Qual é a praga encontrada no interior dos botões flores e maçãs e ocorre desde duas folhas verdadeiras até o final do ciclo?

Perguntado por: Mauro Valentim Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

Percevejo-castanho. Foto: Manual de Identificação de Pragas no Algodão. Está presente durante a fase vegetativa e na reprodutiva. O ataque desta praga causa queda dos botões florais e das maçãs.

Qual a principal praga do algodão?

Bicudo-do-algodeiro: Anthonomus grandis, a principal praga da cultura do algodão, responsável por danos nas flores e nas maçãs.

O que são pragas de plantas?

O que são pragas agrícolas? Muitos insetos e outros seres podem causar danos às plantas, porém só quando há um grande comprometimento da área plantada, é que podem ser considerados pragas. Conforme a espécie e o tamanho da praga, a proporção do prejuízo pode variar.

O que são pragas chaves?

Pragas chaves: São aqueles organismos que frequentemente ou sempre atigem o nível de controle. Esta praga constitui o ponto chave no estabelecimento de sistema de manejo das pragas, as quais são geralmente controladas quando se combate a praga chave.

Quais as principais pragas da cultura do algodoeiro em qual a parte da planta cada uma causa danos?

A praga mais importante dentre as principais pragas do algodão: Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) Considerada a principal praga da cultura, as larvas do bicudo se desenvolvem no interior de botões e maçãs atacadas. Já a forma adulta é encontrada em flores abertas ou protegidos pelas brácteas.

Vídeo aula pragas do Algodoeiro

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as pragas que podem transmitir vírus entre plantas de algodoeiro?

O vírus é transmitido pelo pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii Glover), sendo a relação vírus-vetor do tipo persistente (Costa & Carvalho, 1965) e circulativa (Michelotto & Busoli, 2007).

Quais são as pragas que podem transmitir vírus entre plantas de algodoeiro que outros danos Essas pragas causam?

pela praga

A mosca- branca também é vetora de doenças, no caso do algodoeiro transmite o vírus do mosaico comum. Plantas com o vírus apresentam engrossamento das nervuras das folhas, internódios curtos, mosaico foliar e redução da área foliar.

Como você define uma praga chave e praga secundária?

Como pragas chave ou principais, são consideradas aquelas que com freqüência provocam danos econômicos, exigindo medidas de controle. Como pragas secundárias são consideradas aquelas que embora causem injúrias à cultura, raramente provocam danos econômicos.

O que é o MIP?

O Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD) é uma estratégia de controle de doenças e insetos. O manejo integrado pode ser utilizado para o manejo de insetos, doenças e plantas daninhas, seguindo os mesmos princípios do MIP.

Como são classificadas as pragas?

Estas pragas podem ser insetos, ácaros, nematoides, fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus, viroides, plantas infestantes e parasitas.

Qual é a diferença entre pragas e doenças?

A doença avança de forma progressiva. O pó branco (oídio), por exemplo, nas folhas dos ásteres, no Outono, vão avançando a pouco e pouco nos caules das flores. A praga provoca estragos por etapas, a cada vez que se alimenta. As lagartas, por exemplo, escondem-se de dia e saem durante a noite.

O que são pragas e doenças na agricultura?

As Pragas agrícolas são organismos que reduzem a produção das culturas, seja por atacá-las, por serem transmissores de doenças ou por reduzirem a qualidade dos produtos agrícolas.

Quais são as dez pragas?

A primeira foi a transformação da água do rio Nilo em sangue, seguida por invasões de rãs, piolhos, moscas, morte do gado, chagas, chuva de pedras, nuvens de gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos. Ao fim de tantas tragédias, Ramsés II, finalmente, concordou com a saída dos hebreus do Egito.

Qual a principal praga do algodão quais os métodos de controle e qual a definição e importância do vazio sanitário no seu controle?

