Qual é a principal característica do grupo dos bivalves Cite dois exemplos de moluscos desse grupo?
Perguntado por: Santiago Sousa Carneiro | Última atualização: 15. Oktober 2024Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)
Bivalves (Bivalvia): Engloba animais como ostras e mexilhões, podendo ser encontrados no mar e em água doce. A característica principal desse grupo é a presença de concha formada por duas valvas articuladas que protegem o animal.
Qual é o principal característica do grupo dos bivalves Cite dois exemplos de moluscos desse grupo?
Muitas espécies de bivalve são sedentárias, e algumas são capazes de se enterrar na areia utilizando seu pé. Algumas espécies também sintetizam fios fortes que garantem sua fixação ao substrato, como rochas e até mesmo barcos. Ostras e mexilhões são exemplos de bivalves.
Qual a principal característica dos bivalves?
Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce.
Quais são os exemplos de bivalves?
São exemplo de bivalves os mexilhões, os pectinideos, as ostras e as vieiras. Atendendo ao número de espécies, os bivalves são a segunda classe de Moluscos, com cerca de 20 000 espécies distribuídas por águas doces e salgadas.
Quais são os exemplos de moluscos?
- mexilhões;
- caramujos;
- lesmas;
- caracóis;
- lulas;
- polvos.
MOLUSCOS - BIVALVES - Ensino Fundamental
Quais são os moluscos bivalves?
Bivalvia (bivalves): nesse grupo encontramos representantes que apresentam concha dividida em duas metades, as quais estão articuladas. As duas metades da concha mantêm-se fechadas com a ajuda de músculos fortes. Os bivalves são exclusivamente aquáticos e apresentam brânquias usadas na alimentação e nas trocas gasosas.
Quais são os principais grupos de moluscos?
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
O que são seres bivalves?
Bivalvia. Na classe dos bivalves, também chamados de Pelecípodes, estão os animais que apresentam concha com duas valvas, ou duas placas de proteção. Essas duas placas são unidas por uma região articulada que permite que essa concha se abra e se feche de acordo com a necessidade.
Qual é a classe dos bivalves?
Bivalvia é uma das classes do filo Mollusca. Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce.
Quais as características principais dos moluscos?
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Quais são os tipos de conchas?
A forma e o tipo de concha são características usadas na classificação dos moluscos. Esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Em que ambiente vive os cefalópodes?
Ao todo, são encontradas 56 espécies de cefalópodes na Antártida, sendo 22 de lulas e 34 de polvos. Curiosamente, as espécies que habitam o Oceano Austral são bem diferentes da fauna típica dos demais oceanos.
O que quer dizer a palavra molusco?
[ Zoologia ] Ramo do reino animal que compreende seres de corpo mole, muitas vezes revestidos com uma concha calcária, alguns dos quais se deslocam por meio do seu pé musculoso. Origem etimológica:latim molluscus, -a, -um, diminutivo de mollis, -e, mole.
Como os mexilhões se locomovem?
Possuem um pé músculoso que permite ao animal cavar lodos e areia. A grande maioria das especies vivem enterradas, porém algumas espécies se locomovem na coluna da água com pequenos “saltos” como as vieiras, ou vivem migrando de lugar conforme o ciclo da maré.
O que caracteriza os gastrópodes?
Animais invertebrados que apresentam o corpo coberto por uma concha espiralada que os torna assimétricos. Palavra-chave: moluscos, univalvos, massa visceral, manto.
Como os moluscos bivalves?
Os moluscos bivalves são constituídos por uma concha dividida em duas valvas. A concha é o exoesqueleto que protege a parte mole do animal. Eles são organismos filtradores, obtendo alimento (microalgas e matéria orgânica) suspenso na coluna da água por um processo de seleção destas partículas.
Como identificar um bivalve?
Nos bivalves, contrariamente aos outros moluscos, não é possível distinguir a cabeça. 0 corpo é constituído essencialmente por um pé e uma série de lâminas branquiais (ctnedia) podendo, ou não, existir um par de sifões 0 manto tem a forma de duas abas simétricas que recobrem o corpo do animal e segregam as valvas.
Como é o pé dos bivalves?
O pé tem a forma de uma lâmina e é utilizado sobretudo para o animal se enterrar. As brânquias da maioria dos Bivalves juntam à sua função de trocas gasosas a de captura de alimento.
Quanto tempo vive o molusco bivalve?
Nas águas frias do Ártico, os bivalves da espécie Arctica islandica podem viver até mais de 500 anos.
Como os moluscos bivalves se alimentam?
Moluscos bivalves (ostras, mariscos, vieiras e berbigões) são animais filtradores que se alimentam de algas microscópicas e material em suspensão que existem na água onde são cultivados.
Qual a importância dos bivalves?
Os bivalves de água doce, conhecidos comumente como mexilhões de rio ou simplesmente conchas, são fundamentais nos ambientes aquáticos continentais, uma vez que se alimentam de bactérias e algas, mantendo as águas limpas. Também são fonte de alimento de peixes e outros animais.
Como a Lula respira?
Começando pela respiração branquial, que seria a dos peixes, polvos e lulas. Estes animais respiram por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. A água passa pela boca do animal e passa pelas brânquias, saindo pela abertura que existe em cada uma delas.
Qual é o maior molusco conhecido?
O molusco Pinna nobilis, um dos maiores do mundo, está ameaçado. A espécie é vítima de um parasita identificado há três anos na costa espanhola. O crescimento dessa "praga aquática" é favorecido pelas mudanças climáticas. O desastre não é visível na superfície do Mediterrâneo.
Como funciona a dívida externa do Brasil?
Quais são os sintomas de princípio de infarto?