Qual é a principal característica do tecido conjuntivo?

Perguntado por: Fabiana Leticia Miranda Baptista  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.

Qual a principal característica do tecido conjuntivo propriamente dito?

É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade. O tecido conjuntivo denso apresenta maior proporção de fibras, menor quantidade de células e menor substância fundamental.

Qual a característica mais evidente do tecido conjuntivo?

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se pela presença de grande quantidade de material intercelular. Tem como função, de um modo geral, preencher espaços entre os órgãos, unir outros tecidos e, se consistentes e rígidos, formar estruturas de sustentação do organismo.

Qual o principal componente do tecido conjuntivo?

Enquanto os demais tecidos (epitelial, muscular e nervoso) têm como constituintes principais as células, no tecido conjuntivo predomina a matriz extracelular, formada pela substância fundamental e pelas fibras. A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente.

Quais são as principais características histológicas do tecido conjuntivo?

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se morfologicamente por abundante matriz extracelular, que é composta por substância fundamental e fibras (colágenas, elásticas e reticulares), onde as células se encontram mergulhadas.

Tecido Conjuntivo - Características

36 questões relacionadas encontradas

O que são tecidos conjuntivos e quais suas características principais?

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.

Quais as principais características do tecido sanguíneo?

O tecido sanguíneo pode ser considerado um tecido conjuntivo em que a substância intercelular, o plasma, é líquida, formada principalmente por água e proteínas, e que serve de meio de transporte de nutrientes, hormônios, anticorpos e excretas.

Qual a composição do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo pode ser classificado, segundo a composição de suas células e matriz extracelular, como tecido conjuntivo propriamente dito e tecido conjuntivo especial. O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso.

Fazem parte do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é o mais abundante em nosso organismo, desempenhando diversas funções além de unir e sustentar outros tecidos. Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso.

Quais são os componentes básicos dos tecidos?

O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes.

Quais são as principais características do tecido nervoso?

O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.

Quais são as principais características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos.

Fazem parte do tecido conjuntivo exceto?

Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto: a) tecido ósseo b) tecido muscular c) tecido adiposo d) tecido cartilaginoso e) tecido sanguíneo.

São apenas tipos de tecido conjuntivo?

Tecido Conjuntivo
  • Substância Amorfa: formada principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. ...
  • Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:
  • Tecido Conjuntivo Frouxo.
  • Tecido Conjuntivo Denso.
  • Tecido Conjuntivo Sanguíneo (Reticular)
  • Tecido Conjuntivo Adiposo.

Quais são as células próprias do tecido conjuntivo?

As células mais comuns do conjuntivo são os fibroblastos, responsáveis pela formação das fibras e do material celular amorfo. Eles sintetizam colágeno, mucopolissacarídeos e fibras elásticas. A forma ativa da célula é denominada fibroblasto e possui núcleo ovoide de cor clara.

Qual a melhor definição de tecido sanguíneo?

O tecido sanguíneo é considerado um tipo especial de tecido conjuntivo em que células en- contram-se separadas por grande quantidade de matriz extracelular (plasma). O plasma correspon- de a 10% do volume sanguíneo, sendo composto de componentes de baixo e alto peso molecular.

Como é o tecido sanguíneo?

O sangue é composto por plasma sanguíneo, dois tipos celulares (eritrócitos e leucócitos) e fragmentos celulares nomeados plaquetas. Os eritrócitos, leucócitos e plaquetas são chamados elementos figurados do sangue.

O que são os tecidos?

Os tecidos podem ser definidos como agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes. Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.

O que é tecido conjuntivo PDF?

Caracteriza-se por possuir uma variedade de células, muita substância intercelular e ser vascularizado. O tecido conjuntivo apresenta uma substância intercelular abundante, formada basicamente de uma Substância Fundamental Amorfa (SFA) e fibras proteicas.

Qual a alternativa incorreta a respeito do tecido conjuntivo?

Marque a alternativa incorreta a respeito do tecido conjuntivo: a) O tecido conjuntivo apresenta uma grande quantidade de substância intercelular e uma vasta variedade de células. b) O tecido conjuntivo apresenta diversas funções que estão relacionadas, por exemplo, à reserva de gordura no corpo.

Qual dos tecidos abaixo não representa um tipo de tecido conjuntivo?

e) Tecido epitelial. Os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O tecido epitelial, portanto, é um dos quatro tipos básicos de tecido, e não um subtipo de tecido conjuntivo.

São características dos tecidos cartilaginosos exceto?

Ausência de vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos.

Quais as características básicas e funções dos tecidos cartilaginosos e ósseos?

Cartilagem ou tecido cartilaginoso: o que é e função. O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresenta consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento de ossos longos.

Quais são os tecidos cartilaginosos?

De acordo com os seus constituíntes o tecido cartilaginoso é dividido em: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem.

Quais são as características do tecido ósseo?

Características do tecido ósseo

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.

Artigo anterior
Qual o certo admirar ou Adimirar?
Artigo seguinte
Quanto é o preço de uma cobra?