Qual é a teoria adotada pelo Código Civil para determinar o momento da formação dos contratos entre ausentes?

Perguntado por: Iris Catarina Rocha Monteiro Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

No que tange à formação do contrato entre ausentes, a doutrina aponta duas teorias, quais sejam, a teoria da cognição e a da agnição. Pela teoria da cognição, considera-se formado o contrato quando a resposta positiva do aceitante chega ao conhecimento do proponente.

Qual a teoria que o Código Civil brasileiro adota para formação de contrato entre ausentes a mesma teoria se aplica aos contratos eletrônicos explique e justifique?

O nosso código adota na realidade a Teoria da Recepção, o que pode ser comprovado ao analisar também o caput do art. 433, que rege: “Considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante”.

Qual teoria adotada quanto ao momento de celebração do contrato eletrônico?

Portanto, deve-se adotar aos contratos eletrônicos a Teoria da Agnição na subteoria da recepção quando realizados “entre ausentes”, ou seja, sem a possibilidade de interação em tempo real.

Qual é a teoria adotada pelo direito civil brasileiro a respeito da aceitação nos contratos entre ausentes?

Para a formação de contrato entre ausentes, a regra adotada pela legislação em vigor é a da teoria da recepção, segundo a qual se considera celebrado o negócio jurídico no instante em que o proponente recebe a resposta do aceitante.

Como se dá a formação dos contratos?

O contrato resulta de 2 manifestações de vontade: a proposta (oferta, policitação ou oblação) e a aceitação. A primeira dá início à formação do contrato e não depende, e regra, de forma especial. ... Nesta fase, como as partes ainda não manifestaram a sua vontade, não há nenhuma vinculação ao negócio.

AULA 6 - FORMAÇÃO DOS CONTRATOS

34 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas a serem analisadas para elaboração de um contrato?

Conheça as etapas de negociação de um contrato
  1. Pré-contratação. A rigor, um contrato nem sequer precisa ser escrito (pode ser verbal, conforme art. ...
  2. Contratação. ...
  3. Pré-execução. ...
  4. Execução. ...
  5. Encerramento.

Como se classificam os contratos?

Contratos onerosos são aqueles em que existem vantagens e ônus para am- bas as partes. Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades.

Qual a teoria adotada em relação à aceitação nos contratos por correspondência epistolar?

O Código Civil brasileiro acolheu o sistema da agnição (teoria da declaração) na subteoria da EXPEDIÇÃO, com mitigação. É o que se deduz da leitura do art. 1.086, CC e seus incisos, ao afirmar que "os contratos por correspondência epistolar, ou telegráfica, tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida".

Qual a teoria adotada em relação à aceitação nos contratos por correspondência epistolar mencionar as outras?

Referentemente ao momento da formação do contrato por correspondência epistolar ou telegráfica, desenvolveram-se duas teorias, a saber: Teoria da informação ou do conhecimento ou da cognição. De acordo com essa concepção, o contrato só se aperfeiçoa quando o proponente toma conhecimento do conteúdo da aceitação.

O que é a teoria da declaração propriamente dita?

A teoria da declaração propriamente dita compreende que o vínculo contratual acontece a partir do momento que o aceitante redige a carta, e-mail ou similar, a fim de manifestar a vontade de aceitar a proposta. Para a presente teoria, não importa se a informação chegará ou não ao sujeito que apresentou a proposta.

Como é celebrado o contrato eletrônico?

Usualmente, esse tipo de contratação é feito por e-mail, videoconferência ou salas de conversação. Podem ser simultâneos, quando celebrados em tempo real, propiciando interação imediata das vontades das partes como no caso dos chats, e salas de videoconferência.

O que é teoria da Agnição?

A segunda teoria é a Teoria da Agnição, nesta dispensa-se que a resposta chegue ao conhecimento do proponente. Decorrentes desta teoria têm as seguintes sub-teorias: a da Declaração Propriamente Dita, a da Expedição e a da Recepção.

Como é celebrado o contrato eletrônico Quais os seus requisitos?

De acordo com o artigo 104, do Código Civil, para que os contratos sejam considerados válidos, devem se fazer presentes os seguintes requisitos: (i) partes capazes; (ii) objeto lícito, possível e determinado (ou determinável); e (iii) forma prescrita ou não defesa em lei.

Quando se forma o contrato entre ausentes?

O que se entende por contrato entre ausentes ou inter absentes? - José Augusto de Paula Silva. É o contrato em que há intervalo na comunicação, ou seja, considera-se formado no momento da expedição da aceitação. Temos como exemplos a carta, o telegrama, o e-mail etc.

Quando ocorre a formação dos contratos entre ausentes?

Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida, exceto: I - no caso do artigo antecedente; II - se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; III - se ela não chegar no prazo convencionado.

O que é teoria geral dos contratos?

A teoria geral dos contratos é fundamental para regrar a liberdade e a segurança dos contratos, exigências do capitalismo que celebram o acordo de vontades entre as partes com o intuito de constituir, extinguir ou modificar direito. É a forma de condensar elementos básicos e princípios atinentes aos contratos.

O que é a teoria da expedição?

TEORIA DA EXPEDIÇÃO = Significa que a realização do contrato por correspondência se dá no momento em que a aceitação é expedida. TEORIA DA RECEPÇÃO = Significa que a realização do contrato por correspondência se dá no momento em que a aceitação é chega ao conhecimento do proponente.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é aceitação no direito civil?

Cyonil Borges relata que “a aceitação é a adesão total à proposta, ou seja, uma resposta afirmativa a uma proposta de contrato.

O que é retratação da aceitação da proposta?

A retratação é, essencialmente, um ato jurídico unilateral, pois se realiza independentemente do acordo de vontades; contudo, pode tornar sem efeito posições não só unilaterais, como também bilaterais, como, por exemplo, respectivamente, retirar a eficácia de um ato de aceitação ou de renúncia de herança, ou, ainda, de ...

Qual a diferença entre proposta e tratativa?

É a declaração dirigida a outrem, visando com ele contratar, de modo que baste o seu consentimento para concluir o contrato. ... Logo, a proposta é mais do que uma simples tratativa, uma negociação preliminar, ela define o conteúdo do contrato.

Qual a diferença entre pacto e contrato?

Já o contrato serviria tão somente para criar obrigações, apenas os acordos normativos. Ao lado da convenção, há o pacto, que é uma cláusula aposta em certos contratos a fim de lhes conferir um feitio especial, agora provida de sanção, ao contrário do Direito Romano, que não a contemplava.

Como se dá a classificação dos contratos quanto à forma?

QUANTO À FORMA os contratos podem ser: -Consensuais: Aqueles que se consideram pela mera proposta e aceitação - ex: pedido e compra. -Reais: os que se formam com a entrega efetiva da coisa – ex: mútuo.

Quais são as espécies de contratos?

  • Depósito.
  • Doação.
  • Mandato.
  • Contrato de constituição de renda.
  • Contrato de Empreitada.
  • Contrato Estimatório.
  • Ação Revocatória.
  • Contrato de compromisso.

Como se classifica os contratos quanto à obrigação das partes?

a) Unilateral: consiste no contrato em que só uma da parte tem a obrigação, enquanto a outra apenas concorda com os termos, como no caso do contrato de doação pura. b) Bilateral: é o contrato no qual há prestação e contraprestação estipulada entre as partes, como no contrato de compra e venda.

Artigo anterior
Quais são as três zonas de desenvolvimento criadas por Vygotsky?
Artigo seguinte
O que é beta na medicina?