Qual é a poeira do cimento?

Perguntado por: Lorena Ema Mota de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Como agente químico, o cimento é classificado como poeira inerte. Sua coloração é cinza e, quando manuseado (depositado em betoneiras), dispersa uma grande quantidade de poeira no ar.

Qual a poeira do cimento?

O cimento é classificado como poeira inerte e, quando manuseado, dispersa uma grande quantidade de poeira no ar. No momento em que ocorre a dispersão, o maior risco está no tamanho da partícula (que pode ser inalado) e em sua composição (contato com a pele).

O que a poeira do cimento pode causar?

A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.

Qual é o tipo de poeira?

Saiba mais sobre os diferentes tipos de poeiras e os perigos que elas podem apresentar ao trabalhador.
  • Poeira é, basicamente, uma partícula sólida produzida por um rompimento mecânico de sólidos, por meio de processos de moagem, atrito, impacto, etc. ...
  • Poeira mineral:
  • Poeira alcalina:
  • Poeira vegetal:

Qual é a composição do cimento?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Exposições À Poeira de Cimento e Cal na Construção Civil

18 questões relacionadas encontradas

O que é o cimento?

3 – Definição

Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.

Qual a principal propriedade do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

Qual risco e poeira?

As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.

O que são poeiras e como elas são classificadas?

Poeiras são um tipo de particulado sólido. No último post, tratamos da classificação de agentes químicos como um todo (poeiras, fumos, névoas, etc.). Além das categorias já mencionadas, podemos citar também o particulado total e as partículas não especificadas de outra maneira (PNOS).

Qual é a diferença entre pó e poeira?

São quase sinônimos. Porém, "poeira" tem um sentido um pouco mais geral e neutro, enquanto "pó" é mais usado para significar sujeira seca, principalmente em casa.

O que fazer após inalar poeira?

O controle e o combate da rinite alérgica consistem em manter o ambiente arejado, ventilado e livre de objetos que acumulem poeira. Além disso, o tratamento envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes nasais, além de corticosteroides.

Qual a doença característica de um canteiro de obras por exposição contínua a poeira do cimento?

A silicose é uma patologia pulmonar causada pela inalação de sílica livre cristalizada (quartzo).

O que acontece se uma pessoa ingerir cimento?

Ingestão: Pode causar queimadura na mucosa da boca, esôfago e estômago.

Como avaliar a poeira?

Podemos classificar a poeira de acordo com o tamanho e quanto aos efeitos sobre o sistema respiratório. Fração Inalável: diâmetro menor que 100 µM. Fração Torácica: diâmetro menor que 25 µM. Fração Respirável: diâmetro menor que 10 µM.

O que é poeira de sílica?

A poeira de sílica é encontrada quando ocorrem cortes, serragens, polimentos, o ato de moer, esmagamentos e todo ato de divisão de sílica cristalina (quartzo e cristobalita) como a areia, concreto, certos minérios e rochas, jateamento de areia e transferência ou manejo de certos materiais em forma de pó.

Qual a diferença entre poeira respirável e poeira total?

Qual a diferença entre poeira total e poeira respirável? Ambas são poeiras minerais contendo sílica cristalizada. Poeira respirável é aquela que possui diâmetro pequeno o suficiente para que uma porcentagem (%) definida passe por um seletor, ou separador de partículas, também conhecido como ciclone.

Como são classificadas as áreas classificadas?

As áreas classificadas apresentam três diferentes graus de risco: Grau contínuo: Riscos constantes ou por longos períodos. Grau primário: Riscos sazonais em condições normais de trabalho. Grau secundário: Risco em condições atípicas e por curtos períodos.

O que são poeiras névoas e fumos?

Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar (aerodispersóides). Partículas líquidas resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos. Ex: névoa resultante do processo de pintura a revólver, monóxido de carbono liberado pelos escapamentos dos carros.

Como são classificados os agentes químicos?

De acordo com suas propriedades químicas, os gases e vapores podem ser classificados, resumidamente, como orgânicos, ácidos, alcalinos e inertes.

Quais são os tipos de riscos?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

O que é poeira incomoda?

As poeiras incômodas têm pequena ação adversa sobre os pulmões, a menos que quantidades excessivas sejam inaladas. Exposições ocupacionais não causam quaisquer mudanças patológicas irreversíveis nos tecidos pulmonares. Os efeitos tóxicos causados por exposições a estas poeiras são insignificantes.

Qual a fonte geradora de poeira?

As poeiras são partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido. Como exemplo de atividade onde há exposição a poeiras, podemos citar o corte de pedras (como nas marmorarias), o corte de madeira etc.

Qual a propriedade física do cimento?

Na sua forma natural cristalizada, a sílica é material praticamente inerte (FUSCO, 2011). A sua proporção no cimento varia na proporção de 17 a 25%. Durante a fabricação do cimento, a sílica reage com a cal, formando silicatos de cálcio. São estes silicatos que, por hidratação, conferem o efeito aglomerante ao cimento.

Quais são as propriedades físicas do cimento?

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).

Qual a principal propriedade do cimento que justifica o seu uso em argamassas e concretos?

A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura.

Artigo anterior
Como é calculado o frete dos Correios?
Artigo seguinte
Como se cadastrar no Samsung Account?