Qual é a transitividade do verbo ser?

Perguntado por: Rita Neuza Branco Barbosa Esteves  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

Por que o verbo ser é intransitivo?

* O verbo “ser” pode também ser intransitivo quando se referir ao sentido de realizar-se, ocorrer, estando sempre acompanhado de um adjunto adverbial de tempo ou lugar.

Quais são os verbos transitivo?

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
...
Verbos transitivos
  • verbos transitivos diretos;
  • verbos transitivos indiretos;
  • verbos transitivos diretos e indiretos.

Sou verbo intransitivo?

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.

Pode ser transitivo indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Transitividade Verbal [Prof Noslen]

26 questões relacionadas encontradas

O que é transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O quê verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Sou e transitivo ou intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos.

Sou é um verbo transitivo?

O mesmo verbo pode ser classificado como transitivo direto, transitivo indireto e até intransitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

Sou é verbo?

Sou vem do verbo ser.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.

O que é transitividade exemplos?

Exemplo de transitividade verbal

O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.

Como saber se é verbo transitivo?

Na prática, significa que o verbo irá necessitar de dois complementos, ou dois objetos: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição (objeto indireto). Desse modo, são vários os elementos na oração que completam o sentido do enunciado.

Qual a classificação sintática do verbo ser?

Podemos entender o verbo “ser” como sinônimo de “ocorrer”. Apenas ele se refere ao sujeito. ... Esse termo é um adjunto adverbial de lugar, uma função ligada ao verbo. Nesse caso, temos um predicado verbal, pois só o verbo se relaciona com o sujeito.

Pode ser é transitivo direto ou indireto?

O verbo transitivo pode ser: a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. ... b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.

Estou é que tipo de verbo?

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

Sou é um verbo de ligação?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Quais são os 7 verbos de estado?

Veja exemplos com cada tipo:
  • Estado Permanente: ser, viver. Exemplos: Crispim vive triste. ...
  • Estado Mutatório: virar, torna-se, ficar, fazer. Exemplos: Damiana fez suco de maracujá. ...
  • Estado de continuidade: continuar, permanecer. Exemplos: ...
  • Estado transitório: achar-se, estar, andar, encontrar-se. Exemplos:

O que é verbo de transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

O que é objeto indireto exemplos?

Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.

O que é um verbo intransitivo indireto?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

Como identificar o verbo intransitivo?

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Qual a transitividade do verbo ouvir?

Significado de Ouvir

verbo transitivo direto Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição: ouvir músicas. Oferecer atenção; atender, escutar: o prefeito não ouve os moradores do município.

Artigo anterior
Quantas vezes por semana posso fazer a umectação?
Artigo seguinte
Em que ano foi criada a Microsoft?