Qual é a origem da radioatividade?

Perguntado por: Matheus Bruno Alves Simões Soares  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

A radioatividade foi descoberta em 1896, pelo cientista francês Henri Becquerel ao estudar a fosforescência natural das substâncias. Utilizando amostras que continham urânio, Becquerel observou que as emissões radioativas ocorriam espontaneamente. Os principais tipos de radioatividade são: emissões alfa, beta e gama.

Qual é a origem da palavra radioatividade?

Resposta: Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Qual é a teoria da radioatividade?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

O que é radioatividade resposta?

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

Quem criou o termo radioatividade?

Os fenômenos radioativos começaram a ser descobertos em 1896 pelo cientista francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908). No entanto, as suas descobertas só foram possíveis graças aos estudos anteriores sobre os raios X.

Historia da radioatividade

35 questões relacionadas encontradas

Como o casal Curie definiu o termo radioatividade?

O termo radioatividade, que descreve o fenômeno da radiação causada pela decomposição atômica, foi de fato cunhado por Marie Curie. No laboratório de seu marido estudou o mineral pechblenda, do qual o urânio é elemento primário e relatou a provável existência de um ou mais outros elementos radioativos nesse mineral.

Como Marie Curie explica a radioatividade?

Seus estudos sobre as radiações produzidas pelo urânio começaram em 1897, época em que o elemento era conhecido como raios urânicos, na Escola Municipal de Física e de Química Industriais de Paris. Marie foi responsável por criar o termo radioatividade ao concluir que a radiação emanava de dentro do átomo.

O que vem a ser radioatividade?

Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros. Isso nos mostra que toda pessoa contaminada também foi irradiada.

O que é radioatividade e para que serve?

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

O que faz a radioatividade?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Quais são as três partículas da radioatividade?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

O que é pechblenda?

A pechblenda, também designada por uraninite, é um material castanho-escuro, o principal constituinte do minério de urânio, que consiste maioritariamente em óxido de urânio (UO2).

Qual a importância da radioatividade nos dias de hoje?

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.

Quais são as principais aplicações da radioatividade?

Conheça outras aplicações da radioatividade
  • Medicina. Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. ...
  • Meio ambiente. ...
  • Indústria e agricultura. ...
  • Alimentos. ...
  • Da Redação/WS.

Onde a radioatividade é aplicada no dia a dia?

No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia.

Quando ocorre a radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.

Como Madame Curie morreu?

Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Qual a relação entre Marie Curie e a radioterapia?

No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia. Sigla do elemento químico polônio.

Quem descobriu que a radioatividade faz mal?

Prêmio Nobel

Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.

Quais as contribuições de Marie Curie para a ciência?

Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria.

Qual o impacto da radioatividade na sociedade?

A radioatividade apresenta alguns problemas para sociedade em geral, o alto poder de contaminação dos resíduos nucleares implica cuidados muito específicos, podem causar danos graves a população e ao meio ambiente local, como rios e mares afetando-os por gerações.

Qual dos benefícios de se utilizar radiação em nosso dia a dia?

Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, é usada também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.

Qual foi a importância da descoberta da radioatividade para a humanidade?

Com a descoberta da radioatividade e dos raios X, além das aplicações médicas, o átomo pôde ser mais bem estudado, contribuindo de modo significativo para os conhecimentos desenvolvidos no século XX.

Artigo anterior
Qual melhor suplemento para artrose no joelho?
Artigo seguinte
Como remarcar perícia médica no INSS?