Qual é a origem do vitral?

Perguntado por: Isabela Moreira  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler.

Quem criou o vitral?

1 O vitral que teve seu apogeu dos séculos XII ao XV na França,foi redescoberto pelo filósofo inglês John Ruskin (1819-1900), responsável pelo renascimento dessa arte decorrente do revival gótico.

Como é produzido o vitral?

Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.

O que é arte vitrais?

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Qual a função dos vitrais na igreja?

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas ...

O que é vitral? História e técnicas

21 questões relacionadas encontradas

O que significa vitrais religiosos?

Os vitrais são uma marca da arquitetura de capelas e templos religiosos há séculos. As igrejas católicas, especialmente as mais antigas, são conhecidas por seus vitrais ornamentados e elaborados. ... No decorrer deste artigo veremos a importância dos vitrais para a história da igreja.

Quais as duas principais funções dos vitrais presentes nas igrejas em estilo gótico?

Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções. Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais, o qual era utilizado nos portais de entradas das igrejas.

O que é a arte vitral?

Os vitrais góticos estão entre uma das mais belas artes da história da humanidade. Os vitrais iam além da beleza, eles tinham o propósito de atrair as pessoas para uma vida religiosa. Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas bíblicas dentro das igrejas góticas.

Qual as características do vitral?

Vitral é basicamente uma vidraça, (painel/vidros da portas, lustres, fachadas, entradas de luz, escadarias) , na qual é elaborado um desenho com um conjunto de pequenos pedaços de vidros coloridos rejuntados com perfis. Estes perfis pode ser dos seguintes materiais: prata, bronze, titânio e dourado.

Quais as características dos vitrais?

Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. ... Os pedacinhos de vidro dos vitrais podem ser unidos por gesso, pedra, madeira ou algum metal (o cobre é o mais comum).

Como eram feitos os vitrais e em quais espaços ficavam?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Na Baixa Idade Média, o desenvolvimento comercial europeu abriu espaço para novas possibilidades estéticas. ... Dessa forma, a peça de vidro ainda ficava colorida sem bloquear completamente a passagem de luz pelo material.

Onde os vitrais são geralmente encontrados?

Usados em janelas e nos tetos, as obras, que são feitas com peças de vidro colorido conectadas e delineadas por tiras de chumbo, geralmente são encontradas em edifícios religiosos, como catedrais e mesquitas, embora também venha se tornando popular em casas particulares, hotéis, edifícios culturais e lojas de ...

Quais são os tipos de vitrais?

Existem basicamente três tipos de vidro Antique: o normal, composto por massa vítrea homogênea de única cor; o plaquê (doble), composto por camadas sobrepostas de cores distintas; e o reamy (barroque), composto de massa homogênea, mas com ranhuras acentuadas pela movimentação do vidro no processo de resfriamento.

O que significa a palavra vitrais?

Vidraça de igreja ou capela com vidros de cores, mostrando vários desenhos.

Qual era a importância dos vitrais?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

O que as imagens dos vitrais representavam em suas pinturas?

Merecem destaque também na arquitetura gótica os vitrais feitos de vidros e repleto de cores, que serviam de entrada de luz e, em sua maioria, representavam temas religiosos. As pinturas e esculturas góticas, assim como as artes do estilo românico, tinham como principal temática a religião.

Como os vitrais deixam o ambiente?

Eles podem exercer uma função inversa e substituir uma cortina, pois, ao serem usados vidros mais escuros, é possível diminuir a claridade da incidência da luz. A técnica permite, ainda, representar diferentes cenas, personagens ou formas.

Qual era o objetivo dos vitrais na arte gótica?

Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler.

Quais eram as representações dos vitrais?

Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.

Como eram feitos os vitrais e por que eles se tornaram elementos importantes da arquitetura gótica?

Os vitrais são uma das marcas da arquitetura gótica. ... As janelas e vitrais maiores só foram possíveis graças às paredes mais altas e mais finas — por sua vez, possibilitadas pelas abóbadas em cruzaria e arcos ogivais. As temáticas dos vitrais geralmente eram episódios bíblicos.

Como eram construídos os arcos das igrejas góticas?

Para sustentá-las, foram construídos arcos de sustentações das abóbadas não em formato de semicírculo, mas sim arcos ogivais, formados a partir da junção de dois seguimentos de círculos. Tal inovação possibilitou aumentar a altura das construções, já que a técnica permitia uma maior flexibilidade de tamanho.

Onde foram encontradas as janelas de vitral mais antigas do mundo?

Vitrais coloridos já existiam nas basílicas paleocristãs, tanto em Roma quanto em Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. No início, esses pedacinhos de vidro eram unidos através de gesso, pedra, mármore ou madeira.

Como era a decoração feita dentro das igrejas góticas?

As decorações interiores primárias das catedrais românicas foram pintadas com murais. No período gótico, as melhorias nas arcadas e arcobotantes permitiram que as muralhas da Catedral fossem mais altas, mais finas e mais fortes, e as janelas eram consequentemente consideravelmente maiores.

Como surgiram as igrejas góticas?

Como surgiu

A arquitetura gótica surgiu no final do século XII, no norte do continente europeu, mais precisamente no norte da França. Esse estilo se disseminou por toda a Europa Ocidental vigorando até o século XV no território italiano.

Artigo anterior
Quais os exames sorológicos e imunohematológicos realizados pelo banco de sangue?
Artigo seguinte
O que o agachamento trabalha?