Qual é a natureza jurisdicional da jurisdição voluntária?

Perguntado por: Rui Santiago Amorim  |  Última atualização: 7. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

CONCEITO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA A jurisdição voluntária consiste em um procedimento de natureza administrativa sem litigiosidade, ou seja, as partes estão em comum acordo acerca da situação. Nesse sentido, o Estado apenas exercerá atos de pura administração, somente orientando e concluindo o “acordo” entre as partes.

Qual a natureza jurídica do procedimento de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes. O Código de Processo Civil desloca regras gerais para procedimentos a serem seguidos.

Qual a natureza da jurisdição?

A jurisdição é resultado da manifestação da soberania do Estado. Como dever do Estado a jurisdição decorre da obrigação de responder às pretensões que lhe são dirigidas, acolhendo ou rejeitando os pedidos de natureza contenciosa ou voluntária.

Qual é a distinção entre a jurisdição contenciosa e a jurisdição voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

Quem tem legitimidade para iniciar os procedimentos de jurisdição voluntária?

Os procedimentos de jurisdição voluntária podem ter início por provocação de interessados, do Ministério Público ou da Defensoria Pública.

Jurisdição Voluntária

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da jurisdição voluntária?

As principais características dessa espécie de jurisdição, de acordo com a doutrina, são: necessidade de um negócio ou ato jurídico como pressuposto. inexiste a lide, ou seja, conflito. os participantes do procedimento são chamados de interessados.

O que é a jurisdição voluntária?

É aquela ação em que não há conflito entre duas partes adversárias. Por exemplo, as ações declaratórias de direitos são ações de jurisdição voluntária.

Quais são os tipos de jurisdição?

Tradicionalmente, as espécies de jurisdição classificam-se: primeiro, segundo o modo como o juiz se comporta diante do conflito, em jurisdição contenciosa ou voluntária; segundo, conforme a matéria, em jurisdição civil e penal; terceiro, segundo a justiça competente, em jurisdição comum e especial; quarto, segundo as ...

É cabível reconvenção em procedimento de jurisdição voluntária?

Portanto, não será possível a apresentação da reconvenção em ação de execução, em embargos à execução, ou mesmo em ações de jurisdição voluntária.

Quais são as principais características da jurisdição?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Entende que na “jurisdição voluntária” ou “jurisdição graciosa”, o juiz não diz o direito substituindo a vontade das partes, mas pratica atividade integrativa do negócio jurídico privado administrado pelo Poder Judiciário.

O que é um ato de natureza jurisdicional?

Os atos jurisdicionais, conforme é cediço em Direito, são aqueles praticados especificamente pelo Juiz, diferindo, portanto, dos atos judiciários, que são aqueles próprios do funcionamento administrativo do Poder Judiciário, como os praticados por motoristas, secretários, tabeliães e outros servidores.

Qual a natureza jurídica do direito de ação?

A ação, conceituada como o direito ao exercício da atividade jurisdicional, pode ser caracterizada como um direito de natureza pública, já que dirigida contra o Estado, que visa o estabelecimento da ordem jurídica.

Quais os tipos de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária
  • (i) Emancipação;
  • (ii) Sub-rogação;
  • (iii) Alienação, arrendamento ou oneração de bens de crianças ou adolescentes, de órfãos e de interditos;
  • (iv) Alienação, locação e administração da coisa comum;
  • (v) Alienação de quinhão em coisa comum;

O que é a jurisdição contenciosa?

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

Qual é a natureza jurídica da reconvenção?

Resumo: A reconvenção é um instrumento processual civil presente no ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se de ação própria proposta pelo réu da ação principal em face do autor. Sua continuidade, após a propositura, independe da continuidade da ação principal.

É possível a fixação de honorários sucumbenciais em processos de jurisdição voluntária?

Segundo previsão do artigo 88 do Código de Processo Civil , na jurisdição voluntária as despesas serão adiantadas pelo requerente e rateadas entre os interessados. Não haverá, por conseguinte, condenação em honorários de sucumbência.

Qual é a diferença entre contestação e reconvenção?

A contestação deve vir em forma escrita, excepcionada a hipóteses da contestação nos juizados Especiais Cíveis, que pode ser feita pela forma oral. A reconvenção é demanda do réu contra o autor no mesmo processo em que está sendo de mandado.

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

Qual o princípio da jurisdição?

A jurisdição é regida por princípios, que delineiam o seu exercício, respeitando os direitos fundamentais. a) Princípio da Investidura: diz respeito ao fato de que somente aquele investido da função judicante poderá exercer a jurisdição.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Quais são os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa?

Ações de Procedimento Especial:
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.

Quais são as condições da ação de acordo com o novo CPC?

Desde a edição do Código de Processo Civil de 1973, a teoria da ação que vem sendo adotada é a Teoria Eclética fundada por Liebman. Tal teoria, em princípio, reconheceu as condições da ação, como três, quais sejam: legitimidade de partes; interesse de agir; e a possibilidade jurídica do pedido.

O que é uma tutela jurisdicional?

A tutela jurisdicional, numa definição sintética, é a função do Estado de dirimir, pacificar e, por conseguinte, resolver conflitos que surgem no seu âmbito de atuação político-jurídico seguindo um procedimento de aplicação de leis aos casos concretos de modo a aproximar-se o máximo possível de um decisum justo.

Artigo anterior
Quem tem cisto no joelho pode fazer agachamento?
Artigo seguinte
Como funciona um hospital especializado?