Qual é a relação entre a modernização das atividades agropecuárias os avanços científicos e tecnológicos e o desemprego no campo?

Perguntado por: Sara Luciana Guerreiro Morais  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

A modernização no campo e os avanços científicos promoveram a utilização de máquinas, novas técnicas de cultivo,correção do solo e manipulação genética como transgenia aumentaram a produtividade e ao mesmo tempo diminuiu a demanda de pessoas para realizarem a colheita.

Que relação existe entre modernização das atividades agropecuárias e urbanização?

A relação entre industrialização e urbanização baseia-se no processo de produção do espaço geográfico, sobretudo por meio da modernização técnica das sociedades. ... Nesse sentido, podemos dizer que um desses efeitos foram as transformações relacionadas com o processo de urbanização das sociedades.

Qual a relação entre a modernização da agropecuária e o desemprego no meio rural?

Além disso, a modernização do meio rural contribui para o aumento do desemprego estrutural na produção agropecuária, desencadeando a substituição gradual dos trabalhadores do campo pelos grandes maquinários.

Quais foram as consequências da modernização das atividades agrícolas?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

O que mudou na vida das pessoas com a modernização da agricultura?

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.

Geografia - Modernização Agrícola no Brasil

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens e desvantagens da modernização da agricultura?

Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).

Quais são as consequências da prática da agricultura?

Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.

Como as mudanças no trabalho no campo rural campo sofreram alterações na vida e na relação das comunidades com o espaço?

Outro impacto da modernização do meio agrário que vem gerando bastante críticas é a expansão das atividades agropecuárias, o que resulta em uma pressão sobre as áreas naturais e o consequente desmatamento, mesmo que a destruição das áreas naturais não seja gerada, inicialmente, pelas propriedades altamente mecanizadas.

O que causou a modernização no espaço rural?

O processo de modernização da agricultura instituído principalmente a partir da década de 1960 exigiu do Estado uma maior participação no processo produtivo através de incentivos governamentais. Era necessário integrar a agricultura no novo sistema liderado pela formação dos complexos agroindustriais.

Quais são as principais relações de trabalho no meio rural brasileiro?

No campo existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão-de-obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo.

Qual a relação entre a agropecuária e a urbanização?

Sendo assim, a agropecuária necessita de espaços que não apresentam urbanização desenvolvida para a produção e desenvolvimento de atividades. ... Essa produção tem como finalidade atender o mercado de alimentos e matéria prima, mas também, volta-se para o mercado externo por meio da exportação.

Qual a relação entre a modernização das atividades agropecuárias?

A modernização no campo e os avanços científicos promoveram a utilização de máquinas, novas técnicas de cultivo,correção do solo e manipulação genética como transgenia aumentaram a produtividade e ao mesmo tempo diminuiu a demanda de pessoas para realizarem a colheita.

Qual a principal relação entre industrialização e urbanização?

A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

O que impulsionou a modernização do campo brasileiro?

O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e a existência de conflitos localizados pela posse da terra.

Quais são os principais fatores geradores do êxodo rural?

Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...

Como aconteceu o processo de modernização da agricultura brasileira?

A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.

Como as mudanças no trabalho no campo rural campo?

A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.

O que mudou no trabalho do campo antigamente para os dias atuais?

A mecanização é responsável pela expansão das áreas de cultivo e facilitar a vida do trabalhador rural. Tal processo mudou a rotina da produção e as relações de trabalho nas zonas rurais. ... Colheitadeiras, semeadeiras e tratores foram os principais maquinários agrícolas que possibilitaram a produção em grande escala.

Quais foram as transformações ocorridas na zona rural?

A modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como: ... o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo; poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

Quais foram as primeiras consequências do desenvolvimento da agricultura?

O desmatamento da área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrícola. O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas um dos impactos ambientais possíveis de ser gerados pela agricultura.

Qual foi a consequência do surgimento da agricultura?

Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. ... A agricultura seria a grande responsável pelo desmatamento, a superpopulação, os conflitos militares e a constituição das diferenças sociais.

Qual é o impacto negativo na agricultura sobre o meio ambiente?

A atividade agropecuária exige desmatamento, que é a derrubada de matas originais. Não se planta e não se cria em áreas florestadas. Este fato vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais. Erosão que é a perda de solo causada pela associação do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos.

Quais as vantagens e desvantagens da agricultura?

Vantagens
  • Não prejudica o meio ambiente;
  • Preserva os recursos naturais;
  • Produz alimentos saudáveis e com mais qualidade;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Utiliza apenas adubos naturais;
  • Utiliza energias renováveis.

Quais as vantagens e desvantagens da agricultura tradicional?

Agricultura Tradicional e Agroecologia
  • suas monoculturas degradam a paisagem.
  • produz altos índices de toxidade pelos agroquímicos utilizados.
  • elimina a biodiversidade.
  • degrada o solo.
  • polui os recursos hídricos.
  • maximiza a utilização da energia gerada no próprio sistema natural.

Quais são as vantagens da agricultura?

Vantagens da Agricultura Orgânica
  • Preservação dos recursos naturais;
  • Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;
  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
  • Manutenção da biodiversidade;
  • Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.);
  • Rotatividade de culturas (policultura);

Artigo anterior
O que são agentes endógenos Cite exemplos?
Artigo seguinte
Como funciona o aquecedor solar quando não tem sol?