Qual é a principal matéria prima do detergente?

Perguntado por: Benjamim Artur Marques Nogueira  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Por isso, há a presença do enxofre (S) na estrutura do detergente. A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Quais as Matérias-primas utilizadas para fabricar os detergentes?

Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:
  • Água – 8045 g.
  • Soda caustica liquida a 50% – 275 g.
  • Ácido sulfônico – 1200 g.
  • Trietanolamina – 100 g.
  • Amida 60 – 250 g.
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g.
  • Cloreto de sódio – 100 g.
  • Essência – 10 g.

Qual é a composição do detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

Qual a matéria prima do sabão?

Os sabões de barra utilizam a gordura animal como matéria-prima, enquanto os sabonetes que usamos para a higiene pessoal são feitos com óleos vegetais no lugar da gordura. Observe na composição química do sabão que suas moléculas sempre possuem uma cadeia carbônica bem longa, que é apolar, e uma extremidade polar.

O que é feito o sabão?

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.

AS MELHORES MATÉRIAS PRIMA PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO

45 questões relacionadas encontradas

Qual a fórmula do sabão?

Hidróxido de sódio (a 50%) – 1.480 g. Água deionizada – 2.220 g. EDTA tetrassódico (a 40%) – 50 g. Carbonato de sódio – 500 g.

Qual a composição do detergente Ypê?

Composição. Tensoativos Aniônicos, Sequestrante, Conservantes, Espessante, Corante, Fragância e Água. Componente Ativo: Linear Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio.

Porque o detergente elimina a gordura?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como são fabricados os detergentes?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Quais são as etapas de produção do detergente?

  • Um dos processos de produção do detergente é a sulfonação de alcanos de cadeia longa;
  • Primeira etapa: Sulfonação para obter o detergente aniônico;
  • Segunda etapa: Reação de neutralização;
  • Outra forma de obtenção é a reação de alcenos e álcoois de cadeia longa;

Qual a Matéria-prima usada na confecção?

Os fios que provêm da natureza podem ser de fonte animal, por exemplo, a lã, a seda, ou vegetal, como linho, o algodão e o rami. Já as matérias-primas de origem química aplicadas na indústria têxtil podem ser de procedência vegetal ou petroquímica e classificadas como artificiais e sintéticas, como o acetato e viscose.

Como acontece a fabricação de sabão e de detergente?

A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.

Como é feito o detergente em pó?

Hoje, o detergente em pó, popularmente conhecido como sabão em pó, é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.

Qual é a função do detergente?

Os detergentes são substâncias orgânicas formadas de maneira sintética (em laboratório) e possuem como principal característica a capacidade de promover limpeza por meio de sua ação emulsificante, isto é, a capacidade de promover a dissolução de uma substância.

Porque o detergente não pode ser usado para lavar cabelos oleosos?

"O detergente é muito alcalino, é um desengordurante muito forte para o cabelo, e provoca ressecamento excessivo, principalmente para cabelos com química", afirma a Dra, que explica também que o produto diminui o efeito da progressiva, pode levar a queda dos fios e altera a cor das madeixas.

Por que o detergente limpa por quê polui?

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes, e por isso eles permanecem na água sem sofrer decomposição, o que ocasiona a poluição.

Qual detergente da Ypê é neutro?

Lava-loucas Tradicional Ypê

Sua composição possui tensoativos biodegradáveis, com alto poder de limpeza, na medida certa para a completa remoção das sujidades, além disso o produto possui pH neutro e é dermatologicamente testado.

Qual o pH do detergente Ypê neutro?

Por sua vez, o detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.

Qual é a composição química do sabão em pó?

Composição: Alquil benzeno sulfonato de sódio, linear, bentonita sódica, carbonato de sódio, tripolifosfato de sódio, sulfato de sódio, silicato de sódio, 4,4 BIs (2 sulfoesteril bifenil dissódico), pigmento azul 15, enzimas, CMC, perfume e água. Contém: Tensoativo biodegradável.

Qual é o pH de sabão?

Neste sentido, o sabão líquido pode apresentar pH entre 5,5 e 9,5 (ANVISA, 2008).

Qual a composição do sabão em barra Ypê?

Composição do Produto: Sabão de Ácidos Graxos de Coco/ Babaçu, Sabão de Ácidos Graxos de Sebo, Sabão de Ácidos Graxos de Soja, Coadjuvante, Glicerina, Agente Anti-Redepositante e Água.

Por que o sabão em pó e azul?

Antes do sabão em pó chegar ao mercado brasileiro, era comum lavar roupas com anil, corante azulado que deixava as roupas mais brancas. O Omo foi o primeiro sabão em pó azulado. A cor servia para associá-lo à limpeza e atrair a clientela.

Como se faz o sabão?

No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.

Como o sabão foi desenvolvido?

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

Artigo anterior
Como controlar o crescimento de uma árvore?
Artigo seguinte
Qual é mais leve PNG ou JPG?