Entretanto, a praga mais importante do algodoeiro é o bicudo. Trata-se de uma praga de grande importância econômica, devido a sua rápida capacidade reprodutiva e de destruição. Os níveis de infestação crescem rapidamente e os prejuízos podem atingir até 100% da produção, caso as medidas de controle não forem adequadas.

O que a mosca branca causa no algodão?

Os danos diretos estão relacionados com a sucção da seiva pelos adultos e pelas ninfas. O inseto, ao se alimentar, injeta toxinas que podem causar anomalias no desenvolvimento da planta, como pontuações necróticas, encrespamento, murcha e envelhecimento precoce das folhas (INSTITUTO MATO-GROSSENSE DO ALGODÃO, 2016).

O que produz o algodão?

O algodão é uma fibra natural, produzida por arbusto (o algodoeiro) com ocorrência em regiões tropicais e subtropicais. Da família das Malvaceae, o algodão é primo do hibisco e do quiabo.

Quais são os princípios fundamentais do MIP?

Os principais fundamentos do MIP são os mesmos para controle de plantas daninhas e doenças. Porém, existe também o manejo integrado utilizado para doenças, o qual é chamado deMID (manejo integrado de doenças).

Como se faz o MIP?

Como começar o MIP da soja?
  1. Pano-de-batida. ...
  2. Armadilhamento. ...
  3. Controle cultural. ...
  4. Controle comportamental. ...
  5. Controle biológico. ...
  6. Controle utilizando plantas resistentes. ...
  7. Controle químico.

Quais os principais fundamentos do MIP?

Os fundamentos do MIP baseiam-se em quatro elementos principais: na exploração do controle natural, dos níveis de tolerância das plantas aos danos causados pelas pragas, no monitoramento das populações (pragas e inimigos naturais) para tomadas de decisão e na biologia e ecologia da cultura e de suas pragas.

O que são praga primária e secundária?

As primárias são aquelas que ocorrem todos os anos, em altas populações, nas lavouras, provocando danos econômicos e, por isso, requerem medidas de controle. ... As secundárias ocorrem em baixas populações, raramente causam danos econômicos e, por isso, não costumam exigir medidas de controle.

Quando um inseto é considerado uma praga?

Insetos prejudiciais

é considerada como praga qualquer espécie que venha causar prejuízos econômicos ao agricultor ou à sociedade (animais: insetos, ratos; microrganismos: bactérias, fungos, vírus; vegetais: espécies invasoras).

Por que um ser vivo é considerado uma praga?

Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas. Mas outros fatores, também podem ocasionar o surgimento de uma praga.

Quais são as principais doenças do algodão?

6 principais doenças do algodão e como controlá-las na lavoura
  • Mancha de ramulária. 1.1 Medidas de manejo da ramulária.
  • Mancha angular. 2.1 Manejo da mancha angular.
  • Murcha de fusarium. 3.1 Medidas de manejo da murcha de fusarium.
  • Damping-off (mela ou tombamento) ...
  • Ramulose. ...
  • Mofo-branco. ...
  • Conclusão.

Quais os principais danos causados pelas lagartas nas plantas como estes danos influenciam na produção?

Sintomas de danos - a larva alimenta das raízes do milho (Fig. 2) e interfere na absorção de nutrientes e água, e também reduz a sustentação das plantas. O ataque, ocasiona o acamamento das plantas em situações de ventos fortes e de alta precipitação pluviométrica.

Qual virose é transmitida por esse inseto vetor no algodão?

Atualmente conhecido como "doença azul" o mosaico das nervuras forma Ribeirão Bonito foi assim chamado por se referir à ocorrência de uma suposta estirpe mais agressiva do vírus do mosaico das nervuras, observada por Costa e Carvalho (1962), afetando plantios de algodão no município de Ribeirão Bonito, no estado de São ...

Artigo anterior
Quanto Rivotril tomar para dormir?
Artigo seguinte
Quem é isento do Imposto de Renda tem que declarar?