Qual é a principal característica de uma solução?

Perguntado por: Márcio Martim Assunção de Gaspar  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

A principal característica das soluções é serem homogêneas, pois isso significa que o soluto está dissolvido de modo uniforme por toda a sua extensão.

Qual a principal característica de uma solução explique sua resposta?

(UFPR) Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, não importando seu estado físico. Quando algum dos componentes da solução encontra-se dissolvido além de seu limite de dissolução, diz-se que a solução está supersaturada em relação àquele componente.

Qual é a principal característica de uma mistura?

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

Qual a principal característica de uma solução aquosa?

Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água. Como a água é um bom solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente omnipresente na química.

Qual é a característica do soluto?

Soluto é uma substância que pode ser dissolvida por um solvente para criar uma solução. Um soluto pode se apresentar na forma de: gás, líquido ou sólido. O solvente, ou substância que dissolve o soluto, dispersa as partículas e distribui igualmente. Isso cria uma mistura homogênea chamada de solução.

QUÍMICA - Substância Mistura e Solução - Aula 3 de 10 - Exercício 02 - 1° ano - Ensino Médio

37 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características do soluto e do solvente?

As principais diferenças entre soluto e solvente

A substância que se dissolve no solvente em uma solução é chamada de soluto; o soluto está presente em menor quantidade que o solvente. A substância que dissolve o soluto em uma solução é chamada de solvente; o solvente está presente em maior quantidade do que o soluto.

Quais são as características das soluções?

Em uma solução, as partículas do soluto possuem as seguintes características:
  • São átomos, íons ou moléculas pequenas.
  • Possuem diâmetro menor que Å.
  • Não sofrem sedimentação.
  • Não podem ser separadas do solvente por filtração.
  • Não podem ser observadas em solução por nenhum aparelho conhecido.

Quais são os três tipos de soluções aquosa?

As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
  • a) Sólido – Líquido. Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. ...
  • b) Líquido - Líquido. ...
  • c) Gás - Líquido.

Quais as principais reações químicas em solução aquosa de exemplos?

Nesses casos, destacam-se as reações ácido-base, mais conhecidas como reações de neutralização. Por exemplo, a reação entre ácido nítrico (HNO3) e hidróxido de potássio (KOH): Nessa reação não há a formação de precipitado, mas, sim, de nitrato de potássio (KNO3), um sal iônico, portanto solúvel, e água.

Quais são as soluções aquosas contendo?

(UFRS) Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância? a) saturadas e supersaturadas.

Quais componentes formam uma mistura?

Portanto, as misturas são formadas por dois ou mais componentes. Na química, são chamados de misturas quaisquer materiais que sejam compostos de um ou mais elementos ou compostos que estejam fisicamente combinados, sem que haja ligação química ou outras mudanças de natureza química.

Quais são as características de uma mistura heterogênea?

Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.

Quais são os tipos de mistura?

As misturas podem ser homogêneas, quando apresentam aspecto uniforme, ou heterogêneas, quando possuem mais de uma fase.

O que são soluções resposta?

As soluções estudadas em Química são misturas homogêneas (que apresentam uma única fase) de duas ou mais substâncias, sendo que a substância que se dissolve é chamada de soluto e a que dissolve a outra é o solvente.

São exemplos de soluções?

Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

Como as soluções podem ser e o que caracteriza cada uma delas?

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas adotando os seguintes critérios: Estado de agregação, Razão soluto/solvente e Natureza das partículas dispersas. Estado de agregação: quanto a este aspecto, as soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.

Quais são os tipos de soluções aquosas?

O soro fisiológico e a água sanitária são soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl) e hipoclorito de sódio (NaClO), respectivamente. Solução formada por gases e líquidos: Podemos citar a bebida gaseificada como exemplo em nosso cotidiano de substância no estado gasoso dissolvida em um líquido.

São exemplos de compostos dissolvidos na água?

Em toda água encontrada naturalmente existem sais dissolvidos, entre eles, o cloreto de sódio. O que diferencia uma água da outra é, principalmente, a salinidade. A água salgada apresenta grande quantidade de sais quando comparada à água doce.

Quais são as reações Endotermicas?

As reações endotérmicas se caracterizam por possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação.

São exemplos de soluções líquidas?

Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar. Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

Como distinguir soluções aquosas?

Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água.
...
Estas são regras simples para determinar-se solubilidade:
  1. Todos os compostos com íons Na+, K+, e NH4+ são solúveis.
  2. Todos os nitratos (NO3-) e acetatos (CH3COO-) são solúveis em água.
  3. A maioria dos cloretos (Cl-) e sulfatos (SO42-) são solúveis em água.

São exemplos de soluções sólidas?

Soluções sólidas substitucionais

Ocorrem quando o soluto ocupa os mesmos sítios que o solvente no reticulado cristalino. Exemplos de soluções sólidas substitucionais são as ligas de bronze (cobre/estanho) e latão (cobre/zinco).

Quais são os tipos de solução e qual a diferença entre eles?

As soluções podem ser classificadas quanto à quantidade de soluto dissolvido. Assim, podem ser de três tipos: saturadas, insaturadas e supersaturadas. ... Isso significa que pode ser acrescentado mais soluto. Solução supersaturada: Há mais soluto dissolvido do que em condições normais.

Qual seria uma solução?

As soluções químicas verdadeiras são misturas homogêneas, formadas por um soluto totalmente dissolvido em um solvente, que geralmente é a água. Em Química, uma solução é toda mistura de duas ou mais substâncias que seja homogênea, isto é, que tenha apenas uma fase.

O que caracteriza as soluções supersaturadas?

Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada. ... Uma solução que contém soluto em quantidade menor que a necessária para a saturação é denominada solução não saturada (solução insaturada). É claro que, neste caso, ela pode dissolver mais soluto.

Artigo anterior
O que é Pneumatoforo?
Artigo seguinte
Qual a função do córtex frontal?