Qual é a probabilidade do homem hemofílico ter uma neta portadora do alelo da hemofilia justifique com o cruzamento?
Perguntado por: Érica Pires Esteves | Última atualização: 4. März 2022Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)
Todavia, as filhas receberão o gene X do pai hemofílico nessa primeira geração. Todas serão, portanto, portadoras do gene da hemofilia. Assim, para esse casal, as chances de nascimento de filhos hemofílicos e de filhas portadoras de hemofilia são, respectivamente, de 0% e de 100%.
Qual é a probabilidade do homem hemofílico ter uma neta portadora do alelo da hemofilia?
Portanto, para cada gestação, há 50% de chance de transmissão do gene. Se o pai também tiver hemofilia, a filha menina deste casal tem 50% de chance de nascer portadora (assim como sua mãe) e 50% de chance de ter hemofilia e o filho menino tem 50% de chance de nascer com hemofilia.
Qual a probabilidade de um homem hemofílico passar esta condição a um filho homem?
A possibilidade de nascer um menino é de 50% (½) em qualquer gestação. No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XHXH ,XHXh, XHY, XhY. Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico.
Como saber se sou portadora do gene da hemofilia?
- Sangramento excessivo e prolongado mesmo para ferimentos leves;
- Sangramento mais intenso e duradouro do que para outras pessoas;
- Surgimento de manchas roxas (equimoses) na pele, especialmente quando a criança começa a engatinhar e andar;
Por que a hemofilia é mais comum em homens?
É mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega.
X da Questão Biologia Heranças ligada ao sexo Hemofilia Parte 2
Quem transmite a hemofilia para o filho?
A hemofilia é uma doença hereditária, isto significa que é transmitida através dos genes de pais para filhos.
Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino é daltônico?
Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino e daltônico? a) 50% de chance, pois o pai é daltônico.
Qual tipo de gene determina a hemofilia?
Tipos de hemofilia
Hemofilia A apresenta deficiência do fator 8 e o gene alterado é o F8, enquanto Hemofilia B é causada por deficiência do fator 9 de coagulação e o gene alterado é o F9. Ambos os pacientes podem apresentar eventos hemorrágicos.
O que é gene hemofilia?
A genética da hemofilia hereditária
A hemofilia hereditária é uma doença genética desencadeada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Como sabemos, homens apresentam um cromossomo X e um cromossomo Y. As mulheres, por sua vez, possuem dois cromossomos X.
Qual a probabilidade dos pais terem um outro filho portador e ou doente?
Herança autossômica dominante
É provável que o pai afetado saiba que tem a doença. O outro progenitor não é afetado e nem carrega mutação neste gene. Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença.
Quem tem hemofilia pode ter filho?
Uma mulher hemofílica pode engravidar, porém antes disso é importante conversar com o obstetra e com o hematologista. É muito importante avaliar os riscos da gestação, do parto bem como da possibilidade de a doença ser transmitida para a criança – que nesses casos pode chegar a 50%.
Qual é a probabilidade de o casal gerar uma criança que tenha ao mesmo tempo Ambas as formas de hemofilia?
Todas serão, portanto, portadoras do gene da hemofilia. Assim, para esse casal, as chances de nascimento de filhos hemofílicos e de filhas portadoras de hemofilia são, respectivamente, de 0% e de 100%.
Quando ocorre a transmissão genética?
No caso da meiose em que as células filhas são gametas, a informação genética pode ser transmitida aos descendentes dos indivíduos, garantindo-se a transmissão das informações de geração a geração e a manutenção das características próprias de cada espécie, ainda que certas mudanças possam ocorrer em virtude das ...
Qual a probabilidade de a ser portador da anomalia Sabendo-se que a mulher B e Homozigota?
(Fatec) A distrofia muscular de Duchenne é devida a um gene recessivo, ligado ao cromossomo X. O heredograma a seguir refere-se a uma família com esta anomalia. A probabilidade de A ser portador da anomalia, sabendo-se que a mulher B é homozigota é de: a) 1/8.
Quais são os fator de risco na hemofilia?
Amorelli explicou que os sintomas da hemofilia são basicamente sangramentos anormais em pequenos cortes, sangramentos longos em caso de extração de dentes, surgimento de hematomas (manchas vermelhas na pele) e sangramentos graves internos que podem afetar o sistema nervoso central.
O que é hemofilia é como é transmitida?
A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada. O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe.
O que determina um genótipo?
Já o conceito de genótipo está associado às características inerentes à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências ambientais determinarão seu fenótipo.
Qual a função do gene SRY na espécie humana?
O gene SRY age como um indutor na determinação sexual masculina. A sua expressão nas células somáticas da crista genital precede os primeiros sinais do desenvolvimento testicular.
Qual a probabilidade de um casal normal ter uma filha daltônica?
Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai possuir visão normal (D), há a probabilidade de 50% dos filhos serem daltônicos e 50% das filhas serem portadoras do gene. Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai for daltónico (d), 50% dos filhos e das filhas serão daltônicos.
Quem carrega o gene do daltonismo?
A deficiência é genética, ligada ao cromossomo X. É por isso que 97% dos daltônicos são homens: como eles têm apenas um cromossomo X, basta que esse seja defeituoso para que a doença se manifeste. Já as mulheres precisam ter os dois X defeituosos, o que é muito mais raro. ... Já filho de daltônica é sempre daltônico.
Por que é mais fácil encontrar homens daltônicos do que mulheres?
O daltonismo acomete mais homens do que mulheres, pois o gene do daltonismo está ligado ao cromossomo X, e os homens possuem apenas um X (XY), enquanto as mulheres são XX. Por possuírem dois cromossomos X, a probabilidade das mulheres serem daltônicas é mínima, mas é possível, caso os cromossomos sejam recessivos.
Quem passa o cromossomo Y?
O cromossomo Y é o menor dos cromossomos humanos e é passado através do espermatozóide, podendo sofrer pequenas alterações devido à permutações que ocorram com o cromossomo X na região pseudoautossômica durante a meiose I.
Qual o cromossomo do pai?
Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.
Qual cromossomo é transmitido exclusivamente de pai para filho?
O sexo de um indivíduo é determinado a partir dos cromossomos sexuais herdados dos pais. Para que seja homem, o indivíduo precisa ter recebido um cromossomo X da mãe e um Y do pai. Para que seja do sexo feminino, é necessário que tenha recebido um cromossomo X da mãe e um X do pai.
Quem tem Asperger é autista?
Quais são as casas mais caras do mundo?