Qual é a raiz do feijão?
Perguntado por: Gabriela Salomé Leite Neves Nunes | Última atualização: 22. Januar 2025Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)
Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.
Qual é o tipo da raiz do feijão?
Apresenta sistema radicular pouco desenvolvido, distribuído principalmente na camada superficial do solo em uma profundidade média de 20 cm.
Qual o tipo de caule do feijão?
O caule (haste) é herbáceo, constituído por um eixo principal, formado por uma sucessão de nós e entrenós. O primeiro nó corresponde à inserção dos cotilédones, o segundo corresponde à inserção das folhas primárias (simples), o terceiro, da primeira folha trifoliolada (Figura 5.2), e assim por diante.
Qual é a profundidade da raiz do feijão?
Os resultados indicam que, para o manejo adequado da irrigação, a profundidade do sistema radicular a ser considerada deve ser de 30 e de 40cm, respectivamente, nas culturais de feijão e de trigo no solo em questão.
Qual é o fruto do feijão?
Feijão é o nome genérico para um grande grupo de plantas da família das leguminosas (Fabaceaes), que tem como característica marcante a ocorrência do fruto do tipo legume, também conhecido como vagem.
NÓDULOS NA RAIZ DO FEIJOEIRO: SÃO BONS OU RUINS À PLANTA?
Qual é a planta do feijão?
Hábito de crescimento. As plantas de feijoeiro podem ser de hábito de crescimento determinado ou indeterminado. No determinado, o caule principal termina numa inflorescência. No de hábito indeterminado, na extremidade do caule existe gema vegetativa ou floral e vegetativa.
Qual a função da raiz do feijão?
Desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea do feijoeiro comum em função da distribuição e do teor de fósforo no solo. O sistema radicular é indispensável para a obtenção de água e nutrientes do solo, síntese de reguladores de crescimento, e para o armazenamento de carboidratos.
Como o feijão é plantado?
O método mais simples é plantar feijão a partir de um algodão úmido. Para isso, cubra um pote de 200 mL com algodão já molhado e coloque o grão por cima; Deixe o recipiente em um lugar com luz indireta e 22ºC.
Como é o ciclo do feijão?
A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias. Este fato representa vantagem competitiva para o agricultor.
Quanto tempo leva para nascer um pé de feijão?
Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores.
Como é a árvore de feijão?
Nativa do Brasil, pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro. É uma árvore de pequeno-médio porte que mede de 5 a 15 metros de altura, com tronco geralmente reto e curto e casca áspera de coloração marrom-escura.
Como é a árvore do feijão?
É árvore perene, semidecídua e copa ampla, com 3 a 12 m de altura, ramos cilíndricos a levemente angulosos, glabros ou glabrescentes quando jovens, tornando-se glabros quando maduros, densa ou esparsamente lenticelados.
O que nasce primeiro o milho ou o feijão?
O feijão é geralmente semeado de 15 a 45 dias antes do milho; reduzindo, desta forma, aforte competição da gramí- nea sobre a leguminosa, que normalmente ocorre nos plantios simultâneos.
Quais os 3 tipos de raízes?
- Raízes escoras: raízes aéreas que apresentam a função de suporte. ...
- Raízes estranguladoras: como o nome sugere, elas estrangulam a planta hospedeira. ...
- Raízes grampiformes: encontradas nas plantas trepadeiras.
Qual é a classificação da raiz?
De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.
Qual é a classificação do feijão?
O phaseolus vulgaris ou feijão comum é uma planta anual herbácea, trepadora ou não, pertencente a família Fabaceae, subfamília Faboideae, gênero Phaseolus. A leguminosa é reconhecida por ser excelente fonte de proteína e pelos conteúdos de carboidratos e minerais, especialmente o ferro.
Qual é a reprodução do feijão?
A reprodução da planta é do tipo autógama, ou seja, a fecundação ocorre dentro da mesma flor e da mesma planta. A fecundação do feijão apresenta ainda cleistogamia, fenômeno pelo qual a fecundação ocorre antes da flor abrir-se completamente.
Qual é a cor da flor do feijão?
Fonte: Inforzato & Miyasaka (1963). Podem ser brancas, branco-amareladas, róseas, purpúreas e ainda violetas. - 90% das cultivares de feijão do grupo comercial preto apresentam flores de coloração violeta.
Quantas safras tem o feijão?
(Phaseolus vulgaris, Fabaceae)
O feijão (feijão-comum) é plantado em três safras anuais no país. A semeadura da 1ª safra, também chamada de safra das águas, ocorre entre outubro e dezembro, e tem como característica o plantio e a colheita beneficiados pelo alto índice de chuvas.
Como acontece o crescimento do feijão?
A semente incha e começa a germinar, rompendo o solo, ocasião em que os cotilédones atingem a superfície. Essa etapa ocorre quando 50% dos cotilédones já são visíveis e começam a se separar, terminando quando as folhas primárias se separam e se abrem. As primeiras folhas simples (primárias) iniciam seu desenvolvimento.
Quanto tempo leva para a colheita do feijão?
A época ideal de colheita é logo após a maturidade fisiológica do feijão (estádio R9) o que ocorre normalmente de 80 a 100 dias após a germinação.
Quanto produz um pé de feijão?
Em um trabalho publicado em 2006 por Ramos Junior et al., para uma produtividade média de 3060 kg/ha avaliando-se 15 cultivares distintas, observou-se a média de 18,4 vagens por planta e 5,3 grãos por vagem.
Onde fica o embrião do feijão?
No feijão, podemos observar a presença de um embrião alongado ligado a dois cotilédones bem desenvolvidos. A região acima do ponto de inserção dos cotilédones é chamada de epicótilo. A primeira gema que se desenvolve nesse sistema caulinar embrionário, por sua vez, recebe o nome de plúmula.
Quais são os hábitos de crescimento do feijão?
- Planta pouco ramificada, ereta e fechada; - Espaçamentos menores; - Menor porte; - Ciclo precoce; - Período curto de florescimento (5 a 7 dias).
Qual é a raiz pivotante?
As raízes pivotantes, também conhecidas como axiais, se caracterizam pela presença de uma raiz principal da qual as demais saem e se ramificam. Já as raízes fasciculadas, conhecidas popularmente como cabeleiras, ocorre quando as raízes partem de um único ponto e geralmente apresentam o mesmo diâmetro.
Qual é o significado de cada cor?
Onde estão colocados os elementos representativos da Tabela Periódica?