Qual é a regência do verbo gostar e preferir?
Perguntado por: Érica Maria Jesus de Silva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)
O verbo preferir é empregado com o sentido de “dar preferência a algo ou a alguém”, “dar primazia a”, “gostar mais de” ou “escolher ou querer algo antes”. Como se trata de um verbo transitivo direto e indireto, um de seus complementos será preposicionado, tendo como termo regente a preposição “a”.
Qual é a regência do verbo preferir?
O verbo "preferir" é um verbo transitivo direto e indireto, portanto rege a preposição "a".
Como saber a regência de um verbo?
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
O que é a regência de um verbo?
Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).
Quais são os tipos de regência?
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
Vamos treinar? REGÊNCIA do verbo PREFERIR! | Português com Letícia
Qual a regência verbal está de acordo com a norma culta para o verbo preferir Nesse contexto prefiro tênis ________ futebol?
Questão 10. Prefiro tênis ________ futebol. A regência do verbo “preferir” requer dois complementos: um sem preposição (o objeto direto "tênis") e um com preposição (o objeto indireto "a futebol").
O que é verbo transitivo direto exemplos?
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
O que é verbo transitivo indireto exemplos?
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Tem é um verbo transitivo direto?
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?
Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.
O que é regência verbal exemplos?
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.
Em qual dos itens a seguir o verbo preferir está com a sua regência verbal de acordo com a norma padrão?
O verbo preferir deve sempre ser seguido da preposição "a". A construção de frases com esse verbo deve ser: preferir (algo) a.
Qual a transitividade do verbo pisar?
Significado de Pisar
verbo transitivo direto e bitransitivo Colocar os pés sobre algo ou alguém; andar, caminhar: pisar o chão; pisava o lixo nas ruas. verbo transitivo direto Caminhar em cima de algo: pisar a grama.
Qual é o substantivo de pisar?
Significado de Pisa
substantivo feminino Ato de pisar. Maceração da uva com os pés.
Qual a classe gramatical de pisei?
Significado de Pisei
Pisei vem do verbo pisar. O mesmo que: calquei, encalquei, espezinhei, sopeei, andei, caminhei, esmaguei, contundi, ofendi.
Qual o verbo não pise na grama?
Então, é considerado errado o uso do verbo pisar com preposição, porque ele é considerado como verbo transitivo direto. Portanto, as únicas formas corretas para a gramática normativa são: “Por favor, senhorita, é proibido pisar a grama” e “Pessoas educadas não pisam o tapete”.
Como identificar o objeto direto e indireto?
A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido. O objeto direto não precisa da preposição, mas em alguns casos, ela pode ser usada. Exemplos de objeto direto preposicionado: Ao irmão a irmã perdoou.
O que é transitivo direto e indireto é intransitivo?
Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.
O que é um verbo transitivo é intransitivo?
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Quais são os verbos direto e indireto?
Os verbos transitivos diretos são aqueles que demandam um objeto direto. Isso que dizer que são complementos não antecedidos de preposição. Já os verbos transitivos indiretos necessitam de um objeto indireto, ou seja, preposicionado.
Como identificar o objeto indireto?
Objeto indireto
Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.
O que é objeto indireto exemplos?
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Quais são os objeto direto?
Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.
Pode pisar na grama?
O visitante interessado precisará certamente de um binóculo para enxergá-las. Situações como essa mostram o atraso dessas proibições. Grama em espaços públicos é para pisar, as crianças brincarem, se fazerem pic-nics e outras formas de lazer e convívio com a natureza. E ela não estraga.
O que é ser uma marquesa?
Significado de Marquesa
substantivo feminino Mulher de um marquês. ... Mulher que toma ares de importância.
O que é carcinoma espinocelular pouco diferenciado?
Como as drogas são prejudiciais à saúde?