Qual é a relação do gene p53 e o processo de apoptose?

Perguntado por: Luciana Salomé Figueiredo  |  Última atualização: 5. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

A p53 é um dos genes supressores de tumores amplamente estudados, uma vez que desempenha um papel crítico na parada do ciclo celular e indução de apoptose, ocorrendo mutação, essa proteína é alterada, levando ao câncer por motivo de diminuição da ação da proteína supressora de tumor, sendo esse estabelecido.

Qual a relação da proteína p53 com a apoptose?

p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.

Qual o papel da p53 no ciclo celular?

A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.

O que o gene TP53 faz?

O gene TP53, conhecido como gene supressor de tumor, codifica uma fosfoproteína de 53kDa, tetramérica, que se liga especificamente ao DNA e age como fator de transcrição.

O que são genes reguladores da apoptose?

Genes supressores do tumor são genes normais que retardam a divisão celular, reparam erros do DNA ou indicam quando as células devem morrer (processo conhecido como apoptose ou morte celular programada).

[AANTD #07] Oncogênese + Proteína p53

15 questões relacionadas encontradas

Quem é responsável pela apoptose?

As caspases são enzimas proteolíticas responsáveis pela execução dos eventos celulares que causam a apoptose.

Como ocorre o controle genético da apoptose?

Durante a apoptose ocorrem alterações características no núcleo celular graças à ativação de endonucleases que degradam o DNA. Como resultado, o núcleo torna-se picnótico e a cromatina se condensa nas porções adjacentes à membrana nuclear. Finalmente, o núcleo entra em colapso e se fragmenta.

Em que fase a p53 atua?

A ação da p53 promove a parada do ciclo celular na fase G1, que pode ter duração longa ou temporária, antes da replicação do DNA (fase S), permitindo, desta Page 22 22 forma o reparo do DNA danificado.

Quando a p53 é ativada?

A p53 também é alvo de outros vírus, como o E1B, HPV16 e HPV18 (7, 8). O gene é ativado em resposta a sinais de dano celular. Seu fator de transcrição interage com pelo menos outros seis genes.

Qual a diferença entre p53 e TP53?

P53, também conhecido como TP53 ou proteína de tumor, é uma proteína citoplasmática, de massa molecular 53 kDa, sintetizada pela própria célula. É qualquer isoforma de uma proteína codificada por genes homólogos em vários organismos, tais como TP53 (humanos) e Trp53 (ratos).

Onde encontramos a proteína p53?

Encontrado em abundância no chá-verde, também está presente em suplementos de ervas. A equipe de Wang descobriu que a interação entre EGCG e p53 preserva a proteína da degradação. Normalmente, depois de ser produzida no corpo, a p53 é rapidamente degradada quando o domínio N-terminal interage a proteína MDM2.

Qual a relação entre p53 e câncer?

Quando o gene p53 sofre mutações, as células danificadas escapam do reparo do DNA e da apoptose e com isso o p53 mutado pode levar ao câncer e atuar como um oncogene.

O que significa p53 positivo?

Segundo ele, o p53 pode ser um desses marcadores, porque alterações detectadas nesse gene podem indicar um mau prognóstico do câncer de mama. Cerca de 50% dos tumores em geral apresentam mutações no p53 e, no caso do câncer de mama, especificamente, as alterações aparecem em 20% a 40% dos casos.

O que é mutação TP53?

Mutações no gene TP53 foram detectadas em 19% dos casos analisados de câncer de mama sendo 88,2% do tipo ―missense‖. Estas mutações, em tumores do tipo carcinoma ductal infiltrante (CDI), estavam associadas a um estágio mais tardio e agressivo de câncer, representado pelo Grau III de Elston (p< 0,0001).

Qual a relação do câncer com a apoptose?

A apoptose não ocorre em células cancerosas, o que significa que elas podem formar tumores e se tornarem uma ameaça para o organismo.

O que acontece na ausência da proteína P53?

Como a proteína P53 regula o ciclo de divisão celular, impedindo a multiplicação de células mutantes, a ausência desta favorecerá a proliferação celular exagerada, resultando na formação de tumores.

Qual a importância do gene P53 na carcinogênese humana?

Nos processos de carcinogênese, o gene p53 é o mais conhecido por sua importância dentre os supressores tumorais, conhecer seus mecanismos de ação representa uma grande etapa no avanço para se entender os aspectos da biologia molecular relacionada ao câncer.

O que é P53 negativo?

A ausência da proteína p53 pode, simplesmente, indicar presença do tipo selvagem, da proteína, traduzindo ausência de mutação no gene P53; mutações outras, que não as do tipo missense; degradação da p53, induzida por ligação com proteínas virais (E6 dos HPV oncogênicos) ou deleção do gene P5316,20.

Como a proteína p53 promove ativação das caspases?

A proteína p53 possui a capacidade de ativar as vias apoptóticas extrínseca e intrínseca na célula. A via extrínseca é ativada por p53 pela indução de genes que codificam os receptores de superfície Fas, DR5 e PERP.

É necessário o aumento da expressão da proteína p53 para a célula progredir na mitose?

É necessário o aumento da expressão da proteína P53 para a célula progredir na mitose. Na Fase G1, ocorre a replicação do DNA. Complexos proteicos ciclina-CDK regulam a transição entre as fases do ciclo celular. D Na metáfase, ocorre o rompimento do envoltório nuclear.

Qual o processo de apoptose?

A apoptose, também conhecida como “morte celular programada”, é um processo no qual a célula, quando destinada a ser destruída, ativa enzimas que irão degradar seu DNA e as proteínas nucleares e citoplasmáticas.

Como se inicia a apoptose?

Geralmente, a apoptose ocorre em situações fisiológicas. Alguns exemplos são: Com o fim da lactação pela suspensão do estímulo hormonal, nas glândulas mamárias, as células dos ácinos que atuaram na produção do leite entram em apoptose, restando somente as células dos ductos mamários.

O que ocorre durante a apoptose?

Apoptose, ou morte celular programada, é um processo essencial para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, sendo importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. Durante a apoptose, a célula sofre alterações morfológicas características desse tipo de morte celular.

Porque não ocorre inflamação na apoptose?

Microscopicamente ocorre fragmentação nuclear e celular em vesículas apoptóticas. Diferente da necrose, não existe liberação do conteúdo celular para o interstício e portanto não se observa inflamação ao redor da célula morta.

Qual o papel de P53 na manutenção da integridade do genoma?

Por exercer esta função de detecção de alterações no DNA e consequente correção ou morte celular, a proteína p53 é considerada como uma guardiã do genoma, e é um importante elemento na prevenção do desenvolvimento de tumores, sendo seu gene codificador classificado como gene supressor de tumor.

Artigo anterior
Quanto vale 1.000 milhas em dinheiro?
Artigo seguinte
Por que noz-da-Índia da dor no corpo?