sp@mte.gov.br; Sergipe: trabalho.se@mte.gov.br; Tocantins: trabalho.to@mte.gov.br.

Qual é o e-mail do MTE?

A secretaria informou que as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail. Em São Paulo o e-mail é trabalho.sp@mte.gov.br , no Rio de Janeiro é trabalho.rj@mte.gov.br e assim por diante - apenas trocando a sigla do Estado.

Como entrar em contato com o MTE?

É a Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo MTE.

Como enviar mensagem para o Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho não existe mais! No governo Bolsonaro, o ministério foi extinto e suas atribuições foram incorporadas ao novo Ministério da Economia. Trabalhadores devem buscar informações no portal de serviços do governo federal – www.gov.br/trabalho – ou no telefone do Alô Trabalho pelo número 158.

Qual o 0800 do MTE?

Central Alô Trabalhador 158. A Central de Atendimento 158 Alô Trabalhador foi criada para facilitar a vida dos colaboradores. Por meio desta ligação, você pode tirar dúvidas ou buscar orientações sobre legislação trabalhista.

Ministério do trabalho atende demandas via e-mail e whatsapp

40 questões relacionadas encontradas

Como ligar pro 158 do celular?

Para ter acesso a informações sobre produtos e serviços do MTE, basta você ligar na Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo número 158, a ligação é gratuita de telefone fixo, caso você ligue de telefone móvel (celular) a chamada será cobrada do usuário.

Onde reclamar do MTE?

Atendimento Telefônico:

Por meio da Central Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158, de abrangência nacional.

Como faço para fazer uma denúncia no Ministério Público?

Acesse o site do Ministério Público do seu estado e saiba qual a melhor forma de fazer a sua denúncia. Denúncias por e-mail devem ser encaminhadas por email, pessoalmente ou por carta. Veja abaixo contatos do Ministérios Públicos em todos os estados do Brasil. Fone: (11)3119-9000.

O que acontece quando uma empresa é denunciada?

Se forem constatadas irregularidades ele pode aplicar advertência, multa, embargo ou até interdição, dependendo do nível do descumprimento e perigo a que os colaboradores estão expostos.

Quanto tempo demora a denúncia no Ministério do Trabalho?

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização. O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

Qual o melhor horário para ligar no 158?

Já que o serviço é muito procurado, tente ligar no primeiro horário (às 7 horas da manhã) ou perto do último horário (um pouco antes das 19 horas). O horário de maior congestionamento é das 9 horas às 18 horas.

Qual número pra ligar pro seguro desemprego?

O tempo estimado de espera para o recebimento do Seguro-Desemprego é de até 30 dias. Para mais informações ou dúvidas sobre o serviço, o trabalhador pode ligar para o telefone 158.

Como resolver problemas com Seguro-desemprego?

Você pode solicitar a revisão de seu pedido de seguro-desemprego por meio do cadastro de recurso disponível no portal de serviços ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A documentação necessária para a análise do recurso será apontada no momento do cadastro.

Como solicitar Seguro Desemprego 2021?

O seguro-desemprego 2021 também pode ser solicitado virtualmente, no portal Gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O que acontece quando uma empresa é denunciada no Ministério do Trabalho?

As empresas denunciadas são investigadas e tudo ocorre sob sigilo. Todos os trabalhadores, independente do cargo ou função exercida devem ser contemplados com todos os benefícios de direito, como hora extra, adicional noturno, férias, folga, entre outros.

O que o Ministério do Trabalho resolve?

O Ministério do Trabalho (MTb) é o órgão da administração federal direta (o governo federal) responsável pela política e pelas diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio aos trabalhadores brasileiros.

O que o Ministério do Trabalho fiscaliza na empresa?

O Ministério Público do Trabalho (MPT) é diretamente responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista. É este o órgão público que media as relações entre colaboradores e empresas.

Quais os tipos de fiscalização do trabalho?

Na fiscalização direta, o auditor se dirige às empresas, entrevista os trabalhadores e verifica as condições de trabalho in loco. Já na indireta, ele checa dados no sistema ou solicita a apresentação de documentações à Secretaria Especial do Trabalho.

O que um fiscal do Ministério do Trabalho faz no dia a dia?

Ao auditor-fiscal do trabalho incumbe assegurar a observância das disposições legais e regulamentares, inclusive às relacionadas à segurança e à medicina laboral, no âmbito das relações de trabalho. Pode lavrar autos de infração, inclusive com autuação indireta, bem assim termos de compromisso.

Quais são os documentos que todas as empresas devem apresentar em caso de uma fiscalização do Ministério do Trabalho?

Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT); Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); documentação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT);

Quando se deve procurar o Ministério do Trabalho?

6 - Em quais casos eu posso procurar o Ministério Público do Trabalho? O cidadão pode procurar o Ministério Público do Trabalho em todo e qualquer caso de irregularidade trabalhista.

Quais as competências do Ministério do Trabalho?

Sua competência abrange os seguintes assuntos: política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização em segurança e saúde no trabalho; fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, bem como ...

Quanto à empresa paga por desvio de função?

Caso seja reconhecido o acúmulo ou desvio de função, sendo determinado o pagamento pelo empregador de uma diferença salarial, esse valor irá refletir em todas as verbas salariais, tais como, aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS e multa de 40%, horas extras e eventuais adicionais recebidos pelo trabalhador, como ...

Quais motivos para denunciar uma empresa?

Ministério Público do Trabalho (MPT)
  • Assédio moral;
  • Discriminação no trabalho;
  • Exploração do trabalho infantil e de adolescente;
  • Meio ambiente inadequado para o trabalho;
  • Fraudes trabalhistas;
  • Conflitos coletivos de trabalho;
  • Irregularidades do trabalho na Administração Pública;
  • Terceirização ilícita de trabalhadores.

Quem faz a fiscalização do trabalho?

Quem faz a fiscalização do trabalho? A fiscalização das relações de trabalho é exercida pela Secretaria do Trabalho, integrante do Ministério da Economia, por meio dos auditores-fiscais do trabalho, e pelo Ministério Público do Trabalho, através de procuradores regionais do trabalho.

Artigo anterior
Tem como cancelar o título de capitalização?
Artigo seguinte
Como é a reprodução dos artrópodes?